05/02/2024

Resenha: Persuasão - Jane Austen



Título do livro: Persuasão

Autor(a): Jane Austen 

Número de páginas: 232

Está disponível no Kindle Unlimited? Não!

Sinopse: Persuasão foi o ultimo romance de Jane Austen, escrito em 1816 e publicado em 1818 - um ano após sua morte. A trama se passa em um cenário rural do inicio do século XIX ao apresentar a história de um casal separado por suas posições sociais: Anne Elliot (filha de Sir Walter Elliot, um arrogante baronete) e Frederick Wentworth um ambicioso oficial naval, porem sem titulo ou terras. Persuadida por sua família, Anne se vê impedida de prosseguir com seu relacionamento, afinal a única certeza que esse casamento poderia trazer seria um futuro incerto. Contraditoriamente, a roda da vida gira e um novo ordenamento social e revelado ao leitor: quem estava no alto e financeiramente rebaixado e quem estava embaixo e socialmente elevado. Oito anos se passam e Anne Elliot, agora uma solteira não tão jovem, reencontra Frederick Wentworth, um já prestigiado capitão da marinha britânica. Para qual direção a roda da vida levara este inspirador casal?

 

Resenha: Anne Elliot é uma jovem solteira, filha de Sir Walter ou como é conhecido pela região: Baronete Elliot. Mas apesar do título elegante, a família não possui mais prestígio nenhum, já que estão atolados de dívidas e passam por graves dificuldades financeiras. Logo, o padrão de vida que costumavam levar não é mais o mesmo, e vão precisar fazer algumas concessões para terem o mínimo de conforto de volta. 


 É então que resolvem alugar sua casa, Kellynch Hall, uma bela e luxuosa mansão e vão morar em uma casa menor, que requer menos cuidados e manutenções. A família Croft aparece na região e logo se tornam os novos locatários do imóvel. Qual é a surpresa de Anne, quando descobre que a Sra. Croft é irmã do Capitão Werthworth, um homem que foi seu noivo no passado. Acontece que na época, Anne Elliot e sua família possuíam muito mais prestígio e dinheiro do que agora, e sua união com um mero oficial da marinha era praticamente uma afronta.



“Os homens tiveram todas as vantagens sobre nós ao contar sua própria história. A educação foi deles em um grau muito mais elevado; a caneta está em suas mãos. Não permitirei que livros provem nada."


 

 Persuadida por seus amigos e familiares, Anne resolveu desmanchar o noivado com Frederik, mas não deixou de pensar nele um dia sequer. Com a chegada da família Croft na região, o Capitão passa a fazer parte do mesmo círculo social de Anne, e a moça percebe o que 8 anos podem fazer na vida de uma pessoa: ele agora está rico, é prestigiado e todos em volta querem sua atenção. Ela, por sua vez, está pobre, não possui mais a beleza de sua juventude e nem mesmo a alegria de anteriormente. 


 Vivendo numa sociedade movida por títulos e interesses, Anne vai precisar decidir se vai seguir seu coração e seus sentimentos, ou se vai continuar dando ouvidos ao que os outros esperam que ela faça...



"Não poderia ter havido um par de corações tão aberto, nem gostos tão similares, sentimentos tão harmoniosos, comportamentos tão amados. Agora eles eram como dois estranhos; não; pior do que estranhos pois nunca poderiam vir a se reconhecer. Viviam um afastamento perpétuo.


 Persuasão não foi meu primeiro contato com a escrita de Jane Austen, mas foi o primeiro livro que finalizei da autora. Por meio dele, pude compreender sua importância para a literatura mundial e para o gênero de romance, já que ela foi uma das precursoras.


 Apesar das dificuldades iniciais em engatar na história, parte porque a edição escolhida possuía uma letra muito pequena e alguns erros de digitação, e parte por conta dos nomes difíceis dados aos personagens e e aos locais (tal como ocorre nos livros da Agatha Christie), a leitura foi muito prazerosa! A forma que Austen apresenta a sociedade em que Anne (e ela própria) viviam é feita de forma sarcástica e crítica, sem perder a leveza do romance. As mesmas pessoas que desprezaram Frederik no passado são as mesmas que fazem de tudo para ter um minuto de sua atenção no presente.


"Não se ama menos um lugar pelo fato de nele se ter sofrido, a menos que tenha havido apenas sofrimento, nada além de sofrimento."

 O mesmo ocorre com Anne, que não é bem vista por sua própria família, já que todos os olhares sempre recaem sobre a irmã mais velha Elizabeth, mas está sempre às ordens para atender aos seus pedidos e desejos. Só valorizam sua presença quando precisam dela, o que acontece com muita frequência no decorrer da história. 


 Torci muito para que Anne e Frederik tivessem uma redenção, e a cada página lida eu ansiava mais pelo reencontro desses dois. Em meio à bailes, eventos e chás, ler Persuasão foi como acompanhar uma fofoca bem contada por uma de suas vizinhas, repleta de personagens carismáticos e suas peculiaridades: alguns se importam apenas com as aparências, outros tem dificuldades em entender os próprios sentimentos e uma pequena parcela só quer encontrar o amor verdadeiro. Foi uma leitura muito agradável e mal posso esperar para ler mais de Jane Austen! 



3 comentários:

  1. Eu tenho pavor de pegar um livro e ter letras pequenas, mas olha até que gostei deste pela sua resenha.
    Nunca li, mas já tentei outros dela e desisti, pretendo voltar algum e terminar.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura, tudo bem?
    Eu li esse e outros livros da Jane e gostei bastante da leitura, é uma experiência bem bacana.
    Beijos.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Há muito que quero ler um livro de Jane Austen.
    Beijinhos

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥