Resenha: Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling

by - 1.9.25


Título do livro: Harry Potter e a Pedra Filosofal

Autor(a): J.K. Rowling

Editora: Pottermore Publishing

Número de páginas: 190 

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Quando virou o envelope, com a mão trêmula, Harry viu um lacre de cera púrpura com um brasão; um leão, uma águia, um texugo e uma cobra circulando uma grande letra "H".

Harry Potter nunca havia ouvido falar de Hogwarts quando as cartas começaram a aparecer no capacho da Rua dos Alfeneiros, nº 4. Escritos a tinta verde-esmeralda em pergaminho amarelado com um lacre de cera púrpura, as cartas eram rapidamente confiscadas por seus pavorosos tio e tia. Então, no aniversário de onze anos de Harry, um gigante com olhos que luziam como besouros negros chamado Rúbeo Hagrid surge com notícias surpreendentes: Harry Potter é um bruxo e tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Uma incrível aventura está para começar!


Resenha:  A saga Harry Potter é um verdadeiro fenômeno mundial. O que começou com uma série de livros, logo ganhou as telas do cinema, produtos licenciados, um parque temático e continua encantando gerações mesmo após mais de 20 anos da publicação do primeiro volume.

 Ainda assim, levou muito tempo para que eu pudesse, de fato, dar uma chance à essa história. Durante meus anos escolares, todos ao meu redor se espantavam quando eu confessava que nunca tinha sequer assistido aos filmes da saga de forma completa, apesar de saber mais ou menos do que se tratava e ter visto alguns trechos de forma despretenciosa quando passavam na TV.


"O Sr. Dursley ficou paralisado na poltrona. Estrelas cadentes em todo o país? Corujas voando durante o dia? Gente misteriosa usando capas por todo lado? E um cochicho, um cochicho a respeito dos Potter..."

 

 Foi somente nas férias de julho desse ano que assisti aos 8 filmes em menos de um mês (pasmem!), e finalmente me rendi à magia de Hogwarts. 

 A história, todo mundo já conhece. Harry Potter tem 10 anos e vive uma vida miserável ao lado dos tios e de seu primo Duda na Rua dos Alfeneiros nº 4. Ele mora num pequeno porão embaixo da escada, usa as roupas velhas que seu primo não quer mais e está sempre cercado de acontecimentos estranhos, que acabam metendo-o em confusão atrás de confusão.


"O problema era que sempre aconteciam coisas estranhas à volta de Harry e simplesmente não adiantava dizer aos Dursley que não era sua culpa."

 

 Tudo muda no seu aniversário de 11 anos quando recebe uma carta de Hogwarts, a escola de magia e bruxaria mais famosa do mundo, convidando-o para ingressar no próximo semestre como aluno. De repente, sua vida vira de cabeça para baixo, quando descobre que as circustâncias misteriosas sobre a morte de seus pais e de sua própria existência derivam de um mundo até então desconhecido, repleto de magia, aventuras, e também muitos perigos.

 A escolha de um livro (a príncipio) infantil para me tirar de uma ressaca literária de quase 1 mês, não poderia ter sido mais perfeita. Utilizando uma linguagem simples, personagens carismáticos e temas como família, amor, amizade e união, a saga do Harry Potter é atemporal, justamente, por ser simples. Ao abordar temas comuns a nós e trazer a magia como pano de fundo, algo que encanta e fascina desde pequenos até grandes leitores, é possível entender o porquê essa história é tão querida mesmo depois de tanto tempo. 


" Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se. E agora, porque você não põe essa capa admirável outra vez e vai dormir?"

 Além disso, apesar da história não se comprometer em trazer qualquer verossimilhança com a realidade, esse contraste entre crianças comuns vivendo num mundo inteiramente mágico é o que faz com que o leitor se identifique, já que todos nós já fomos ou conhecemos um Harry, uma Hermione, um Rony e até mesmo um Draco Malfoy. Sem falar em todo o universo de Hogwarts, que além de muito bem construído, deixa o leitor curioso para saber mais sobre sua origem, e até mesmo sonhar em fazer parte dele.

 A leitura do primeiro livro da saga foi despretenciosa e divertida, assim como o primeiro filme baseado nela (que achei bem fiel!). Uma história sobre esperança, sonhos e, sobretudo, coragem! Indicada para todas as idades e fases da vida. Mal posso esperar para descobrir mais nos próximos volumes.


"Sempre chame as coisas pelo nome que têm. O medo de um nome aumenta o medo da coisa em si."

 


You May Also Like

0 Comments


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥