21/08/2020

Resenha: Fazendo Meu Filme: O Roteiro Inesperado de Fani - Paula Pimenta

 

Título do livro: Fazendo Meu Filme: O Roteiro Inesperado de Fani

Autor(a): Paula Pimenta

Editora: Gutenberg

Número de páginas: 424

Sinopse:  Um turbilhão de sentimentos e emoções. Assim podemos definir o terceiro volume de Fazendo meu filme. No mais intenso livro da consagrada série, Fani, agora com 18 anos, volta da terra da rainha mais segura, mais madura, e logo se dá conta de que já não é mais a mesma menina que viajou para a Inglaterra, cheia de anseios e temores. Agora, as expectativas estão voltadas para o vestibular e o tão sonhado namoro com Leo. Mas, como em um bom filme, sua vida é cheia de surpresas, alegrias, decepções e conflitos. Estefânia Castelino Belluz terá de fazer escolhas difíceis e corajosas.Seja em confusões no namoro, nas dúvidas do vestibular, nas relações com a família ou com as amigas, Fani passa por várias novas experiências e continua a fazer o seu filme, por caminhos às vezes cheios de romance e felicidade, às vezes duros e nebulosos.A envolvente série, que já conquistou milhares de leitores e leitoras em todo o Brasil, promete, neste terceiro livro, muito mais emoções. E o comovente filme de Fani continua a ser escrito..

 

 Atenção! Essa resenha contêm spoilers dos livros Fazendo Meu Filme 1 e 2.


Resenha:  No terceiro volume de Fazendo Meu Filme, Fani está de volta ao Brasil! Seus desentendimentos com Leo parecem ter se resolvido, e ela mal pode acreditar que eles estão finalmente juntos como sempre desejaram!


 Paralelamente, ela vai ter que se habituar à sua 'antiga vida', assim como seus amigos e familiares vão ter de se habituar com a sua volta. Afinal, mesmo tudo estando igual ao que ela lembrava, é Fani que se sente diferente e desajustada. 



"Deitei novamente e comecei a pensar em como a Alice deve ter se sentido ao voltar do País das Maravilhas. Durante a história inteira ela quis achar o caminho de volta. Será que quando acordou e se viu em casa ela também se sentiu estranha? Teria ela também sentido saudade daquela outra vida, que mais parecia um sonho?"


 Mas a proximidade do vestibular, as crises de ciúmes de Leo e um velho conhecido reaparecendo, podem fazer com que tudo se torne ainda mais complicado. Fani vai ter que escolher entre abrir mão do seu amor ou de seus sonhos, numa narrativa repleta de reviravoltas e descobertas.


 De todos os volumes da série, sempre achei esse o mais tenso e dramático. Quando Fani volta para casa, de cara percebe que nada está como ela deixou. Ou foi ela quem mudou consideravelmente. Sua readaptação ao Brasil se torna ainda mais difícil com o distanciamento dos familiares e ciúmes de seus amigos. 

 


 "Então é assim. Agora que a sua nova melhor amiga foi embora, você me procura. Você está achando que eu sou o Leo, Fani? Que você pode arrumar um substituto e voltar correndo depois de se cansar, que tudo vai permanecer igual?"


 Mas essa fase logo passa e Fani foca no que mais importa no momento: seu relacionamento com o Leo e o vestibular para o curso de Cinema. No início tudo vai bem, e a relação entre eles é de dar inveja! Leo é muito fofo, carinhoso, romântico... o pacote completo do namorado dos sonhos!



 Não demora muito até que os problemas começam a aparecer. Cada dia mais ele se mostra ciumento em relação a Christian, o ex-namorado da Fani da Inglaterra. Um ponto que sempre me incomodou todas as vezes que li esse livro. Afinal, ela não pode mudar o que aconteceu em Brighton! Se ele não tivesse inventado uma namorada aqui no Brasil, a Fani não teria tentado seguir em frente (e fracassado porque nunca gostou de verdade do Christian).

 


"  "Eu não tenho como varrer meu passado, Leo..." eu tentei abaixar o volume da voz. Eu posso destruir as fotos, deletar provas de que ele existiu, mas os dias que eu vivi, isso eu não tenho como apagar..." 

Ele olhou para baixo e encostou a cabeça no volante. "Eu sei, Fani. Mas eu não consigo parar de sentir isso tudo." "



 Falando nele, também sempre tenho raiva de todas as vezes em que ele aparece! Sério gente, pra quê ficar correndo atrás de alguém que já disse que não quer mais nada? Sempre penso que o Christian precisa de um pouco mais de autoestima!



 A mãe da Fani também é uma personagem que me estressa. Parece nunca perceber o que a filha realmente quer e só se importa em se exibir para as amigas. Nesse livro ela parece ainda mais insuportável, ainda que no finalzinho ela consiga se redimir um pouquinho com o leitor.


 

 " "Essa mal-agradecida não tem mais espírito familiar", a minha mãe revidou. "Aposto que se alguém tivesse morrido, ela não estaria nem aí! Especialmente se fosse eu" " 

 


 Os grandes destaques dessa leitura são a Priscila (que nunca decepciona!) e Ana Eliza (sofro demais com o plot dela toda vez!). Também gosto de acompanhar a nova rotina da Fani em terras brasileiras, depois de tudo que enfrentou no exterior. O romance com o Leo não fica muito atrás, sendo o grande condutor da narrativa deixando o leitor numa montanha-russa de emoções: uma hora super feliz e em outra beirando a depressão literária. 



 Paula Pimenta mais uma vez consegue entregar um livro emocionante, repleto de ensinamentos e reviravoltas!! Com frases lindas que não me canso de ler, e uma leitura tão fluida que as 418 páginas se tornam apenas 4 num piscar de olhos. Mesmo sendo o livro que me faz passar mais raiva na série toda, e parte meu coração todas as vezes!


" [...] A cada momento dos nossos seis meses, eu constatei que amor maior do que o que eu sinto nunca vai existir. O destino pode ser cruel, como sua cartomante disse. O amanhã pode não existir, como escrevem os poetas. O mundo pode até acabar, como os cientistas preveem. Mas nada vai ter força de apagar o meu sentimento. Você pode ir pra longe, se esconder, sumir. Mas eu vou continuar te amando. Pra sempre. [...] "


  
 

11 comentários:

  1. Amei a resenha. Sempre quis ler essa série. A Fani parece render ótimos momentos.
    Vou ver se encontro o box completo
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura

    Dá pra ver mesmo que é uma série pela qual você nutre muito carinho. Acho que seu eu lesse ia me estressar com esse Christian e com a mãe dela também! hahahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Laura! Eu já li alguns livros de Paula Pimenta e sua escrita muito me agrada. Este aí não li, mas certamente é um livro excelente. Que bom que a estória lhe agradou. Muito boa sua resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Quando mais nova eu sempre quis ler essa série, mas agora, esse não é o tipo de leitura que me causa interesse, apesar de eu ainda achar a premissa da narrativa muito boa. Já li livros da Paula Pimenta e sei que ela arrasa.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Laura.
    Eu teria lido essa série com muito prazer anos atrás. Hoje acredito que se lesse não aproveitaria tanto a leitura e só encontraria defeitos na história hehe. Mas amo essas capas. Gosto bem mais do que das novas edições.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Eu não estou mais na vibe desses livros, mas se fosse na adolescência, certamente eu estaria gamadinha nessa série. S2 É aquela história que você torce pela protagonista, sofre com ela, ri, e quer entrar no livro para resolver as coisas que estão demorando demais... rs Que bom que a leitura fluiu muito bem para você, é muito bom quando isso acontece. S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura,
    Nossa... Que nostalgia boa! Eu AMAVA os livros da Paula, hoje, acho que estou um pouco velha para eles, mas super recomendo aos adolescentes de plantão que querem ingressar no mundo literário.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Laura, li dois livros da autora (se eu não me engano) e a escrita dela é tão leve e fluida, né? ♥ Mas a série mais famosa dela, eu ainda não li, acredita? Porém, já escutei falar muito e lembro de uma Bienal que a sessão de autógrafos dela estava lotada e fico feliz porque ela incentiva muita gente a ler. Quanto à sua resenha, achei bem incrível. E é chato, porque por mais que o presente seja diferente, não dá para apagar o passado e tudo bem também. E essas mães literárias chatas, me irritam também hahaha. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Laura. Tudo bem?
    Concordo que esse é o mais tenso da série. Acho que tanto o Christian quanto o Leo me irritaram nesse livro. Sua resenha explicou certinho todos os acontecimentos sem spoiler nenhum, amei a resenha.

    Beijos, Vanessa
    Leia Pop

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?!

    Quando eu era mais nova, eu morria de vontade de ler essa série. Hoje em dia acho que eu não teria muita paciência, mas dá pra ver que você tem um carinho muito especial por todo esse enredo. Fiquei curiosa para saber o que acontece no próximo livro, haha!


    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu tenho vontade de ler essa série da autora, o pessoal sempre falam bem, deve ser legal acompanhar o amadurecimento da personagem, que bom que gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥