14/10/2020

Resenha: Dois - Vanessa Reis

 

Título do livro: Dois

Autor(a): Vanessa Reis

Editora: Independente

Número de páginas: 421

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Dois é cheio de referências, sincero, divertido, emocionante. São duas visões da mesma história, dois olhares diferentes da mesma situação; é a vida a dois de Liv e Ben - e por vida, leia-se a sucessão de dias que eles passaram juntos.

Ela sempre encontra uma forma de se desapontar, ele sempre enxerga qualidades a defeitos. Ela sempre desiste das coisas que quer bastante, ele sempre se doa por inteiro. Ela prefere calar e engatar assuntos aleatórios para camuflar o que sente, ele sempre escancara o coração – nem que pra isso tenha de reviver cenas clássicas de filmes dos anos 80: filmes que ele nem conhece; filmes que ela adora.

Esta é uma história sobre as primeiras vezes, não sobre o primeiro amor. Sobre quem prefere doer a fingir que não sente. Sobre sorrisos que nascem despretensiosos e corações que se partem em tempo real. Dois é um retrato da vida, das relações de amizade e do amor em seus encontros e desencontros, em suas desventuras e esperanças dilacerantes.

Resenha: Conheci esse livro por meio de uma fanpage de Gilmore Girls no Facebook. Não preciso dizer que logo fiquei intrigada para descobrir qual a relação entre a leitura e minha série favorita de todos os tempos, o que me fez embarcar sem pensar duas vezes nessa história. Uma excelente decisão!


 Liv e Ben são os protagonistas, responsáveis pela narração de capítulos intercalados. Ele é cartunista e ela jornalista. Possuem personalidades distintas, mas se conhecem em meio aos casos e acasos da vida. E nem é preciso dizer que o que acontece depois...

 

"Machado que me perdoe, mas os olhos de Capitu são uma marola perto do turbilhão de sensações destes olhos negros. Olhos que conversam, que anunciam; entontecem."


 Pessoas complicadas, cheias de sonhos, defeitos e qualidades. Se tivesse que resumir a trama de Dois diria que é sobre o amor e suas particularidades. Como ele nasce nos detalhes e morre pela ausência deles, tanto num relacionamento quanto numa amizade. Uma narrativa construída com delicadeza e por dois olhares paralelos.

 

 É claro que há muito mais no livro do que apenas o relacionamento entre Liv e Ben. Problemas familiares, amizades, inseguranças e outros temas frágeis encontram espaço na história. Acho que nunca grifei tantos quotes num livro só! Me identifiquei com tantos, que é impossível escolher um favorito.


"Estamos parecendo yin-yang, porque tudo o que me falta, ele tem."


 A única ressalva que preciso apontar, é em relação aos diálogos dos personagens. A escrita da Vanessa é diferente de tudo que já li, e por meio de metáforas e comparações ela costura pensamentos e falas, acrescentando referências da cultura pop no meio. O que torna tudo poético e interessante, mas cansativo também.

 

 Simples pensamentos tornam-se longos monólogos internos, criando conflitos entre o leitor e o personagem. Falando neles, os coadjuvantes tem seu merecido destaque  e muitas vezes roubam a cena. Alice, melhor amiga e prima de Liv, e Marissa são o retrato da amizade que todo mundo gostaria de ter!

 

"Preciso costurar uma teia de palavras em minha volta, seja lendo ou escrevendo porque, só assim, eu sei ser de verdade."

 

 Em resumo, ler Dois foi como assistir a um episódio de Gilmore Girls. Longos diálogos, referências dr cultura pop (que muitas vezes você não entende) e uma história leve com personagens reais, que você você vai amar e odiar ao mesmo tempo. Uma experiência agridoce, que vale a pena!


"Pela primeira vez depois de muito tempo eu sinto que estou realmente pronta para trazer alguém para dentro da minha bagunça interior."

 


 

 

 

11 comentários:

  1. Oi, Laura! Me parece um ótimo livro não é mesmo! Que bom que a leitura tenha lhe conquistado positivamente. Ótima resenha. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura!
    Você fez o coração dessa autora aqui aquecer e brilhar como decoração de Natal em dezembro!
    Muito obrigada, de verdade, por tanta gentileza e pelo carinho na escolha de cada palavra! Eu fico toda emocionada por saber que Dois te foi uma boa companhia, por saber que você gostou da história e das personagens! Muito obrigada por esse texto LINDO! Fiquei tão feliz que o sorriso não cabe em mim!

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Dois é o tipo de livro que permanece com a gente mesmo depois de um tempo. Amei a resenha! Tão feliz de ver alguém compartilhando os sentimentos com um dos meus livros favoritos!

    ResponderExcluir
  4. Oi laura, tudo bem? A referência a Girlmore Girls me deixou bem interessada! Não conhecia a obra, mas acho que é uma leitura que eu curtiria!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laura! Tudo bom?
    Falou em Gilmore Girls você tem a minha atenção! Eu adorooooo livros com muitos diálogos e aquela coisa que soe bem natural, tipo GG mesmo, então fiquei muito curiosa com essa história!
    Não conhecia, mas vou procurar pra ler sim.

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Fiquei bem curiosa sobre o livro quando vi no instagram.
    Já quero ler pelas referências e para descobrir mais sobre os personagens
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, e apesar de nunca ter assistido a GG, sabe que fiquei curiosa com essa obra? Vou garantir um exemplar para mim!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Oi Laura eu conheço a escrita da autora e realente é maravilhosa, eu gosto das metáforas usadas e como ela consegue ser única na forma de se expressar.
    Amei saber que leu.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Laura!

    Ainda não conhecia a obra, parece bem bacana! Adorei a sua resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Laura!!
    Ainda não conhecia esse livro!
    Amo personagens que eu amo e odeio ao mesmo tempo!
    Obrigada pela dica ;)

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  11. Não é a minha vibe do momento mas tenho certeza que lerei, sou muito de fases. ahah
    A capa é muito linda.
    Beijos beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥