Ohana quer dizer família: 5 livros sobre laços familiares


Bom dia, leitores!

 O live action de "Stitch", inspirado na animação de 2002 "Lilo & Stich", finalmente estreiou aqui no Brasil na data de ontem (22/05)! E apesar de eu ainda não ter assistido, tenho certeza de que o filme está incrível, não só pelas resenhas e comentários que tenho lido, mas também porque a animação está na minha lista de filmes de conforto, a qual eu tenho um carinho muito especial!

 E uma das frases mais famosas, que você já deve ter lido por aí mesmo se nunca tiver assistido a animação, é "Ohana quer dizer família, família quer dizer nunca abandonar ou esquecer", dita em vários momentos pelos personagens do filme. Por isso, hoje trouxe 5 indicações de livros que exploram as relações famíliares, que muitas vezes são complexas e vão além de laços sanguíneos. Vamos conferir?


Ohana quer dizer família: 5 livros sobre laços familiares


 1 - A Penetra - Sophie Kinsella

 A história de "A Penetra" gira em torno da família Talbot e da casa em que por muitos anos eles viveram juntos. Após os três filhos crescerem e ficarem adultos, os pais acabam por se separar e decidem vender o imóvel. Effie, nossa protagonista, além de ficar estarrecida com as notícias, fica ainda mais abalada ao ser praticamente desconvidada por sua madrasta da grande festa de despedida que vai ocorrer na casa em que criou suas melhores lembranças. É por isso que ela decide entrar de penetra (olha o título aí haha), principalmente para resgatar suas bonecas russas que ganhou quando era criança e ainda estão no imóvel. É uma história bem engraçada, com um toque de caos familiar e é impossível não se identificar com pelo menos um dos integrantes da família Talbot.


 2 - Desventuras Em Série - Lemony Snicket

 Não tem como falar sobre família sem falar nos órfãos mais famosos da literatura: os Baudelaire! Durante 13 livros (pelo menos os da série oficial), acompanhamos esses três em inúmeras desventuras, lutando por sua própria sobrevivência após a morte dos pais. O amor e a união entre eles é incrível de acompanhar, porque mesmo tudo sempre dando errado (literalmente!), eles nunca desisistiram uns dos outros, e nem de seus amigos que encontraram pelo caminho. Essa série tem um lugar especial no meu coração!


3 - O Livro dos Baltimore - Joël Dicker

 Família pode ser amor, união, um pouco de caos... e disputa! Em "O Livro dos Baltimore" acompanhamos a relação complexa da família Goldman: os Goldman que moravam em Baltimore e os Goldman que moravam em Montclair. Que apesarem de compartilharem o mesmo sobrenome, escondiam segredos e uma certa inveja uns dos outros. O livro é narrado de forma não linear pelo Marcus (um Goldman de Montclair), que conta sobre sua juventude com seus primos de Baltimore e os acontecimentos que mudaram pra sempre essa dinâmica no "Dia do Drama". Um livro um tanto quanto traumático, mas tão genial ao ponto de eu ter pesquisado após finalizá-la se a família Goldman realmente existiu.


Leia também: Resenha: O Livro dos Baltimore - Joël Dicker


4 - O Lar da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares - Ransom Riggs

 Apesar de ter lido há quase 10 anos atrás, lembro de ter gostado muito dessa história, apesar de nunca ter chegado a finalizar a série. Jacob, após a morte traumática de seu avô, decide descobrir o sentido de suas últimas palavras. Ele parte então em uma viagem à uma ilha, onde uma casa comandada por uma mulher chamada Srta. Peregrine abriga uma série de crianças com poderes fantásticos e extraordinários, que vivem juntas como uma verdadeira família. É então que ele descobre que as histórias que seu avô contava quando era pequeno são mais reais do que ele imagina, e que há muitos monstros soltos por aí. Uma história sobre viagem no tempo, repleta de mistérios e aventuras.


5 - A Irmandade das Calças Viajantes - Ann Brashares

 E por último, mas não menos importante, a última série que li (mas ainda não finalizei porque estou com medo do último livro haha): A Irmandade das Calças Viajantes! Talvez você já tenha assistido aos dois filmes, mas recomendo e muito a leitura dos livros! Tibby, Carmen, Lena e Bree, apesar de não possuírem laços de sangue, são muito mais do que amigas, são praticamente irmãs e é através de uma calça jeans que estranhamente serve em todas elas, que resolvem compartilhar as memórias do primeiro verão em que irão passar separadas. Uma série sobre romance, amizade, crescimento, e é claro, família!


Leia também: Resenha: A Irmandade das Calças Viajantes - Ann Brashares


Não saia sem comentar: qual outro livro pra você tem essa energia de "Ohana"?


Postar um comentário

0 Comentários