16/02/2022

Resenha: Avalon High - Meg Cabot


Título do livro:
  Avalon High

Autor(a): Meg Cabot 

Editora: Galera Record

Número de páginas: 429

Sinopse: AVALON HIGH pode não ser exatamente o lugar onde Ellie gostaria de estudar, mas até que não é tão ruim assim. Uma escola americana normal, frequentada pelos mesmos tipos de sempre: Lance, o esportista; Jennifer, a animadora de torcida; e Will, o presidente da turma, jogador talentoso, bom moço... e muito charmoso! Mas nem todos em AVALON HIGH são o que parecem ser... nem mesmo Ellie, como ela logo vai descobrir. Depois de um esbarrão durante uma corrida no parque, os destinos de Ellie e Will parecem estar irremediavelmente entrelaçados. Ela começa a notar uma série de estranhas coincidências entre o seu cotidiano e a lenda do Rei Arthur — nomes similares, triângulos amorosos, sociedades secretas — mas qual seria seu verdadeiro papel nessa história? Como em Camelot, estariam seus novos amigos fadados a um trágico destino? E pior, o que ela pode fazer para impedir que uma profecia milenar se cumpra mais uma vez? Misturando fantasia, história e romance, Meg Cabot acerta mais uma vez. Uma versão inteligente e bem-humorada da lenda arthuriana.




Resenha: O que prometia ser apenas um clichê adolescente bobinho, na verdade se tornou minha primeira leitura favoritada de 2022.


 Em Avalon High, vamos conhecer Ellie, cujos  pais são professores universitários e medievalistas, o que explica suas mudanças constantes para novas cidades. Infelizmente, a menina é obrigada a acompanhá-los todas as vezes e não consegue entender a obsessão com a Idade de Média. Afinal, pra que estudar um período tão horroroso na história como esse? 


"Afinal, como é que alguém pode ter vontade de deixar tudo para trás, largar todos os amigos, fazer um monte de amizades novas em uma escola totalmente nova e, bem quando começa a pensar: Tudo bem, isto aqui até que não é tão mau", já tem que deixar tudo para trás de novo depois de um ano e voltar para o lugar de onde saiu?"

 

 Mas logo as coisas começam a ficar mais interessantes quando ela conhece Will em sua nova escola. O garoto mais popular e incrível... que infelizmente namora. Com sentimentos conflituosos a respeito dele, Ellie tenta se contentar com apenas amizade quando coisas estranhas começam a acontecer. 


 A protagonista percebe que que Will, Lance (melhor amigo de Will) e Jeniffer (namorada de Will, possuem muitas semelhanças com a história do rei Arthur. Semelhanças demais para serem apenas coincidências... Mas o que parecia apenas ser uma teoria boba, acaba se tornando real quando ela descobre que o mundo está em perigo com a aproximação das forças das trevas, e que ela pode ser a única a evitar um grande estrago...


"Se é que dá para chamar o fato de você perceber que está totalmente de quatro de tão apaixonada por alguém de pavor."


 Desde que dei uma nova chance à Meg Cabot lá em 2020, acabei me tornando fã das histórias da autora e sempre que possível (ou quando enfrento uma ressaca literária, lá vou eu em busca de mais um livro dela. Foi assim que descobri Avalon High e me apaixonei pela história!


 Pela sinopse já dá pra ver que não é o tipo de livro que vai mudar sua vida, e nem vai trazer grandes lições. Mas eu me diverti e muito! A narrativa é uma farofada só: tem plot de seita secreta, tem clichês dos livros adolescentes, tem romance, tem lenda Medieval... Não é atoa que li tudo pouquíssimo tempo! Nem senti as 429 páginas passarem.


"Reparei que os olhos dele eram do mesmo tom azul da minha piscina quando eu consigo deixar o cloro e a acidez do pH certinhos. Só que a minha piscina só tem dois metros e meio na parte mais funda, e os olhos de Will pareciam incomensuráveis... como se, se eu mergulhasse neles, nunca seria capaz de chegar ao fundo."

 

 O que eu mais gostei foi o desenvolvimento da história do rei Arthur. A autora realmente pesquisou sobre o tema, e trouxe informações interessantíssimas que eu nem sabia. Mas o romance não fica nada atrás! Aliás o Will é meu novo crush literário dos sonhos haha.


 Pra quem gosta de histórias leves e quer uma leitura para se divertir, nem precisa mais procurar, porque já encontrou! Fiquei sabendo que existe o filme, disponível no Disney +, e em breve pretendo assistir!


"Nem a pau eu iria reconhecer isso na frente dos meus pais, mas a história toda do rei Arthur até que era mesmo meio legal. A razão porque fizeram tantos filmes e livros e poemas e musicais sobre orei Arthur (isso sem mencionar escolas batizadas de Avalon por causa da ilha mítica para onde ele foi no fim, para morrer) é que a vida dele serve como uma boa ilustração da teoria heroica da história: de que um indivíduo (não um exército; não um deus; não um super-herói; só um Zé Mané qualquer) pode alterar permanentemente o curso dos acontecimentos mundiais."




2 comentários:

  1. Oi, Laura. Como vai? Me parece uma leitura para lá de divertida, não é mesmo? Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura,
    Achei esse livro muito bacana, apesar de ter uma base clichê, ele traz uma fantasia encima de uma história já conhecida, o que faz o leitor se identificar. Coloquei o título na minha lista de futuras leituras.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥