07/08/2019

Resenha: Princesa das Águas - Paula Pimenta

Título do livro: Princesa das Águas 
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Galera Record 
Número de páginas: 367 
Sinopse: Uma releitura da história da Pequena Sereia, com a marca de Paula Pimenta, uma das mais importantes autoras brasileiras da atualidade. 
 Arielle Botrel é uma nadadora famosa, prestes a viver o maior desafio de sua vida: participar das Olimpíadas pela primeira vez.
 Porém, ao contrário do que todos pensam, ela não possui tudo que deseja. Por ser a filha caçula de uma grande família, a garota é muito protegida e, apesar das medalhas e dos troféus, sonha com uma vida diferente, onde possa ser livre.
 Até que um dia um acidente faz tudo mudar. Arielle é apresentada a um mundo diferente... E nele existe alguém que vira sua vida de cabeça para baixo.  Porém, para conquistá-lo, ela terá que abrir mão de sua voz. Será que Arielle vai conseguir conquistar esse príncipe sem palavras? E se no coração dele já existir outra princesa?



Resenha: Princesa das Águas é uma releitura da história de Ariel, A Pequena Sereia, com uma pegada mais moderna.  Nele, acompanhamos Arielle Botrel, uma nadadora de 16 anos que está prestes a participar das Olimpíadas no Rio de Janeiro representando seu país, e é a maior aposta do esporte.

 Porém, Arielle não está tão feliz quanto deveria. Acontece que a garota se sente muito oprimida e presa. Como toda adolescente, Arielle quer sair, namorar e se divertir; ter uma vida normal. Mas o seu pai, um famoso nadador dos anos 80, e seu rígido treinador não permitem, o que faz com que a jovem passe todo o tempo que tem dentro de uma piscina, treinando e se aperfeiçoando cada vez mais.

"Enquanto elas olhavam os postais, me lembrei de cada uma daquelas viagens. Tudo que eu mais queria era conhecer os lugares, sem pressa.. Eu queria ver as pessoas, entender os costumes, andar pelas ruas, comparar um local com o outro. Mas, em vez disso, tudo que conhecia eram hotéis e mais hotéis! Eu só queria pelo menos por alguns dias fazer parte de outro mundo, diferente do meu."
 A proximidade das Olimpíadas e a pressão exercida pela mídia não ajudam em nada. Todos esperam que Arielle dê o melhor de si e que garanta inúmeras medalhas para o Brasil.

 Além disso, a menina esconde um segredo. Apesar de ter escolhido as piscinas ainda criança, seu sonho mesmo sempre foi ser uma grande cantora como a mãe, que acabou falecendo no seu nascimento. Arielle sempre gostou muito de cantar, mas percebia que o pai se entristecia muito, pois sua voz era idêntica a da falecida esposa. Suas irmãs também sempre foram muito talentosas e juntas tem uma banda, a Mermaid Sisters.

 Por se sentir de certa forma responsável pela morte da mãe e não querendo ver o pai sofrer, Arielle abre mão do seu sonho e escolhe seguir os passos dele. Isso tudo faz com que a garota se sinta muito infeliz, e para se distrair um pouco de seus problemas pessoais, constantemente organiza escapadas noturnas e sai para festas e baladas.

"-Arielle, acho melhor a gente não fazer isso. Se seu pai descobrir que você não foi direto para casa vai te deixar de castigo por mais tempo que da última vez.."

 Em uma dessas saídas, Arielle vai à uma festa organizada pelos atletas que também estarão nas Olimpíadas. Lá, acaba se sentindo imediatamente atraída por um garoto e resolve segui-lo para ver se consegue uma chance de conversar com ele. Mas, um acidente acontece e o garoto caí na piscina da casa. Arielle imediatamente ajuda a socorrê-lo e até canta para ele, numa tentativa de mantê-lo acordado e consciente.

 O resgate é chamado e o garoto, que se chama Erico e é tenista, acaba ficando bem. Mas ele quer saber a identidade da garota que o salvou, e faz um apelo nas redes sociais. A única coisa de que se lembra dela, é a voz, e chega até a compará-la com uma sereia. 

"-Você é uma sereia? - em seguida suspirou e tornou a fechar os olhos.
Percebendo que ele estava alucinando, insisti:
- Por favor, não durma! O que eu posso fazer pra te manter acordado?
Sem abrir os olhos, ele falou:
-Cante. Sereias costumam cantar."

 Arielle resolve não se identificar e os dias passam, deixando a jovem cada vez mais amargurada. Mas ela tem uma nova chance de se aproximar de Erico e conhecê-lo melhor. Uma gincana que será televisionada e realizada com os atletas de várias modalidades. É a chance perfeita! Mas Arielle terá que abrir mão de sua voz para poder participar do jogo, e lidar com uma certa vilã que fará de tudo para evitar que essa história tenha um final feliz..



 Princesa das Águas é uma narrativa leve, romântica e doce; como toda boa história de contos de fadas deve ser. Por ser uma releitura de A Pequena Sereia, apresenta algumas alterações no roteiro original. Mas analisando a história como um todo, é muito fiel! O enredo, os personagens e os acontecimentos, são parecidíssimos com o famoso filme da Disney de 1989.

 A narradora é a própria Arielle, que é tão inocente quanto à Ariel e muitas vezes chega a irritar! Ela não vê a maldade nas pessoas e acaba deixando se levar por opiniões que tem com único objetivo diminuí-la e prejudicá-la. Mas ela acaba percebendo e no final tudo se acerta.

" - Oi, Arielle! - ele disse, sorrindo. Meu coração deu um mortal triplo ao ouvi-lo dizer o meu nome pela primeira vez! Eu realmente não estava esperando aquilo.
 Eu já ia responder o cumprimento, mas ele colocou depressa o dedo na frente da própria boca, me lembrando de que devia ficar em silêncio."

 Durante a leitura não tem como não se envolver e torcer pelo casal Arielle e Erico. As cenas em que estão juntos são repletas de química e fofura, e são dois personagens que nasceram um para o outro! O romance deles é muito bem desenvolvido e não deixa nada a desejar.

 E não posso deixar de citar o que mais gosto nos livros da Paula Pimenta: temos acesso a todas mensagens de texto trocadas entre os personagens, notícias da internet, troca de e-mails e música! Até hoje quando escuto a música favorita da Arielle, me lembro dessa história maravilhosa ♥

 A história é envolvente, de leitura rápida e apaixonante! Se estiver precisando de um livro que te faça voltar a sonhar e tenha aquela magia que só os contos de fadas (ainda que modernos) tem, Princesa das Águas é a escolha perfeita.

Classificação:




20 comentários:

  1. Oi, Laura como vai? Que livro encantador! Acredita que eu ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta, dizem que as obras dela são maravilhosamente bem escritas, mas eu ainda não tive a oportunidade de lê-las. Adorei a sua dica e sua resenha ficou perfeitamente bem elaborada. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Estou bem e você? Olha eu sou suspeita em falar, porque a Paula Pimenta é uma das minhas autoras favoritas ♥ Sou apaixonada pelos livros dela! Que bom que gostou da resenha :)

      Excluir
  2. Oi
    já li os outros dois livros dessa série, falta esse, que bom que gostou, gosto de histórias assim leve e gostosinha, a escrita da autora é boa.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Também já li os outros dois, mas ainda preciso ler o livro solo de Cinderela Pop (que tem algumas alterações do texto original publicado no Livro das Princesas). Eu amo os livros da Paula ♥ São super facinhos de ler e muito encantadores!

      Excluir
  3. Que blog lindo ! fiquei encantada com ele .. você acredita que fui na livraria e quase comprei esse .. mais estava na duvida de vários e acabei deixando este lá , mais vou voltar pra levar kkk adorei sua resenha ! bjoos
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika! Puxa fico muito feliz com o seu comentário <3 que bom que gostou do EB!
      Haha sério? Ainda bem que você leu minha resenha, assim dá uma chance pra esse livro que é tão incrível :D

      Excluir
  4. Oiii Laura

    Ainda não li nada da Paula Pimenta acredita? Às vezes fico com receio das histórias serem muito juvenis pra mim, ainda assim quero me arriscar qualquer dia, quem sabe lendo esse ou o da Cinderela Pop

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ivy! Menina, sério? Olha eu sou super suspeita em falar, porque amo todas as histórias da Paula! Não tenho absolutamente nada para reclamar! E são livros bem juvenis mesmo. O primeiro contato que tive com as obras dela foi aos 14 anos, e hoje aos 17 ainda gosto muito. Depende muito do que você está acostumada a ler e se você gosta de romances fofinhos e levinhos, mas ainda acho que vale a pena :D

      Excluir
  5. Eu adoro essa série da Paula Pimenta. Só falta esse para eu ler todos lançados. Não vejo a hora.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Eu também gosto bastante <3 mas o livro que menos gostei foi Princesa Adormecida. De todos acho o mais monótono :( Mas Princesa das Águas eu recomendo super!

      Excluir
  6. Paula Pimenta se junta a Thalita Rebouças na lista de autoras que eu sempre quis, mas por algum motivo desconhecido, nunca li.
    Eu tenho uma espécie de mania com histórias, eu meio que não consigo ler nada sobre vampiros já que eu li crepúsculo,tenho um problema em aceitar variantes pra uma mitologia/espécie/seja lá o que for.

    Mas ta aqui um começo, acabei de adicionar esse livro no Goodreads e, caso o primeiro passo surja, vai ser com ele!

    www.viniciustorres.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinícius! Eu sou suuuper suspeita em falar, mas eu amo as duas igualmente! Já li a maioria das histórias da Paula, e estou lendo aos poucos a série Fala Sério da Thalita. Ambas são incríveis e eu sou apaixonada por todas as histórias ♥
      Achei muito peculiar essa sua característica haha. Eu sou totalmente o oposto. Quando eu gosto de um gênero, eu quero ler todas as variantes possíveis e ver o que eu gosto e não gosto.
      Por favor, faça isso! De todos os livros dessa série dela de conto de fadas, Princesa das Águas é o meu favorito!

      Excluir
  7. Oi, Laura
    Tudo bem? Eu gosto da Paula Pimenta mas acho seus livros dessa série muito bobinhos. Tenho Princesa Adormecida e acho sem graça que só. Prefiro histórias mais elaboradas.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã! Estou bem e você? :D
      Poxa, sério? Princesa Adormecida é o que eu menos gosto. Acabei passando o livro pra frente porque não fazia sentido tê-lo na estante. Já leu Minha Vida Fora de Série ou Fazendo Meu Filme? São séries literárias igualmente clichês, mas os personagens se desenvolvem bastante com o passar dos livros :D

      Excluir
  8. Eu acho esse livro muito fofinho, a leitura dele pra mim foi bem leve e eu terminei ele em um dia e pouquinho. Não foi um livro que me marcou, mas foi um ótimo livro pra desopilar e intercalar entre leituras mais densas. Acho que ele cumpriu com o objetivo dele.

    Beijos.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! A história é bem levinha e romântica mesmo e eu terminei rapidinho também. Acho que a história me marcou bastante porque ganhei de aniversário dos meus avós, e eles fizeram uma dedicatória super fofa pra mim ♥ Então sempre que vejo o livro, eu associo a esse fato. Nada melhor do que uma leitura leve depois de um livro tenso, né?

      Excluir
  9. Olá, Laura.
    Eu li o livro Princesa Adormecida dessa série e gostei bastante. Mas mesmo tendo gostado, acredito que não leria os outros da série porque acho que meu gosto mudou um pouco e esse tipo de livro já não me atrai tanto quanto antigamente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! De toda a série, Princesa Adormecida foi o que eu menos gostei. Ah sim eu entendo ;)

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥