24/01/2022

Resenha: A (Honesta) Verdade sobre a Desonestidade - Dan Ariely


Título do livro:  A (Honesta) Verdade sobre a Desonestidade

Autor(a): Dan Ariely 

Editora: Sextante

Número de páginas: 293

Sinopse:  A chance de sermos pegos afeta nossa probabilidade de fazer algo errado? De que maneira as empresas estimulam comportamentos antiéticos? O trabalho em equipe nos torna mais ou menos honestos? A religião influencia nossa conduta moral?

Neste livro, o economista comportamental Dan Ariely explora de que forma o desvio de conduta ocorre nos âmbitos pessoal, profissional e político, e como isso afeta até mesmo aqueles que todos acreditam ter os mais elevados padrões morais.

Em geral acreditamos que o ato de trapacear é baseado em análises racionais de custo-benefício. Porém, o autor revela que são as forças irracionais, que não levamos em conta, que frequentemente determinam nosso comportamento.

Com um estilo próprio, que lembra Malcolm Gladwell, Ariely demonstra que a desonestidade é inerente à condição humana. Prepare-se para conhecer toda a verdade.



Resenha: Em "A (Honesta) Verdade sobre a Desonestidade", Dan Ariely vai desmistificar alguns conceitos sobre a mentira e trapaça que por muito tempo foram aceitos e repassados pela sociedade. Por meio de análises e estudos, ele vai argumentar seu ponto de vista ao mesmo tempo que entretêm e convence o leitor.   


 

 Muita gente pode torcer o nariz ao ler o título desse livro ou até mesmo a sinopse. Mas não se engane e nem julgue pelas aparências! Apesar de ser uma obra de não ficção, um gênero literário que não leio muito, tive uma surpresa agradável e muito informativa!



"Vou dizer logo, sem meias palavras. Os outros trapaceiam. Você trapaceia. E, sim, eu também trapaceio de vez em quando."



 Aqui o autor vai se propor a investigar as causas da desonestidade e da mentira: como elas aparecem na sociedade, suas consequências, como o problema pode ser resolvido e por aí vai... Além de apresentar uma série de conflitos causados por esse tipo de comportamento, aplica testes e demonstra quais seriam as soluções adequadas.



 Mesmo com o excesso de dados e estatísticas, em nenhum momento a narrativa ficou cansativa, porque o autor mistura sua experiência de vida por meio de depoimentos, o que enriqueceu a obra. Tudo é muito interessante, útil e faz sentido, sabe?


"Como já descobrimos, as pessoas não precisam ser corruptas para agir de formas problemáticas e às vezes lesivas. Gente perfeitamente bem-intencionada pode se deixar levar pelas singularidades da mente humana, cometer erros crassos e ainda sim se considerar boa e ética."



 Foi uma leitura acadêmica que fiz para a faculdade, mas que sem dúvidas indicaria para qualquer pessoa! Mesmo pra quem, como eu, não curte esse gênero literário, acho que é uma obra perfeita para começar. Até porque, tudo que aprendi com essa leitura vou aplicar na vida real e levar sempre comigo. 







8 comentários:

  1. Ainda não conhecia, mas parece ser bem interessante, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi
    não é um tipo de história que chame a minha situação o suficiente, mas as vezes eu acabo lendo e que bom que gostou e que acabou sendo uma surpresa. Gostei dos quotes que separou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Eu nunca torço o nariz pelos livros de não ficção, pois, apesar de ser um livro que leio com pouca frequência, as vezes em que os li me proporcionaram excelentes leituras. Ver você falando sobre essa obra me deixou curiosa e agora fiquei com vontade de ler.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Laura.
    Eu não gosto de ler livros de não ficção. Mas esse tem um assunto muito interessante e vou anotar aqui para uma futura leitura. Afinal é algo que vivemos o tempo todo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laura! Tudo bom?
    Não curto livros de não ficção que não sejam estudos sobre feminismo ou biografias, então não é um que entraria no meu radar. Mas a discussão parece super interessante!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura, tudo bem?
    Pessoalmente, 'não ficção' não me agrada muito, mas fico feliz que tenha sido uma experiência positiva para você!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, não conhecia esse livro mas estou bem interessada nele. Amei.

    Beijnhos
    renatacustodiog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Laura,
    Não ficção também não é um gênero que costumo ler, mas gostei da sua resenha e da forma que te agradou.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥