10/07/2019

Resenha: Lembra de Mim? - Sophie Kinsella

Título do livro: Lembra de Mim?
Autor(a): Sophie Kinsella
Número de páginas: 399
Editora: Record
Sinopse:  Lexi desperta após um acidente de carro em um leito de hospital, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, uma aparência desleixada e um namoro desastroso. 
 Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e sua aparência está impecável. E ainda é casada com um lindo milionário! Ela não pode acreditar na sorte que teve. 
 Mas conforme ela descobre mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. E, para completar, uma revelação bombástica pode ser sua única esperança de recuperar a memória.








Resenha: O ano é 2004. Lexi Smart é uma mulher de 25 anos, com aparência desleixada e uma vida que está indo de mal a pior! Além de ter o apelido Dente Torto, Lexi acabou de levar um bolo do namorado, não recebeu o bônus de fim de ano da empresa onde trabalha e seu pai morreu. Completamente desanimada, Lexi acredita que não tem como as coisas piorarem. Até que em uma confusão ao tentar pegar um táxi, acaba sofrendo um acidente e batendo a cabeça.

 Lexi, então, acorda num leito de hospital sem entender nada. E após alguns acontecimentos estranhos, a mulher descobre que não está em 2004 como pensava. A lesão em sua cabeça foi tão grave, que ela perdeu 3 anos de sua memória e está em 2007! Casada, agora chefe do departamento onde trabalhava e com uma aparência de dar inveja! Mas como isso poderia ter acontecido? Como Lexi poderia ter esquecido dos acontecimento mais importantes de sua vida?

"Sinto como se os dois lados do meu cérebro não estivessem se conectando ou algo assim. Posso ouvir o que eles dizem, mas é simplesmente ridículo. Ontem era 2004. Como podemos ter pulado três anos?"

  A narrativa de Lembra de Mim? se desenvolve pelo ponto de vista de Lexi, e de suas dúvidas e descobertas a respeito da própria vida. Esse enredo faz com que o livro no início tenha uma pitada de mistério, que logo vai se dissolvendo e passa a trazer mais comédia e romance, características fortes das obras de Sophie.

 Com uma vida inteiramente nova, Lexi passa a tentar se encaixar em sua "nova personagem" e é divertido acompanhar as diferenças entre a antiga Lexi e a nova Lexi. A Lexi de 2007 não ingere carboidratos. Faz academia e corre todos os dias 6h da manhã, religiosamente. Usa somente cores sóbrias e profissionais em suas roupas. Tem o closet mais impecável do mundo e em seu loft não há nada fora do lugar. Além, é claro, de ser conhecida por sua postura rígida e autoritária no ambiente de trabalho.

"Talvez numa vida passada passada eu tenha sido Joana D'Arc e tenha morrido sob torturas horrendas. Ou tenha sido aquele cara do Titanic. É. Eu me afoguei num mar cruel e gelado e não fiquei com a Kate Winslet, e esta é minha recompensa. Quero dizer, as pessoas não são agraciadas com uma vida perfeita sem que haja um bom motivo. Isso não acontece."

 Já a Lexi de 2004, ama usar roupas coloridas. Tem bagunça para todos os lados do apartamento minúsculo, está dois números do manequim acima devido a sua paixão por comida e está longe de assumir uma postura de chefe. Além da mudança extrema de comportamento, Lexi começa a descobrir inúmeros furos em sua vida aparentemente perfeita (desde seu casamento até o seu cargo na empresa), e percebe que talvez não fosse tão feliz assim quanto pensava ser.

 Lembra de Mim? no início se mostrou uma história divertida e leve. E de fato, é. Mas a escolha do casal protagonista e a forma como eles conheceram (que se fosse revelada nessa resenha seria um spoiler gigantesco) foi totalmente errada. Isso, infelizmente se tornou um problema durante a leitura, pois não tem coisa pior que não shippar um casal ou não se envolver por uma história de romance. Teria sido melhor abolir a existência de um romance na narrativa, uma vez que o personagem teve sim importância na evolução de Lexi, mas não seria necessário eles se envolverem emocionalmente.

" Pensei que estava começando a me encaixar nessa vida nova. Achava que tudo ia se ajustar. Mas agora é como se tudo estivesse escorregando para longe."
 A saga de Lexi em busca de respostas é bem construída, e todas as suas perguntas são respondidas de forma satisfatória e nada óbvias. O que é um ponto positivo, pois durante a leitura inúmeras teorias são formadas, porém a resposta foi inesperada e totalmente compreensível.

 A leitura foi totalmente despretensiosa e sem muitas expectativas. É bem divertida em alguns momentos, e começou de forma interessante. Mas no decorrer das páginas, algumas cenas se mostraram totalmente desnecessárias para o enredo e alguns personagens foram realmente irritantes (incluindo o casal).

 Concluindo, portanto, Lembra de Mim? por ter sido escrito por Sophie Kinsella, poderia ter sido uma narrativa infinitamente melhor. A ideia inicial foi boa e interessante, mas a construção dos personagens e do casal, foram totalmente errôneas e infelizmente se tornaram graves problemas durante a narrativa. A leitura desse livro só foi concluída pela curiosidade de saber o final, porque se dependesse da história de romance envolvida, não seria finalizada.


Classificação:




  Notas adicionais: Estou testando um novo formato de resenha. O que acharam? Preferem dessa forma, mais dinâmica e com fotos, ou o jeito antigo?
Em breve teremos novidades no blog também! Fiquem ligados nas próximas postagens ♥

16 comentários:

  1. Olá!
    Já ouvi muito falar da Sophie, mas só li dois livros dela até o momento, sendo um voltado para o público infantil. Eu achei bem legal sua resenha, o livro realmente tinha tudo pra ser ótimo, mas parece que essas falhas estragam muito a experiência. Infelizmente.
    Essa é a primeira resenha que leio no blog, mas gostei bastante do formato!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kamilla! No momento já li 3 livros da Sophie e só amei um, apesar de gostar muito da escrita da autora (o outro livro achei legalzinho, diferente desse citado na resenha que não curti nada haha). Que bom que gostou do novo formato ♥ É verdade, gosto muito da Sophie mas esses detalhes atrapalharam bastante e me fizeram mudar de opinião durante a leitura

      Excluir
  2. Essa autora é ótima, esse livro ainda não li mas, tenho visto algumas críticas como a sua em relação a história em si. Mesmo assim ainda vou ler em breve, está na minha lista de leitura.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Concordo, amo a Sophie apesar de às vezes ter alguns problemas com ela haha. Isso, leia sim! E depois não esquece de me contar o que achou ♥

      Excluir
  3. Oie! Tudo bem?
    Não conhecia a autora, nem a obra. Uma pena que o livro tenha deixado alguns pontos que poderiam ter sido melhorados! Adorei a resenha, ficou incrível!
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyana! Estou bem e você?
      Sério? Eu gosto muito da Sophie! A escrita dela é incrível, mas nesse livro houveram alguns excessos :( é uma pena mesmo! E que bom que gostou da resenha ♥

      Excluir
  4. A proposta do livro é bem legal, pena que não supriu as expectativas :(
    É realmente chato quando isso acontece, espero poder ler um dia e tirar minhas conclusões. Adorei sua resenha, Laura!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna! É verdade, a sinopse faz com que a gente se empolgue com a história mas no final nem foi tão legal assim :(
      Sim! E se vier a ler, me conta o que achou! Que bom que gostou da resenha ♥

      Excluir
  5. Oi, Laura.

    Eu tenho um caso sério de amor/ódio com essa autora hahaha. Tentei ler um livro dela um tempo atrás e foi uma leitura bem difícil. Ai mês passado li um infantil e amei demais, e agora fico naquela: ler ou não ler mais? Já vi muita gente falando desse livro, mas é sempre bom saber mais. O fato de ter cenas desnecessárias é uma pena. Isso me deixa sempre com receio para ler.

    Adorei seu blog <3 estou te seguindo.
    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Você conseguiu resumir o que sinto pela Sophie em uma linha haha amor e ódio! O primeiro livro que li dela eu amei de paixão! Já os outros dois foram meio decepcionantes, confesso :( Vejo muitos comentários sobre o livro infantil dela e vou ver se consigo ler em breve :)
      As cenas desnecessárias a que me referi, são de conteúdo sexual, sabe? É uma coisa que me incomoda, mas que talvez para outros leitores não seja um problema. Obrigada ♥ fico feliz em ver que gostou do EB!

      Excluir
  6. Li e não achei grande coisa.

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  7. Que pena que algumas partes foram desnecessárias, tornando a leitura não tão ótima, mesmo assim adoro histórias divertidas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! É verdade :( foi uma pena mesmo. Bom tiveram várias partes divertidas durante a leitura, disso não posso reclamar haha

      Excluir
  8. Oi Laura,
    Eu li esse livro HÁ ANOS atrás, nem me lembro muito da história, mas não foi o melhor da Sophie não, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Haha, sério?? Concordo, de todos os que li da Sophie até agora, esse é o que menos gostei :(

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥