16/11/2021

Resenha: A Filha Ideal (Femme Fatale) - Aione Simões


Título do livro: A Filha Ideal (Femme Fatale)

Autor(a): Aione Simões 

Editora: Increasy Consultoria Literária

Número de páginas: 109 

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Yasmin cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão — ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.


Entre letras de músicas, posts em sites de celebridades e uma narrativa em formato de diário, A Filha Ideal é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. Faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 11 novelas sem relação entre si de 11 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura.

 Resenha: Por amor a si mesmo, até onde você iria? Existe algum limite ou tudo é válido para o próprio bem estar? Não vejo outra maneira de começar essa resenha, do que não com essas duas perguntas importantíssimas.

 Yasmin é um sucesso do pop brasileiro. Cresceu sob os holofotes e sua linda voz fez com que ainda muito pequena se tornasse um fenômeno da música. Agora mais velha, sustenta o título de "filha ideal" dado por uma revista, por nunca ter se envolvido em qualquer escândalo e ser o orgulho do pai e empresário, o Sultão da indústria.

 Mas ao contrário do que todos pensam, Yasmim está cansada dessa imagem. Está cansada de não poder cantar e escrever suas próprias músicas, de não poder usar as roupas que quer e não ter nenhuma liberdade para se expressar. Para piorar, um contrato com uma marca famosa e conservadora de roupas, faz a cantora se sentir ainda mais enclausurada.

"Porque nada na minha vida está em minhas mãos. 
Nunca esteve.
E só agora estou me dando conta disso."

 Até que um dia, Yasmim encontra a oportunidade perfeita para saber como é viver uma vida totalmente anônima: um show de talentos que está ocorrendo em um barzinho. Devidamente disfarçada, ela decide ir mas não para competir, e sim ver outras pessoas e se divertir. É quando conhece Alain, por quem se encanta instantaneamente e que parece corresponder.
 
 Após trocarem números de telefone, os dois passam a se corresponder por mensagens de texto e um sentimento bonito e sincero começa a florescer. Mas o rapaz não sabe a identidade verdadeira de Yasmim, que continua se sentindo deprimida com a atual situação de sua vida. Mal sabe ela que os problemas estão apenas começando a aparecer, e que ela vai precisar fazer algumas escolhas e sacrifícios durante essa jornada...

 "A Filha Ideal" é uma releitura da história do Alladin, e durante a leitura consegui pegar várias referências (e olha que nunca fui muito fã dessa história da Disney). Vamos acompanhando a vida e os pensamentos da Yasmin por meio do seu diário, e no começo fiquei preocupada achando que a leitura seria cansativa por conta desse formato, mas muito pelo contrário! Me senti realmente próxima da protagonista e pude sentir sua angústia e ansiedade a cada linha.

"Eu odeio pensar que todo mundo me conhece, enquanto eu mesma não faço a menor ideia de quem sou."

 Foi meu primeiro contato com a escrita da Aione (que já conhecia por meio do blog), e fiquei encantada! Amei a maneira como ela se aprofunda em seus personagens e aborda temas importantes (como o machismo, por exemplo), indo muito além de um romance clichê, que era o que eu estava esperando.


 E falando sobre a protagonista: você pode até não concordar com suas atitudes, mas confesso que achei difícil condená-la por elas. Não posso falar muito porque acabaria revelando spoilers importantes, então sugiro muito que leiam "A Filha Ideal" e torçam pela felicidade da Yasmim!

"Talvez "maturidade" também significasse ser capa de reconhecer o que deve ser deixado para trás em nome da felicidade."





9 comentários:

  1. Oi, Laura. Como vai? Menina que resenha bem feita. Adorei! Que bom que a obra funcionou pra você. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser ótimo, eu ainda conhecia.
    Os quotes selecionados são bem fortes, principalmente o que ela diz que não se conhece.

    Ótima resenha.
    Beijos,
    Anni

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura,
    Eu já li umas duas novelas dessa coleção e gostei bastante, mas ainda não sabia do que se tratava Filha Ideal, além de que é uma releitura da princesa Jasmine. Quando possível vou ler!
    E você viu que está saindo uma coleção nova de novelas baseadas nas vilãs de contos de fadas?
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, Laura.
    Eu li duas novelas dessa coleção e gostei bastante, só acho as histórias muito curtas hehe. Mas ainda quero ler todas elas, essa incluso. E espero gostar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura,
    Eu preciso dar uma chance a Aione e para ontem!
    Eu já tive o prazer de conhecê-la em eventos que ela mediou, mas não li nada dela ainda. Talvez eu comece com essas novelinhas mais curtas.
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha. Essa série de livros parece ser muito boa, mas eu nunca começo a leitura
    Gosto muito da Aione e esse livro parece ser ótimo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu comprei esse livro quando estava gratuito, mas ainda não li.
    Na verdade nunca li nada da Aione, apesar de adorar o conteúdo dela como booktuber faz tempo, acho que está na hora de eu dar uma chance ao seu trabalho como escritora.
    Amei sua resenha, que bom que gostou do livro.

    beijos,
    www.nandadoria.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ahhh, eu sou apaixonada por releituras, pois sou apaixonada por contos de fadas e histórias Disney. Só ai já me ganhou para eu conhecer essa narrativa :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥