28/10/2020

Resenha: A Pequena Livraria dos Corações Solitários - Annie Darling



Título do livro: A Pequena Livraria dos Corações Solitários

Autor(a): Annie Darling

Editora: Verus

Número de páginas: 308

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Em A pequena livraria dos corações solitários vamos conhecer a história de uma pequena livraria em Londres, onde Posy Morland passou a vida perdida entre as páginas de seus romances favoritos. Assim, quando Lavinia, a excêntrica dona da Bookends, morre e deixa a loja para Posy, ela se vê obrigada a colocar os livros de lado e encarar o mundo real. Porque Posy não herdou apenas um negócio quase falido, mas também a atenção indesejada do neto de Lavinia, Sebastian, conhecido como o homem mais grosseiro de Londres. Mas Posy tem um plano astucioso e seis meses para transformar a Bookends na livraria dos seus sonhos ― isso se Sebastian deixá-la em paz para trabalhar. Enquanto Posy e os amigos lutam para salvar sua amada livraria, ela se envolve em uma batalha com Sebastian, com quem começou a ter fantasias um tanto ardentes... Resta saber se, como as heroínas de seus romances favoritos, Posy vai conseguir o seu “felizes para sempre”. A história de Posy é a primeira da série A Livraria dos Corações Solitários, que vai retratar cada um dos funcionários da livraria, um “alegre bando de desajustados”, que por uma razão ou outra desistiram do amor e, ainda assim, o encontram quando menos esperam. Em A pequena livraria dos corações solitários, Posy e seus amigos vão aquecer o coração dos fãs de romances com suas histórias e deixar todos com vontade de ler os próximos livros dessa divertida e apaixonante série.

 

 

Resenha:  Posy Morland é uma mulher londrina que ainda muito cedo precisou aprender a se virar como podia. Acontece que seus pais morreram num acidente quando ela tinha 21 anos, deixando-a sem chão e responsável por seu irmão mais novo Sam.


 Durante toda a vida, eles trabalharam na livraria Bookends, o que fez com que ela crescesse rodeada por páginas e mais páginas de grandes romances, seu gênero literário favorito. O estabelecimento vinha passando de geração em geração, e era um verdadeiro ponto turístico da cidade. Lavinia, a atual dona, sempre nutriu muito carinho pela família de Posy e prometeu que eles teriam um teto sobre suas cabeças e que nunca faltaria dinheiro, já que Posy era sua funcionária.


"Em uma coluna que escreveu para a The Bookseller em 1963, Lavinia recordou: "Minha mãe e eu encontrávamos consolo entre as estantes. Para compensar a fata de uma família, nós nos sentíamos alegremente adotadas pelos Bennet, em Orgulho e Preconceito, pelos Mortmain, em I Capture the Castle, pelos March, em Mulherzinhas, pelos Pocket, em Grandes Esperanças. Encontrávamos o que buscávamos nas páginas de nossos livros favoritos. " "


 Já em idade avançada, Lavinia acaba falecendo e seu funeral é o ponto de início da narrativa. Em poucas linhas o leitor vai descobrindo mais sobre a personalidade dessa mulher muito querida por todos, e referência no mercado literário. Herdou a Bookends de sua mãe, Agatha, que ganhou a livraria dos pais numa tentativa de distraí-la do movimento sufragista. Ou seja, a Bookends sempre teve  mulheres fortes e decididas em sua liderança.


 Mas em meio à tristeza e recordações, Posy descobre que Lavinia lhe deixou um desafio: Se em 2 anos ela conseguisse alavancar a Bookends, seria a nova dona da livraria. Caso contrário, Sebastian Thorndyke, neto de Lavinia, é quem assumiria a direção do local. Mesmo insegura e se achando incapaz ela logo parte para um plano de ação.


"Porque você, minha querida, mais que qualquer outra pessoa, sabe que lugar mágico uma livraria pode ser, e sabe que todos precisam de um pouco de magia na vida."


 Mas o que já parecia difícil se torna ainda pior com a presença constante de Sebastian, que insiste em fazer suas imposições e não consegue ouvir opiniões contrárias. Não é atoa que é conhecido como o homem mais grosso de Londres! O qual Posy nutre uma paixonite obsessiva desde à infância, por mais que negue...


 A Pequena Livraria dos Corações Solitários é um livro que divide opiniões desde seu lançamento. Tem inúmeros furos, falhas e alguns absurdos; mas mesmo assim conseguiu me divertir horrores e me prendeu do início ao fim!


"Foi então que os jornais começaram a chamá-lo de O Homem mais Grosso de Londres. A partir daí, Sebastian vinha agindo de acordo com o título - não que ele precisasse de muito incentivo para se comportar de modo desagradável e totalmente ofensivo."


 O ponto alto da leitura foi o plot da livraria. Ver a Posy amadurecendo e tomando conta dos negócios foi incrível! Além disso, a história por trás da Bookens é encantadora e arrisco dizer, inspiradora também. O livro é repleto de referências literárias, que me fizeram ter vontade de ler todas as histórias citadas só para poder entendê-las melhor! 

 

 Os personagens coadjuvantes também tem o seu charme, e me animei em continuar com a leitura da série ao saber que vou poder conhecer mais de cada um. A Nina e seu estilo pin-up de ser, a Verity e seus problemas de socialização (me identifiquei!), o Tom e seus mistérios.. Sem falar no Sam e na Pequena Sophie, os dois adolescentes mais fofos que existem! 


"Um dia você vai acordar e não haverá mais tempo para fazer as coisas que você sempre quis. Faça-as agora."


 Sobre a questão polêmica do Sebastian: ele é sim arrogante, insuportável e machista. Achei que a autora pesou muito a mão na hora de construir um personagem "frio", e que ele poderia sim ter dado mais dicas de que gostava da Posy (ao invés de provocá-la o tempo inteiro). Mas por incrível que pareça, eu gostei da química dos dois!

 

 Foi graças à ela que Posy começou a escrever sua fanfic  seu romance de época cujos protagonistas eram ela e Sebastian haha. Um tanto quanto problemática essa obsessão e as coisas que ela escrevia, deixando claro que isso não ia dar bom e enfim... já dá para imaginar.


"E, de qualquer modo, aquele era Sebastian! E ela era Posy, e eles eram como óleo e água, ou listras e bolinhas, e uma infinidade de outras coisas que não combinavam entre si."

 Em resumo, é um livro bobinho em inúmeros aspectos e tem muitos furos que podem te incomodar ou não. Mas em meu ponto de vista, a diversão proporcionada pela leitura sobressaiu os defeitos e não é porque eu gostei que concordo com as atitudes de certos personagens. É uma história que cumpre o que promete, mas não espere nenhuma obra-prima!




14 comentários:

  1. Eu adoro histórias que envolvem livrarias e livros, tenho certeza que me divertiria lendo este livro. Mas eu sinceramente detesto personagens como sebastian, não sei se suportaria kkkkkkkkk
    Amei a resenha!!!

    Beijos
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura! Que bom que a leitura foi satisfatória. Muitos livros possuem furos, mas se a diversão é garantida vale a pena ler a obra. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura, tudo bem?
    O enredo parece bem interessante, apesar das falhas que você citou fiquei curiosa. E eu particularmente gosto de livros/filmes que se passam em livrarias.
    Abraços,
    Ava
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como você está? Espero que esteja bem.
    Eu acho um charme histórias que envolvem livrarias, e achei sua resenha incrível.
    Gosto muito de livros nesse estilo mais leve, acho que vou ler.
    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  5. Ei, Laura, tudo bem? Eu li esse livro recentemente e fiquei com sentimentos conflituosos a respeito de Sebastian, insuportável, mas ele me arrancou alguns sorrisos, e eu gostei da Posy do início ao fim, como você mesma disse, ela evoluiu, e concordo com você , o livro é cheio de furos, mas ainda é divertido e acho uma boa pedida para quem está com problemas de leitura, eu adorei a sua resenha, me identifico e concordo, aliás, eu não mencionei ainda, mas somos xarás kkk! Beijocas.

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Oi, Laura! Tudo bom?
    Eu li... o segundo volume dessa série, acho? Que veio em parceria e como eram histórias independentes, dei uma arriscada.
    Gostei bastante, mas não foi uma narrativa que me deixou SEDENTA por tudo da autora. É uma leitura simpática pra momentos de ressaca literária, e é ótima por isso!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii, ótima resenha. Gostei bastante do enredo, já não gostei do Sebastian kkkk e o que Posy tem cabeça em se apaixonar por esse cara?
    Bjs!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Laura!

    Tenho esse livro há um tempo, mas ainda não o li. Agora percebo que é melhor não ter altas expectativas, rs. O que mais chamou minha atenção foi o fato de ela trabalhar em uma livraria.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    https://artesaliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo muito essa série, mas esse primeiro é bem sofridinho de ler por causa do Sebastian. Acho que ele devia ter sido menos chato e a história fluiria melhor.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Laura! Tudo bom? ^-^
    A premissa (e a capa!) desse livro me chamaram atenção desde o lançamento, mas nunca a ponto de me fazer querer investir na leitura, sabe?
    Confesso que gostei muito de saber mais sobre a história e as suas impressões, e adorei os quotes que você selecionou... Ainda assim, não sei se tenho paciência pra aguentar um mocinho que parece ser tão rabugento e machista ]:
    Alguns meses atrás me arrisquei na leitura de "A pequena livraria dos sonhos" e menina do céu, que grande decepção! Tem uma premissa bem semelhante, com muito do foco da história sendo voltado para os livros e tal... Mas os protagonistas mataram a história pra mim (terminei a leitura na força do ódio, basicamente kkkkk). A narrativa também contava com um mocinho que me tirava do sério, entãaaao... Acho que a leitura de "A pequena livraria dos corações solitários" vai ter que ficar pra depois ]: kkkkkkkk.

    Um super beijo e um ótimo final de semana! :* <3
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Parece mesmo ser um livro leve e perfeito para uma leitura despretensiosa, apesar dos furos, tenho lido muitas resenhas positivas sobre essa obra. Confesso que não é um gênero que curto muito, mas se faz o leitor se divertir, já ganha pontos comigo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  12. Olá, Laura.
    Eu só li o terceiro livro dessa série e não pretendo ler os outros. Esse principalmente porque a grande maioria das resenhas que li dele foram negativas e com certeza vou me estressar com esse protagonista masculino.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Parece ser uma leitura muito agradável apesar dos furos, não sei se leria pois estou cansada de personagens rabugentos ultimamente, minha leitura atual está assim KKKKK
    Prefiro esse tipo de narrativa mais em filmes porque acaba rapidinho!! <3
    Beijoss, Blog Seja Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  14. Oi Laura,
    Eu não gostei nadinha desse livro. Antipatizei tanto com os protagonistas, achei Sebastian um grosso, sem educação, Posy irritante e carente. Não funcionou para mim, tanto que nem continuei com a série, infelizmente.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥