15/04/2024

Resenha: Betting On You - Lynn Painter

Título do livro:
Betting On You
Autor(a): Lynn Painter
Número de páginas: 432
Editora: Simon & Schuster Books for Young Readers
Sinopse: Quando Bailey, de dezessete anos, começa um novo emprego no parque aquático de um hotel, ela não fica nada entusiasmada ao ver que um velho conhecido é um de seus colegas de trabalho. Bailey conheceu Charlie há um ano, no longo voo para Omaha, para onde se mudou após o divórcio dos pais. O cinismo de Charlie não combinava bem com o temperamento cuidadosamente comportado de Bailey, e seus comentários intermináveis ​​eram a cereja irritante no topo de uma viagem já emocionalmente carregada.

 Agora, Bailey e Charlie ainda são pólos opostos, mas em vez de tudo sobre ele irritar Bailey, ela começa a querer sair e fofocar sobre os visitantes do parque aquático e seus colegas de trabalho - especialmente dois que continuam flertando um com o outro. Bailey e Charlie apostam se o casal vai realmente ficar junto ou não. Charlie insiste que membros do sexo oposto não podem ser apenas amigos, e Bailey está determinada a provar que ele está errado.

 Bailey e Charlie acompanham de perto o progresso romântico dos outros, enquanto Charlie trabalha para desviar os sentimentos crescentes que desenvolveu por Bailey. Com medo de perdê-la se sua paixão se tornar conhecida, o que não ajuda em sua agenda é o "namoro falso" de Bailey e Charlie, a fim de interromper as gentilezas irritantes entre a mãe de Bailey e o novo namorado de sua mãe. Logo, o que Charlie esperava evitar se torna realidade quando Bailey começa a vê-lo não apenas como um amigo em quem ela pode confiar no meio do drama familiar - mas como alguém que faz suas mãos tremerem e seu coração disparar. Mas Charlie tem um segredo – um segredo que envolve Bailey e outra aposta que Charlie pode ter feito. Será que os dois conseguirão dar certo... ou o segredo de Charlie os condenou antes que pudessem começar?



Resenha: Depois de ter lido (e me apaixonado!) por "Melhor do que nos filmes", fiquei curiossísima para ler "Betting On You" após ver alguns leitores comentarem no TikTok que era bem melhor do que o primeiro. Com isso, as expectativas para essa leitura foram altíssimas, e me arrisquei a ler o livro em inglês mesmo (já que ele ainda não foi traduzido para o português e nem tem previsão de ser lançado por aqui). Posso dizer que elas foram ultrapassadas, mas algumas ressalvas devem ser feitas.


 Charlie e Bailey se conheceram num aeroporto prestes a embarcar num voo onde tiveram que dividir o assento. Uma viagem longa de 10h foi o suficiente para os dois perceberem o quanto não tinham nada em comum. Bailey é o tipo de menina certinha que não se arrisca e adora seguir regras, enquanto Charlie é extremamente despachado e faz de tudo para quebrá-las.


"Mas enquanto eu sentava e assistia aos outros viajantes transitando pelo terminal, não pude deixar de imaginar quantos deles estavam sendo forçados a irem para algum lugar que não queriam, e começar uma nova vida que eles não tinham nenhum interesse. E se eu fosse uma apostadora, provavelmente diria zero."


 Filhos de pais separados, os dois se encontram muitos anos depois no hotel onde começaram a trabalhar, e percebem que possuem mais em comum do que imaginam. Apesar de Charlie ter uma forte filosofia de que homens e mulheres não podem ser amigos, Bailey sabe que ele está totalmente errado. E é quando eles se unem em prol de um bem maior, ajudar a Bailey a espantar o novo namorado da mãe que vem cada vez mais tomando espaço em sua casa, que um sentimento novo e perigoso passa a surgir entre os dois....


 Betting On You reúne vários clichês que conhecemos e amamos! Aqui temos enemies to lovers, fake dating e aposta. No entanto, acho que a autora acabou perdendo um pouco a mão e não soube desenvolver bem todos eles. O livro possui forte inspiração do filme "Harry e Sally - Feitos um para o outro" (que coincidentemente eu assisti pela primeira vez no dia em que iniciei a leitura).


" - Eu tenho absoluta certeza de que nunca duas pessoas estiveram tão desinteressadas uma pela outra como nós estamos, mas só queria confirmar.
- Oh, eu definitivamente posso confirmar isso."


 O relacionamento de Charlie e Bailey é recheado de implicância, comentários ácidos e provocações, construindo uma tensão maravilhosa que faz o leitor querer que eles se acertem logo. A química entre eles é ABSURDA e o Charlie é o típico mocinho das histórias da Lynn, que não fica atrás do Wes Bennet e também faz parte da minha listinha de "crushes literários". O fake dating deles, foi sem sombra de dúvidas a minha parte favorita da história.


 É por isso que fiquei tão brava com a forma em que a autora construiu o clímax da narrativa. Depois de todo o carinho que Charlie mostrou ter com a Bailey durante o desenvolvimento, pra mim foi inaceitável a mudança de comportamento dele. Parece que ela não sabia como construir um conflito para a história, e simplesmente jogou isso nas costas do Charlie e da aposta, o que não fez sentido nenhum quando a gente para pra observar seus comportamentos e atitudes durante a narrativa.


"Em algum lugar entre Omaha e Colorado, eu me apaixonei verdadeiramente, loucamente e ridiculamente por Bailey Mitchell."


 Além disso, já deu pra perceber que a Lynn gosta de jogar os conflitos quando faltam menos de 20% pra leitura acabar, o que deixa o final todo mal resolvido e explicado, como se ela estivesse com pressa para acabar logo. Incluindo a aposta, que foi bem mal desenvolvida e só teve relevância mesmo no final. 


 Os capítulos são divididos entre Charlie e Bailey, mas o coitado faz mera presença figurativa, já que seus capítulos tem entre 3 e 5 páginas e normalmente se resumem a fazer comentários sobre os últimos acontecimentos. Ela não se aprofunda no seu perfil psicológico, e sinto que isso atrapalhou um pouco. Se por um lado sabemos tudo de Bailey, os capítulos do Charlie deixam muito a desejar.


"Estávamos os dois rindo, e por alguma razão, eu senti como se uma corda invisível estive me puxando cada vez mais perto a cada vez que ela sorria pra mim."


 Senti falta também de uma abordagem um pouco mais aprofundada nos dramas que aparecem durante a história. A ansiedade do Charlie, a relação de Bailey com os pais, a relação do Charlie com os pais... tudo isso é abordado na narrativa, mas fica de pano de fundo e nenhum desses pontos é resolvido. Talvez ela planeje uma sequência, e seria bem legal se ela se aprofundasse mais nessas questões.


 Apesar de todas as ressalvas, eu realmente AMEI ler "Betting On You", mas não acho que seja superior a "Melhor do que nos filmes". Os protagonistas Charlie e Bailey são incríveis juntos, todas as cenas românticas dos dois são de suspirar e eu realmente amei conhecê-los. Uma pena que a autora não tenha desenvolvido melhor o clímax e os problemas apresentados, que foi o que me fez tirar uma estrelinha da avaliação final. Mesmo assim, pretendo ler a versão traduzida quando ela chegar no Brasil, e recomendo MUITO para todos os românticos incorrígiveis e que amam um final feliz. 


" - Acredite, naquele vôo, eu odiei você com a intensidade de mil sóis.
- Para os quais você pediria protetor solar especial, que era metade orgânico e metade normal."



2 comentários:

  1. Oi! Tomara que esse livro chegue logo aqui, o outro da autora que li eu amei e esse parece ser ainda melhor. Bjos!!
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da autora mas nunca me arrisquei em ler seus YA..., mas pela tua resenha, ele parece realmente valer a pena
    https://www.balaiodebabados.com.br/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥