06/06/2019

Resenha: Mau Começo - Lemony Snicket (Desventuras Em Série)

Resultado de imagem para mau começo Título do livro: Mau Começo
Autor(a): Lemony Snicket
Número de páginas: 90
Editora: Seguinte
Sinopse:  "Mau começo" é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo.
  De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. 
 É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'.



Resenha: Mau Começo é o livro de estreia da saga de Desventuras Em Série, um verdadeiro sucesso literário que ganhou ainda mais reconhecimento após ter sido adaptado pela Netflix em 2017 e  finalizado em 2019, totalizando 3 temporadas baseadas nos livros.

 Violet Baudelaire, Klaus Baudelaire e Sunny Baudelaire são irmãos, extremamente inteligentes e carismáticos que moram em uma mansão maravilhosa com seus queridos pais. Ao menos era essa a vida em que tinham, após saírem para um passeio na Praia de Sal e lá terem recebido a notícia de que um incêndio misterioso e terrível tomou conta de sua casa, fazendo com que seus pais perecessem nele.

 Os, agora órfãos, Baudelaire ficam então sob os cuidados do banqueiro Sr. Poe, que além de ser encarregado de dar as más notícias às crianças, deve cuidar da imensa fortuna que eles irão herdar quando Violet atingir a maioridade e encontrar um novo lar para eles. 

"Se alguma vez vocês perderam uma pessoa que tinha grande importância para vocês, então sabem como é que nos sentimos nessas horas, e, se nunca perderam, não dá nem para imaginar. Para os jovens Baudelaire, é claro, foi uma experiência especialmente terrível, porque perderam pai e mãe de uma só vez, e durante muitos e muitos dias se sentiram tão arrasados que mal tinham ânimo para sair da cama."

 O Sr. Poe encontra um parente distante dos Baudelaire, Conde Olaf que passa a ser seu novo tutor. A primeira impressão dos órfãos sobre o homem e sobre sua casa é muito ruim, e infelizmente ela só tende a piorar durante a estadia deles. Conde Olaf se mostra verdadeiramente pérfido e cruel, tendo como único objetivo em sua vida roubar a fortuna dos órfãos Baudelaire e sem medir esforços para isso. A partir de então, Violet, Klaus e Sunny percebem que terão que usar todos os recursos e conhecimentos possíveis para sobreviver a essas desastrosas desventuras em série.

 Lemony Snicket além de ser o responsável por trazer essa história tão desafortunada e terrível, é o narrador dela. Os capítulos são conduzidos por meio de seus pensamentos e impressões sobre cada personagem e desde a primeira página Lemony alerta que essa não é uma história feliz com um final igualmente feliz, e que a melhor coisa a se fazer é largar a leitura para evitar decepções. Utilizando como recurso conselhos e falas diretas, Snicket insere o leitor na narrativa, deixando-o a par dos acontecimentos e  tornando-o um dos participantes, como se estivesse de frente para ele contando as desventuras dos órfãos Baudelaire.  

"Violet, Klaus e Sunny Baudelaire eram crianças inteligentes, encantadoras e desembaraçadas, com feições bonitas, mas com uma falta de sorte fora do comum, que atraía toda espécie de infortúnio, sofrimento e desespero: Lamento ter que dizer isso a vocês, mas o enredo é assim, fazer o quê?"

 Em Mau Começo, somos apresentados aos personagens principais e as suas personalidades são bem definidas por Lemony, que faz uma descrição completa desde a aparência até os seus gostos. Além dos absurdos que acontecem a todo tempo, a história é repleta de sarcasmos e críticas, dois elementos característicos da saga Desventuras Em Série e que fazem dela tão peculiar e amada. O livro também é repleto de outras referências literárias, que qualquer leitor com uma boa bagagem  vai conseguir percebê-las sem muitos esforços. 

 Conde Olaf é sem dúvidas um dos "vilões" mais terríveis e odiosos da literatura, e palavras não são suficientes para expressar o quanto ele faz os órfãos Baudelaire sofrerem (nem a série da Netflix conseguiu reproduzir seu caráter detestável), com seus planos malignos e suas tentativas de roubar a fortuna. Os Baudelaire são incrivelmente inteligentes e esforçados, e apesar de tudo de ruim que acontece com eles ao longo da narrativa, conseguem achar algum conforto e esperança apenas por estarem juntos. 

 Mau Começo é um livro de leitura rápida e envolvente o qual o leitor não consegue se desprender e após terminá-lo, já quer começar o segundo. A narrativa deixa inúmeros ganchos para se resolverem em sequência e apesar de não ser uma história feliz com um final igualmente feliz, deixa inúmeras críticas e reflexões a serem feitas para um livro considerado (erroneamente) infantil.
 
  Classificação:

17 comentários:

  1. Oiii Laura

    Eu gosto das resenhas que leio da série, sempre elogiam os livros e a leitura realmente parece ser envolvente e o bom é que é curtinho, deve ir direto ao ponto sem enrolar né? Só me da uma preguiçinha pensar em quantos livros tem essa série, parece que muitos muitos muitos, aí me bate o desânimo. Mas ainda assim, quero conferir pelo menos esse primeiro pra conhecer um pouco mais.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Ivy! Acredito que esse seja um dos principais pontos positivos de Desventuras Em Série, a leitura é rápida e fluida! Você nem vê o tempo passar haha. É verdade, a quantidade de livros assusta um pouco. São 13 livros no total, mas estabeleci como meta para esse ano ler todos e já estou no sétimo volume. Demoro cerca de 2 dias para terminar a leitura, 3 no máximo e já engato no próximo porque a história é realmente envolvente. Espero que goste da saga tanto quanto eu gosto ♥

      Excluir
  2. Eu adoro essa série!!!
    Deu até vontade de reler depois de ler essa publicação <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Clayci! Eu também amoo ♥ Não sei o que vai ser de mim quando eu terminar tudo haha :( provavelmente vou assistir tudo na Netflix de novo pra matar a saudade ♥

      Excluir
  3. Eu lembro que tentei assistir a série na Netflix e não gostei nadinha, desisti no primeiro episódio mesmo HAHAH maaas com livros é diferente, né? Achei interessante isso do narrador já avisar que é uma história triste, mandar desistir da leitura e tudo, deve dar mais vontade de continuar lendo ainda hahahh quem sabe um dia não dou uma chance pra ele, né?

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriela! Sério? Menina, amo Desventuras Em Série desde a péssima adaptação cinematográfica que fizeram em 2004 e quando fiquei sabendo da série quase me consumi tamanha ansiedade haha. É verdade, os livros tendem a ser melhores mas confesso que a série ganha em alguns pontos, em minha opinião, e acredito que no futuro quando eu terminar a leitura da saga toda isso acabe virando um post por aqui! As conversas do Lemony com o leitor são tão reais que a gente se sente até íntima dele haha e é verdade, o tempo todo ele tenta convencer a gente a largar o livro e procurar uma leitura mais feliz. Se resolver lê-lo algum dia, não esquece de me contar o que achou ♥

      Excluir
  4. Oi Laura,
    Eu assisti a série, porque sabia que não ia conseguir ler todos os livros.
    Mas sei que deve ser incrível acompanhar a trajetória dos irmãos Baudelaire, é quase um clássico! rs
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alessandra! Também assisti a série antes de ler os livros e apesar de não ser a maior fã de ebooks, tem sido essa a minha alternativa pra poder ler a saga toda haha. Sim, é uma leitura maravilhosa e realmente é um clássico ♥

      Excluir
  5. Gostei da resenha Laura. Só vejo excelentes comentários sobre Desventuras em Série e ela parece ser realmente uma saga bacana. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Que bom que gostou ♥ Siim, é uma ótima saga! Também vejo bastante gente elogiando e muitas pessoas tiveram um contato maior com os livros, após a série da Netflix. Recomendo muito :)

      Excluir
  6. Oi
    Que bom que gostou da leitura do livro, sempre li resenhas positivas dele mais não tenho vontade de ler eles, mas quero assistir a série que ainda não consegui ver, espero que goste dos proximos livros.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! Siim amei demais ♥ amo acompanhar as desventuras dos Baudelaire. Aah entendo! Eu recomendo muito a série! É bem fiel ao livro, mas os acontecimentos principais se dão de forma mais rápida :) Estou indo para o sétimo livro e estou gostando bastante!

      Excluir
  7. Amo obras que são tão ricas em detalhes e entrelinhas! Fiquei louca para devorar! Que resenha mais linda.

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu também amo e achei a sua descrição bem apropriada para definir o que é a saga de Desventuras Em Série! Ela é cheia de entrelinhas mesmo e possui inúmeras referências incríveis!
      Que bom que gostou da resenha ♥

      Excluir
  8. Oi Laura, eu ganhei a coleção mês passado de Desventuras em série, mas ainda não li. Conheço a história pela série da Netflix e pelo filme de anos atrás. Eu gosto das desventuras dos irmãos Baudelaire, mas concordo que esse não é para ser um livro infantil... se bem que os contos de fadas também não são infantis e crianças amam... vai entender... rsrs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hanna! Lembro de ter visto uma postagem no seu blog sobre isso :) Estou lendo pela internet mesmo (apesar de odiar), mas já estou no sétimo livro. Meu primeiro contato com Desventuras Em Série foi com o filme também e amei a adaptação da Netflix. Menina, não sei quem foi que inventou isso de que Desventuras Em Série é infantil! Dá pra perceber nos livros que essa não é uma história pra crianças socorro. E é verdade, né? Os contos de fadas são bem macabros se parar pra pensar bem hahaha

      Excluir
  9. Oi
    que bom que gostou da leitura, parece ser um bom livro para se ler, mas confesso que essa série não me anima ler.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥