15/07/2019

Resenha: A Sala dos Répteis - Lemony Snicket (Desventuras Em Série)

A Sala dos Répteis - Vol. 2 - Col. Desventuras em Série Título do livro: A Sala dos Répteis
Autor(a): Lemony Snicket
Número de páginas: 190
Editora: Seguinte
Sinopse: Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: 'Se você esperava encontrar uma história tranquila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. 
 A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...'. 
 Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arqui-inimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em "Mau Começo" ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.


Resenha: A Sala dos Répteis é a continuação de Mau Começo, livro inicial sobre as desventuras dos órfãos Baudelaire. Após conseguirem se livrar de um plano maligno do pérfido Conde Olaf que queria casar-se com Violet, os Baudelaire então passam a viver sob a tutela de seu tio Montgomery Montgomery (ou só tio Monty), um herpetologista.

"Lamento ter de contar para vocês que a história começa com os órfãos Baudelaire avançando por essa estrada horrível, e que daqui por diante a história só vai piorar."

 Tio Monty não poderia estar mais feliz, ele acabou de fazer uma grande descoberta sobre a Víbora Incrivelmente Mortífera e faz questão de levar os Baudelaire todos os dias à sua Sala dos Répteis: uma sala de vidro repleta das mais diferentes espécies. 

 As crianças compartilham da mesma alegria. Não apenas por estarem aprendendo cada vez mais sobre esses animais curiosos, mas também por finalmente estarem vivendo em um lar de verdade. Tio Monty é um tio carinhoso, atencioso e supre todas as necessidades das crianças. Diferentemente de Conde Olaf, que os obrigava a realizar tarefas pesadas e dormirem numa única cama.

 "Mas, por mais notável que a sala fosse em si mesma, muito mais emocionante era o que se achava dentro dela. Os répteis estavam distribuídos em gaiolas de metal trancadas que se apoiavam sobre mesas de madeira formando quatro fileiras bem demarcadas de um
extremo a outro da sala. "

  Mas como Lemony Snicket avisou desde o primeiro volume: essa não é uma história feliz com um final feliz, e Conde Olaf dá um jeito de aparecer na vida dos Baudelaire novamente. Cabe às crianças agora tentarem dar um jeito de avisar ao tio sobre a presença do vilão, e evitar que novas desgraças venham a acontecer..

 No segundo volume de Desventuras Em Série, mergulhamos mais uma vez na vida dos órfãos Baudelaire e seus problemas. Agora morando com o Tio Monty, os órfãos passam a ter uma estadia feliz (e curta), mas que logo se torna um pesadelo com a chegada de Conde Olaf.

"Na semana que se seguiu, entretanto, os meninos viveram muito felizes no novo lar. Todas as manhãs acordavam e se vestiam na privacidade dos seus quartos individuais, que cada qual havia escolhido e decorado a seu gosto."
 A história é um pouco repetitiva (o que acontece até o terceiro livro), já que segue mais ou menos o mesmo enredo do primeiro volume. Porém isso não é um problema, uma vez que a narrativa é bem descritiva e repleta de reviravoltas, o que faz com o que o leitor fique preso até a última página.

 Quanto aos personagens, Conde Olaf esta mais malvado e decidido do que nunca, realizando o primeiro de seus muitos planos extremamente cruéis e violentos. Tio Monty é sem dúvidas um dos melhores personagens da série inteira, mais carismático que os Baudelaire.

"Anos depois de ter acontecido aquele episódio na vida dos órfãos Baudelaire, Klaus ainda pensava no momento em que ele e suas irmãs perceberam que Stephano era na verdade o conde Olaf, e morria de arrependimento por não ter chamado o motorista do táxi quando ele começava a manobrar para descer a rampa e voltar à estrada. Pare!"

 A Sala dos Répteis é uma leitura rápida e envolvente, que deixa vários ganchos para sua sequência e não decepciona em nenhum aspecto. Tem uma boa narrativa, um bom desenvolvimento e um final digno da série. O que em outras palavras quer dizer, que não é nada feliz..

Classificação:
 

20 comentários:

  1. Oi, Laura. Tudo bem? Eu já ouvi falar muito dessa obra que você resenhou, no entanto, ainda nào tive oportunidade de lê-la, porém ao ler sua resenha, que por sinal muito bem elaborada deu uma enorme curiosidade de ler essa obra. Até o título do livro é bastante sugestivo. Adorei essa indicação de leitura. Abraço!
    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! A série de Desventuras Em Série é muito conhecida mesmo, ainda mais depois de ter sido adaptada para a Netflix. Fico feliz em ver que gostou da resenha! Recomendo que faça a leitura do primeiro livro O Mau Começo, e depois A Sala dos Répteis que é a sequência :) ambos os livros foram resenhados aqui no blog! Que bom que gostou da postagem :)

      Excluir
  2. Oie, Laura! Não conhecia este livro nem a escritora, mas fiquei curiosa. Não sei porque, mas essa capa me lembrou muito as capas de HP, haha!
    Adorei a resenha!
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyana! Sério? Eu conheci Desventuras Em Série primeiro pelo filme, e depois soube da existência dos livros. É verdade, parece muito as capas do Harry Potter haha, nunca tinha percebido. É uma leitura que recomendo bastante! A escrita do Lemony é incrível ❤️

      Excluir
  3. Oi, Laura!

    Nunca li os livros, mas já cheguei a ver os primeiros episódios da série, e confesso que não gostei :( era tanta coisa ruim que acontecia com as crianças que me dava nos nervos haha mas fico feliz de saber que a leitura te agradou!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! No momento estou lendo o sétimo livro, se não me engano. Poxa, sério? Eu confesso que gosto mais da série do que dos livros haha. Foi bom você ter parado de assistir mesmo porqueira coisa só piora!! Da muita raiva mas é uma série que amo muito haha :)

      Excluir
  4. Oi, Laura!
    Infelizmente essa é uma série que nunca despertou meu interesse, mas paogo muito pau para quem lê os 12 livros
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luiza! Ah sim sim entendo :) Menina se fosse só 12 tava bom. Mas a série inteira tem 13 livros, mais a biografias não autorizada do autor, uma série de livros que acontece antes da história e uns dois livros (se não me engano) com alguns detalhes extras da série haha tem que gostar muito pra ler tudo isso :)

      Excluir
  5. Legal acompanhar sua opinião sobre a série. Eu assisti na Netflix e agora tenho muita vontade de ler os livros.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Que bom que gostou da resenha ♥ A série é maravilhosa mesmo e admito que gosto mais dela do que dos livros haha

      Excluir
  6. Oi Laura, eu estou com esses livros todos (ou quase todos, rs) aqui em cima da minha escrivainha. Olho para eles todos os dias, mas ainda não os li. Mas se você reparar, até a série a história é repetitiva, como nos livros.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Haha, sério? Sim, é verdade. A série é bem repetitiva mesmo, mas eu confesso que gosto mais da série do que dos livros em si. Eles acrescentaram vários detalhes e personagens diferentes, o que deu uma guinada na história que muitas vezes é bem monótona :)

      Excluir
  7. Olá, Laura.
    Eu li essa série em uma tacada só e achei os livros bem repetitivos. Era sempre o mesmo enredo. E também no final faltou bastante respostas. Até por isso gostei mais da série da Netflix.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Sério? Confesso que muitas vezes eu acabo enrolando essa série haha, apesar de gostar bastante. É verdade! Muita coisa acaba ficando aberta e a série não decepciona. Acho que se tivesse lido os livros antes de ver a série, iria acabar não gostando. A série é bem melhor, mais dinâmica e tem mais detalhes :)

      Excluir
  8. Oi Laura,

    Eu não li essa coleção e estou até hoje com a série na lista para assistir,
    mas o filme que tem eu adoro.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Também gosto bastante do filme, mas te garanto que a série é infinitamente melhor haha. Até mais do que os livros :)

      Excluir
  9. Oi Laura, tudo bom?
    Eu ainda estou enrolando para terminar a série de tv, imagino que enrolaria mais para acabar os livros, mesmo gostando da premissa, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ale! Estou bem e você?
      Haha entendo! A série eu terminei rapidinho, já que comecei a acompanhar logo no lançamento. Mas os livros tenho enrolado bastante confesso :P

      Excluir
  10. Olá, Laura! Te achei no blog da Yuka e meu blog é de entretenimento e literatura em geral. Muito prazer conhecer seu cantinho!
    Livro bem curioso, gostei da capa e vim ver a resenha.. Gosto de livros bem escritos e com algumas reviravoltas e esse parece ser o livro certo pra eu ler, quando bater aquela vibe infanto-juvenil, haha
    Beijos!

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Licoln! Seja bem vindo! Obrigada pela visita :D
      Desventuras Em Série é bem infanto-juvenil mesmo e é muito bem desenvolvido. A escrita do Lemony é um dos principais pontos positivos, pois a todo momento ele tenta convencer a gente a largar o livro e desistir da leitura haha :D

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥