Resenha: Te Devo Uma - Sophie Kinsella

by - 13.8.25



Título do livro: Te Devo Uma

Autor(a): Sophie Kinsella

Editora: Record

Número de páginas: 411 

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Fixie Farr não consegue deixar nada pra lá. Se encontra alguma coisa fora do lugar, quer logo ajeitar, se um amigo está em dificuldade, já começa a pensar em como pode ajudar… Ela sente necessidade de arrumar tudo. Tudo!

Então, quando um estranho em um café lhe pede que fique de olho em seu laptop por um instante, ela não só se compromete a tomar conta do computador como acaba salvando-o de um grande desastre. Sebastian, muito tocado com o gesto de Fixie, não sabe como lhe agradecer, então pega um protetor de copo e o entrega a ela depois de escrever nele: "Te devo uma". Fixie acha a atitude muito fofa, mas duvida que voltará a vê-lo.
Até o dia em que um antigo crush da época da escola volta para sua vida e Fixie precisa ajudá-lo. Ela então recorre a Seb, mas as coisas não dão muito certo. Agora é ela quem fica lhe devendo um enorme favor, e isso gera uma troca de favores infinita que obriga Fixie a enfrentar um passado que cheio de mágoas para abraçar o futuro que ela de fato merece.


Resenha: Fixie Farr mora em Londres e ajuda a gerenciar a loja de utilidades domésticas da família, a Farrs. Sendo a irmã mais nova, possui sérios problemas em "deixar as coisas para lá" e sempre se sente na obrigação de consertar tudo... e todos! Desde a morte do pai, a mulher não mede esforços para atender a todos os desejos da família, cuidar da loja, garantir que todos estejam bem e manter o lema do patriarca "família sempre em primeiro lugar" vivo.  Mesmo que muitas vezes isso signifique que os esforços vêm apenas por parte dela.

 Porém, em um dia que tinha tudo para ser comum, Fixie acaba salvando o notebook de um estranho, evitando que ele venha a ser completamente destruído, contraindo uma dívida eterna com ele. Sebastian, o dono do aparelho, anota em um protetor de copo a frase "Te Devo Uma", garantindo à mulher que ela pode cobrar o favor a qualquer dia, mês e ano. Basta pedir. Mas Fixie não tem intenção de pedir favor nenhum, até que Ryan Chalker, amigo da família Farr e sua paixão eterna, retorna de Hollywood e quer finalmente fixar raízes em Londres. Mas para isso ele precisa de um emprego, e Fixie vai fazer algo que nunca fez na vida: pedir um pequeno favorzinho. 


“ [...]  - Existem milhares de possibilidades no universo. O fato de termos nos conhecido é só uma de infinitas possibilidades e não significa nada. [...] -Mas a questão é que não consigo imaginar um mundo em que nós não nos encontrássemos. Acho que era pra ser. Você também sente isso? [...]”


 "Te Devo Uma" era um dos poucos livros da Sophie Kinsella que eu ainda não tinha lido, e quando vi que estava disponível no Kindle Unlimited não perdi tempo e corri para baixá-lo. E por amar a autora e me identificar muito com suas obras, tenho que dizer que essa aqui me decepcionou um pouquinho...

 Primeiramente, preciso destacar que é impossível descrever a RAIVA que eu passei lendo esse livro. A Fixie é o tipo de protagonista boazinha e tonta, que faz tudo o que os outros querem e esperam dela, e em algums momentos eu tive que literalmente respirar pra não entrar dentro do livro e gritar "mulher acorda, pelo amor de Deus!" Nunca vi uma família tão exploradora e egoísta quanto a dela! Meu Deus que vontade de bater em todo mundo!


“ Família não se trata apenas das pessoas com quem você compartilha laços de sangue, e sim daqueles com quem você compartilha lealdade, amizade e respeito. Família são as pessoas que você ama”


 Desde seus irmãos mais velhos Nicole e Jack até tio Ned, parecia que todos se aproveitavam da inocência e infantilidade da Fixie para explorá-la o máximo que podiam. E apesar dela ter tido um desenvolvimento significativo durante a leitura (a cena em que ela finalmente acordou foi MUITO satisfatória), acho que a autora poderia ter explorado isso um pouco mais. 

 É claro que temos um romance aqui, apesar de não ser o grande foco, mas algumas coisas no que dizem respeito ao desenvolvimento dos dois me incomodaram um pouco. Entre eles, o fato de o Seb já ter uma namorada quando conheceu a Fixie. Tudo bem, ela é uma megera, mas mesmo assim acho que para os dias atuais que estamos vivendo e considerando que o livro foi publicado em 2019, não é muito legal.


“ Mas o que podemos fazer em relação aos nossos erros a não ser pensar “Não vou fazer isso de novo” e seguir em frente?”


 O grande conflito da trama também foi bem previsível, e tudo se resolveria facilmente em uma conversa. Eu odeio quando os personagens simplemesnte não se comunicam e o que seria um simples probleminha se torna algo de proporções gigantescas.

 Mesmo assim, eu amo histórias que envolvem as complexidades das relações familiares. É um tema que me fascina, porque todo mundo se identifica. Seja sua família grande ou pequena, todos passamos pelos mesmos problemas e toda família é meio igual. Mesmo passando muita raiva com a famílian da Fixie, eu gostei da forma que as coisas se resolveram.


“Todos nós temos de enfrentar algum tipo de fracasso na vida, e eu passei pelo meu bem cedo. E me reergui. Aprendi que fracassar não significa que você é um fracasso, mas apenas que você é um ser humano.”


 Em resumo, foi uma ótima leitura para passar o tempo, e não posso dizer que foi ruim. Mas ficou aquele gostinho de "poderia ter mais". O desenvolvimento poderia ter sido melhor, o casal poderia ter sido mais bem construído e o crescimento da Fixie como pessoa poderia ter sido mais explorado. Não é um livro perfeito, mas que recomendo para quem busca histórias com personagens complexos, uma boa dose de absurdo e uma protagonista pra te fazer passar raiva HAHA.


You May Also Like

0 Comments


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥