Como Ler Livros Sem Gastar Dinheiro

 Boa tarde leitoras e leitores!
Quem é fascinado por ler, sabe o quanto é difícil às vezes aumentar a estante. Os livros estão cada dia mais caros, e quando a grana está curta não tem muito o que fazer. Por causa disso, no ano passado acabei não lendo muitos livros (se li 5 foram muitos) e fiquei super frustrada porque gostaria de ter lido mais. Porém esse ano, até o momento já li mais de 20 livros e de todos, só comprei um. Resolvi então trazer essa postagem com as dicas que me ajudaram, e que eu espero poder ajudá-los também!


Como Ler Livros Sem Gastar Dinheiro

Biblioteca, Livro, Leitura, Educação, Conhecimento
Foto: PixaBay

1 - Biblioteca

 Essa foi a salvação do meu 2019! Comecei a frequentar uma das bibliotecas da minha cidade (a mais próxima do meu endereço) e cerca de 90% dos livros que li, vieram de lá.  O processo de cadastro foi bem simples, só precisaram do meu RG e dados pessoais e posso pegar até 4 livros de uma vez. A cada 15 dias eu volto lá para devolvê-los e sempre trago mais para casa.
 Apesar da biblioteca ter poucos títulos, tem inúmeros livros bons e a cada vez que eu vou lá sempre encontro coisas novas e até alguns lançamentos recentes! Minhas maiores surpresas literárias vieram de lá e pretendo frequentar outras bibliotecas além dessa.

 2 - Pegar Emprestado

 Quando ainda estava na escola, muitos dos livros que li peguei emprestado de alguns amigos. E também já emprestei alguns. Porém depois que um dos meus favoritos voltou com a orelha toda amassada, acabei evitando haha. Tudo bem, nem todo mundo sabe que a orelha do livro não serve como marca página, mas não custa tomar cuidado, né? #sofro 


 3 - Ler Online

 Quando eu queria muito algum título que não tinha na biblioteca, minha solução era ler online. Dá para achar muitos títulos legais no site Le Livros, que disponibiliza versões em epub, pdf, mobi e até mesmo uma versão para ler online. Os livros físicos ainda são os meus favoritos, mas quando não tem jeito eu opto pelas versões em epub que são mais confortáveis pra mim, que ainda não tenho um e-reader e tenho que ler pelo celular. 



E vocês? Costumam frequentar bibliotecas? Preferem livros digitais ou físicos? Tem outra estratégia? Me contem  nos comentários! 




40 comentários:

  1. Oi, Laura como vai? Que post bacana, sério eu adorei mesmo. Olha eu vou ser sincero com você faz tempo que eu não visito uma biblioteca, mas não é porque seja trabalhoso ou algo assim, o que me impossibilita de fato à ir em biblioteca ultimamente é a falta de tempo. E, sobre a questão de preferência sobre livro físico ou e-book, certamente eu acho preferível ler em livro físico, mas ultimamente tenho lido muito, mas muito mais mesmo e-book. São práticos e você os leva para qualquer lugar junto ao smartphone. Abraços!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Estou bem e você? Que bom que gostou :D
      Ah sim, entendo. Muitas vezes a falta de tempo atrapalha bastante, né?
      Faz um bom tempo já que não leio ebooks, prefiro mil vezes os físicos haha. Mas eles são bem mais práticos mesmo :)

      Excluir
  2. AMEI as dicas! Já corri para o site citado na última indicação. Maravilhosidades!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Que bom que gostou ♥ É um site maravilhoso mesmo!

      Excluir
  3. Oi, Laura! Tudo bom? ^-^
    Adorei as dicas! Sem dúvidas as bibliotecas da vida salvam o nosso bolso, né? Na época que eu ainda estava na escola, adorava passar o horário do intervalo explorando as estantes para ver o que encontrava. Vários dos livros que li eu conheci através dela <3
    Hoje em dia o que mais uso são as opções de ebooks que o LeLivros (my true love <3) disponibiliza para download. É realmente uma mão na roda, ainda mais pra leitora indecisa que sou, que apesar dos diversos títulos ainda não lidos na estante, acaba sempre querendo ler algo diferente, sendo sempre aquele título que eu ainda não tenho (mas que, grazadeus, o LeLivros - quase - sempre tem \o/)

    Um super beijo e um ótimo final de semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafaela! Estou bem e você? :)
      Que bom que gostou! E sim, é verdade! Graças a ela consigo manter minhas leituras em dia. Numa das escolas que estudei também tive acesso constante à biblioteca e passava por lá todos os dias após o período das aulas ♥
      Também gosto muito do LeLivros! Tem inúmeras opções e dá pra fazer a festa por lá haha. Um bom fim de semana :D

      Excluir
  4. Oi Laura!
    Qnd eu n podia comprar muitos livros, tbm ia muito na biblioteca! Bons tempos, aliás, rs
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! As bibliotecas são mágicas, né? Eu amo ♥

      Excluir
  5. Oi Laura,
    Acho a dica da biblioteca e pegar emprestado muito válida, mas sou contra baixar livros no Le Livros por conta da pirataria, as editoras já estão sofrendo com a crise das livrarias e no mercado editorial, e conseguir os livros por esse meio só os prejudica ainda mais.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! As bibliotecas salvam, né? haha. Poxa, não sabia disso! É uma situação bem complicada mesmo. Fui numa livraria esses dias e a maioria dos livros estava na faixa de R$50,00. Pra quem é jovem e desempregado como eu fica bem difícil :( O jeito é continuar nas bibliotecas mesmo.

      Excluir
  6. Oi, Laura!

    Eu ainda prefiro comprar meus livros e ter minha amada coleção. Mas adorei a ideia de ir á biblioteca para conhecer novos títulos quando não conseguir comprar.

    Beijos
    Construindo Estante || Promoção de aniversário do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliana! Eu também prefiro sem dúvidas ♥ Mas quando o dinheiro tá em falta, a solução é pegar emprestado na biblioteca ou com amigos mesmo haha.

      Excluir
  7. Olá, Laura.
    Eu usei a biblioteca até meus 17 anos quando comecei a comprar livros hehe. E só não li emprestado porque não conhecia ninguém que lia, geralmente era eu que emprestava. Agora quanto a baixar os livros "de Graça" eu trocaria essa opção porque sou contra pirataria, e colocaria os e-books da Amazon no lugar. Por dia temos uma média de mais de 20 livros grátis por lá e livros bons.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu comecei a frequentar bibliotecas aos 11 anos na escola mesmo e agora tenho ido a uma próxima da minha casa. Sempre tive amigas que gostavam de ler então isso facilitou bastante a minha vida haha :)
      Obrigada pela dica! Vou começar a visitar o site da Amazon e ficar de olho por lá ♥

      Excluir
  8. Great post. Thank you for sharing.

    New Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/08/mugler-aura-eau-de-parfum_24.html

    ResponderExcluir
  9. Oie Laura!
    Como eu to com muito livro antigo que nao li, eu to tentando nao ficar com vontade rsrsrsrs
    Mas as minhas dicas são procurar os livros gratuitos da Amazon, e tb emprestar. O kindle é um pouco caro, mas dps vale a pena... ja peguei bastante conto gratuito na amazon <3
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pâm! Haha eu nunca consigo ficar com um livro parado na estante! Só se eu tiver largado a leitura mesmo. Não sabia desses livros gratuitos na Amazon e você é a segunda pessoa que me fala deles. Com certeza vou procurar mais sobre :D
      O Kindle está na minha wishlist há um tempinho já e espero poder comprá-lo em breve :D

      Excluir
  10. Amei suas dicas, peguei o costume de ler online, mas confesso que amo o livro físico. Sempre que posso compro alguns!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kaila! Que bom que gostou :D
      Eu também prefiro os físicos mil vezes! Uma pena que são tão caros, né? :(

      Excluir
  11. Para quem busca uma opção aos e-books (que como muito citado nos comentários, trazem uma série de problemas ao próprio mercado de livros - inclusive a dificuldade de escritores lançarem livros pelas editoras em crise), vale investir no Kindle Unlimited. É um serviço da Amazon, no maior estilo Netflix, que disponibiliza vários e-books por um valor fixo por mês de 19,90. Dá para ler pelo celular também, ou no próprio computador. Tem muitas obras famosas disponíveis e é bem bacana. Fica a dica! ♥

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina! Não sabia desses problemas até fazer a postagem, mas agradeço a observação. Como citei acima, estou desempregada no momento e até mesmo o valor de R$20,00 (que não é absurdo), fica complicado pra mim :( E foge também da ideia de ler gratuitamente da postagem. Vou ficar com os livros da biblioteca e vou procurar os gratuitos da Amazon, que me recomendaram lá em cima. Mas obrigada ♥

      Excluir
  12. Oiii Laura

    Aqui na cidade onde estou morando há um espaco para trocar livros e tem sido uma delicia, sempre chega livro novo porque todo mundo vai trocando toda semana, além disso tem tb a opcao de ler digital que me agrada cada vez mais, o LeLivros é ótimo mesmo e na Amazon tb dá pra consegguir alguns ebooks free toda semana (maioria nacionais) e há umas descobertas bem bacanas. Adoro bibliotecas! Pena que com 2 pequenos fica dificil visitar

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ivy! Sério?? Poxa isso é muito legal! Queria que tivessem mais ações como essa aqui onde eu moro :)
      Estou me acostumando ainda aos livros digitais haha, mas um dia chego lá! Vou procurar esses livros gratuitos da Amazon, estou bem curiosa quanto a eles.
      Ah eu entendo :) o tempo é mais corrido mesmo, né?

      Excluir
  13. Eu pegava mtos livros emprestados e em bibliotecas na época da escola. Hoje em dia por conta do alto custo dos livros eu tenho ido muito em sebos e comprado pelo olx também. Ler online não é algo que curto mto porque me da dor de cabeça, o que é uma pena.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! A biblioteca é uma mão na roda, né? Confesso que nunca fui num sebo, mas tenho muita vontade! E vou procurar mais títulos na OLX também.
      Não sou a maior fã de ler online também, mas quando não tem jeito sou meio que "obrigada" :(

      Excluir
  14. Apaixonada por esse post, amo ler e comprar é difícil mesmo. Tem esolas perto de casa mas, não emprestam para "não estudantes" e tem uma biblioteca na minha cidade o que é viável pra mim quando tenho tempo porque passo mais de uma hora para chegar lá. Mas, é bem válido. Amo também pegar emprestado quando me oferecem. Amei as dicas e dá para ler sempre mais assim. Ano que vem não quero comprar nenhum hahahah(tentarei)
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Que bom que gostou ♥ Os livros tão cada dia mais caros, né? Fica muito difícil desse jeito :(
      Poxa que chato isso, né? Eles bem que podiam emprestar. E uma hora de trajeto é beem puxado mesmo. Pegar emprestado é uma boa opção mesmo haha.
      Eu só comprei um esse ano haha

      Excluir
  15. Oi, Laura!

    Adorei as dicas! Biblioteca é algo que realmente faz muito tempo que não vou, até porque geralmente a maioria dos livros são antigos e eu curto mais os lançamentos. Quanto ao LeLivros, já peguei livros por lá também, mas os internacionais que costumam ser uma facada e que dificilmente entram em promoção. É bem difícil mesmo ler tudo o que desejamos se formos depender das editoras, é sempre um absurdo de caro. Ainda bem que agora é possível encontrar alguns livros gratuitos pela Amazon, isso já ajuda bastante a economizar!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Na biblioteca que eu frequento varia bastante. Já encontrei alguns títulos recentes lá e vários livros antigos também. É bom que dá para variar haha.
      É uma situação super complicada, né? Fui na livraria esses dias e a maioria dos livros estava na faixa dos R$50,00!!! Lembro que antigamente por esse valor eu levava cerca de 2/3 livros pra casa :(
      Simm! Gostei muito dessa dica da Amazon e vou ficar de olho nos lançamentos por lá :D

      Excluir
  16. Oi Laura, ótimas dicas, parabéns pelo post
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  17. Amei as dicas, virei adepta dos livros digitais por ter livrarias tão perto de casa. Amo o le livros
    Beijos
    www.dearlytay.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tayane! Que bom que gostou ♥ Ainda estou me acostumando aos livros digitais, confesso haha. E sim é um site bem útil mesmo :D

      Excluir
  18. Oi Laura, biblioteca por aqui é difícil e pegar livro emprestado significa que tenho que emprestar os meus em troca... isso me dá nervosinho, especialmente por não me devolverem alguns, fiquei traumatizada... =/ Ler online eu não faço, mas tenho um leitor digital que foi minha salvação. Além disso, meu namorado é o louco dos sebos, vira e mexe ele arranja umas coleções num precinho que nunca compraria numa livraria convencional... kkk
    Bjks!

    Mundinho da Hanna | Desapega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Ah sim entendo :) Meu Deus! Tem que ter muita coragem pra pegar um livro emprestado e não devolver, né? Porque noção não tem nenhuma mesmo! :( O pior que já aconteceu comigo foi ter recebido o livro de volta com a orelha amassada. Mas se não tivessem me devolvido, provavelmente eu também não voltaria a emprestar.
      Haha é muito bom ter alguém com quem dividir o amor pelos livros, né? ♥ Preciso muito ir em sebos! Acredita que nunca fui? :P

      Excluir
  19. MUITO boas dicas! já fiz tudo isso, já peguei mts livros emprestados e amigos, bibliotecas e tbm li online, não tem desculpa mesmo pra não esse maravilhoso hábito da leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lívia! É verdade, são muitas as opções e dá pra ler bastante usando essas dicas ♥

      Excluir
  20. Oi Laura
    Adorei as suas dicas. Eu tenho uma coleção bem grande até de livros físicos, com quase 300 exemplares. Sinceramente, faz tempo que não leio um livro físico. Acostumei tanto a ler no app do Kindle que parece que desaprendi como pegar um livro e ler hehehe. Já baixei alguns no Le Livros, mas onde mais baixo meus e-books é na Amazon que todo dia disponibiliza muitos títulos gratuitamente.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lary! Que bom que gostou ♥ Meninaaa que sonho! Queria eu ter 300 exemplares de livros físicos, mas nem espaço pra tudo isso eu tenho haha. Fiquei de conferir os livros gratuitos da Amazon, mas ainda não o fiz :P

      Excluir

Oi! Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita! Fico feliz em ver que quer deixar um comentário, sinta-se em casa!
Pode opinar à vontade e expor suas opiniões, só não vamos gerar brigas e discussões desnecessárias, ok?
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa visitá-lo também, e se gostou do Estante Bibliográfica não esqueça de seguir! Ajuda muito na divulgação ♥
Um beijo e volte sempre!