12/10/2020

Lista- Livros para crianças de 08 a 12 anos

 

  Depois de uma semana de ausência, finalmente consegui tomar fôlego e voltar a postar! Hoje é comemorado o Dia das Crianças e resolvi trazer uma listinha com os livros que considero mais apropriados para as idades de 08 a 12 anos. Sei que ninguém com 12 anos se considera mais criança (eu mesma me achava A adulta), mas quis acrescentar na lista mesmo assim haha.

 

 Minhas escolhas foram baseadas nos livros que li durante diferentes fases da minha vida, e nos livros que li recentemente e achei que iria gostar bem mais se fosse um pouquinho mais nova. Vou explicar direitinho durante o post.

 

Sintam-se à vontade para fazer novas recomendações nos comentários!


Lista - Livros para crianças de 08 a 12 anos 

 

 

 O Pequeno Príncipe é aquele tipo de livro que te marca, não importa quanto o tempo passe. Preciso inclusive fazer uma releitura dele! São tantas frases marcantes e lições importantes, imprescindíveis para crianças e adultos! Já As Cores de Laurinha, foi o primeiro livro que li e o responsável por me incluir nesse universo literário. Contei a história lá na página Sobre aqui no site!

 

 

 A primeira vez que li Alice no País das Maravilhas, eu tinha 11 anos de idade (eu tinha essa edição de bolso da foto!). Mas me apaixonei pelo filme ainda criança, com uns 7/8 anos de idade. O País das Maravilhas vem encantando a muitos durante tantas gerações, que não poderia ficar de fora! Indico para todos!

 


 Coraline e Desventuras Em Série li há poucos anos, mas acho que teria gostado infinitamente mais se tivesse uns 10 anos de idade. A série escrita por Lemony Snicket é tão rica em detalhes e referências literárias, que ajudaria na construção de um capital cultural incrível! Já Coraline, a protagonista tem 11 anos de idade e acho que rolaria uma identificação maior com a personagem.

 

 Lá no auge dos meus 10 anos de idade, a série Diário de Uma Garota Nada Popular me conquistou nas primeiras páginas quando Nikki reclamava absurdos sobre como PRECISAVA de um Iphone para viver (meu maior sonho na época também, felizmente realizado!). Passei grande parte da minha adolescência acompanhando as aventuras da garota e sua sobrevivência na selva escolar e me identifiquei demais com ela! Já a série Fala Sério.. eu não li todos os livros, mas também acho uma boa opção para essa fase pré-adolescente.

 

 Victoria e o Patife é um romance de época levinho, ideal para essa fase! Já o livro Quando Tudo Muda, traz importantes lições sobre as mudanças que muitas vezes a vida nos traz e uma mensagem positiva sobre como elas podem agregar coisas boas. Um livro que me marcou demais, mesmo tendo 18 anos na época!
 


 

 

 

9 comentários:

  1. Oi, amei todos os livros que você indicou para esse dia ♥
    Eu me sinto um ET por nunca ter lido Alice no País das Maravilhas rsrs
    Beijos!!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura! Que lista bacana. Eu adicionaria nesta lista Branca de Neve e Os Três Porquinhos, A Turma da Mônica e todos os gibis desta época quando a dentuça surgiu para se tornar mais querida do Brasil. Adorei a lista. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura,
    amei a sua lista, eu indicaria O pequeno príncipe para todas as idades e Coraline também amei. Deu uma nostalgia lembrar de quando eu lia esses livros.
    Na verdade gostei de todos que você indicou.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas de livros. Estou tentando fazer minha sobrinha de 9 anos se interessar por leitura, mas ela está muito arredia rs
    Vou usar a lista para ver se ela se interessa.
    Lembro que amava ler os livros do Pedro Bandeira quando estava começando, são ótimos.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei demais as dicas de livros, adoro livros assim, mesmo tendo 22 anos, hahahahaha. <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Laura.
    Eu era criança com 12 anos sim. Até os quatorze brincava de boneca hehe. O Pequeno Príncipe será minha próxima leitura. E Coraline está na fila.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Laura,
    Curti sua lista, mas com certeza acrescentaria a série do Diário da Princesa de Meg Cabot. Ela fez toda diferença no meu momento de transição de adolescente para adulta ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    O bom de dar para uma criança a série Desventuras em Série é que ela tem livros para ler por um bom tempo hahaha, eu acho que Coraline funciona se a criança gostar de um terrorzinho da vida (de Hotel Transilvânia para baixo). Ma adorei a lista!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Laura! :)
    Adorei as indicações A leitura deve ser incentivada desde muito cedo. :) Com essas dicas fica muito mais fácil.
    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥