Resenha: Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling

by - 1.2.26



Título do livro: Harry Potter e a Câmara Secreta

Autor(a): 

Editora: Pottermore Publishing

Número de páginas: 352

Está disponível no Kindle Unlimited? Não!

Sinopse: O verão de Harry Potter incluiu o pior aniversário de todos, avisos macabros de um elfo doméstico chamado Dobby, e ser resgatado dos Dursleys por seu amigo Rony Weasley em um carro voador mágico! De volta à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para seu segundo ano, Harry ouve estranhos sussurros ecoando pelos corredores vazios - e então, os ataques começam! Estudantes são encontrados transformados em pedra... As previsões sinistras de Dobby parecem estar se tornando realidade.


Resenha: Harry Potter mal pode esperar para iniciar mais um ano em Hogwarts. Especialmente depois do último verão terrível em que passou com os tios. Mas depois de ter passado as férias sem receber nenhuma carta ou tentativa de contato por parte de seus amigos, suas preocupações se redobram quando um elfo doméstico chamado Dobby aparece na Rua dos Alfeneiros e tenta impedir Harry de voltar para a escola.

 As coisas pioram quando, por causa do elfo, ele acaba se metendo numa baita confusão que gerou seu aprisionamento no quarto, exigindo um verdadeiro resgate cinematógrafico por parte dos Weasley num carro voador. E se isso não fosse ruim o suficiente, Harry e Rony quase foram expulsos após utilizarem o automóvel como transporte para chegar ao castelo, depois de perderem o trem sob circunstâncias suspeitas.  Por isso, tudo o que o menino quer é um ano mais tranquilo que o anterior. Mas Voldemort continua à espreita, e as crianças se vêem envolvidas em mais um mistério, quando alunos que não são sangue puro começam a serem petrificados e Hogwarts passa a não ser mais um local seguro. 


"Harry Potter sobreviveu, e o poder do Lorde das Trevas foi subjugado, e raiou uma nova alvorada, meu senhor, e Harry Potter brilhou como um farol de esperança para todos nós que achávamos que os dias de trevas nunca terminariam, meu senhor. [...]" 


 O segundo volume da saga Harry Potter foi tão bom quanto o primeiro e, definitivamente, não caiu no que chamamos de "a maldição do segundo livro".  A história me prendeu desde a primeira página e finalizei a leitura em poucos dias, ao contrário do primeiro volume que acabei demorando um pouquinho mais. Esse sempre foi um dos filmes que mais gostei na saga, então acho que isso acabou contribuindo também. 

Se em “A Pedra Filosofal” fomos apresentados aos personagens que compõem esse universo, em sua sequência pudemos conhecer um pouquinho mais de cada um deles e eu já comecei a me apegar HAHA. Adorei as cenas na casa dos Weasley (Fred e Jorge são divertidíssimos), o plot dos Malfoy (eu amo/odeio eles) e até mesmo os segredos revelados sobre o Lorde Voldemort e como a existência dele e de Harry estão entrelaçadas. É impossível finalizar a leitura e não se sentir parte de dela, já que a história é bem imersiva e os personagens verossímeis com a realidade. 


" - O que significa isto, Alvo? - perguntou pressurosa a Profª McGonagall.

- Significa que de fato a Câmara Secreta foi reaberta."


Contudo, apesar da narrativa, num geral, ter sido envolvente e releta de reviravoltas, muitos capítulos foram mornos e não acrescentaram em nada para sua construção. Não é de se surpreender que foram, inclusive, cortados do filme. Os conflitos poderiam ter sido desenvolvidos de forma mais rápida, e a impressão que deu é que alguns plots foram colocados “para encher linguiça”. Sabe quando parece que não está indo pra lugar nenhum? Rony e Harry demoraram muito para descobrir o que estava acontecendo, e ainda fico boba de ver como os adultos em Hogwarts parecem ser um bando de incompetentes HAHA. Ainda bem que cortaram o personagem do Pirraça dos filmes, ele consegue me irritar em todos os livros. Ainda bem que ele aparece pouco.

 No geral, a leitura de "Harry Potter e a Câmara Secreta" foi eletrizante e muito boa para o desenvolvimento da história principal e de seus personagens. Apesar das ressalvas, eu me diverti bastante e mal posso esperar para continuar acompanhando as aventuras das crianças em Hogwarts nos próximos volumes. 


"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades."



You May Also Like

0 Comments


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥