01/07/2019

Resenha: Revolução dos Bichos - George Orwell

https://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx/?pro_id=1574783&qld=90&l=430&a=-1Título do livro: A Revolução dos Bichos 
Autor(a): George Orwell
Número de páginas: 147
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:  Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. 
 Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.
 Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.


Resenha:  A Revolução dos Bichos é uma obra satírica e política escrita por George Orwell em 1945. A narrativa se passa na Inglaterra, mais especificamente numa granja chamada Granja do Solar. Jones e sua esposa são donos da enorme propriedade, que abriga inúmeros animais.

 Jones, entretanto, é extremamente agressivo e autoritário com os bichos, obrigando-os a fazerem trabalhos escravos e explorando-os o máximo que pode para obter lucro e conforto. Detentores de extrema inteligência e capacidade de pensamento, as atitudes do dono não passam despercebidas aos animais que estão cada vez mais irritados com sua situação. Um dia, Major, um importante porco da granja, reúne os animais em uma assembleia para incitá-los a começar uma revolução, que diz ser necessária.

"Que haja entre nós , animais, uma perfeita unidade, uma perfeita camaradagem na luta. Todos os homens são inimigos, todos os animais são camaradas."

 Escondidos de Jones, Major e os demais animais criam naquela noite o Animalismo com seus sete principais fundamentos, e entoam seu novo hino, uma canção chamada Bichos da Inglaterra. Major acaba morrendo dias depois devido à sua velhice, e tomados pelo espírito revolucionário e pelo anseio à liberdade, os animais põem em prática sua revolução expulsando Jones e os demais humanos da Granja, inaugurando assim a nova Granja dos Bichos.

 Por ter sido um porco a iniciar a revolução, três porcos logo tomam a frente para liderar a nova política. São eles: Napoleão, Bola-de-Neve e Garganta, esse terceiro sendo responsável por transmitir as informações para o grupo. Os primeiros meses após a revolução são maravilhosos. Pela primeira vez em muitos anos os animais se sentem importantes e com um propósito para viver.

"Em pouco tempo, os bichos destruíram tudo o que lhes recordava Jones. Napoleão conduziu-os de volta ao celeiro e serviu uma ração dupla de milho para todo mundo, dois biscoitos para cada cachorro. Cantaram, então "Bichos da Inglaterra" do começo ao fim sete vezes, depois deitaram-se e dormiram como nunca."

 Mas, as divergências políticas entre Napoleão e Bola-de-Neve vão se afunilando, até o momento em que Napoleão expulsa seu inimigo da granja e instaura um sistema ditador e tirano na propriedade. As decisões passam a ser tomadas única e exclusivamente por ele, os animais não podem mais expressar suas opiniões e o direito ao voto é cessado. 

 Apesar de tudo isso, Garganta vive dizendo aos animais o quanto são sortudos por terem um líder tão maravilhoso quanto Napoleão, que os alimenta e os mantêm longe da ameaça de Jones, e o tempo inteiro convence-os das mais absurdas afirmações. Porém, apesar de se convencerem fácil pelas palavras de Garganta, não passa despercebido aos animais que além de todas as medidas extremas tomadas por Napoleão, os princípios fundamentais do Animalismo estão aos poucos sendo modificados e que não era isso o que eles e que Major esperavam que fosse acontecer. 

"Foi mais ou menos por essa época que os porcos, de repente, se mudaram para a casa-grande, onde fixaram residência. Mais uma vez os bichos julgaram lembrar-se de que havia uma resolução contra isso, aprovada nos primeiros dias, e de novo Garganta conseguiu convencê-los do contrário."

 Qualquer leitor com um pouquinho de conhecimento em assuntos mundiais, vai perceber sem muito esforço as inúmeras referências históricas presentes na obra literária. Apesar de usar os animais e elementos de fazendas na narrativa, A Revolução dos Bichos é uma obra muito bem desenvolvida e complexa.

 A leitura foi uma grande surpresa, pois a narrativa prende o leitor e faz com que ele torça para que os demais animais da granja acordem a tempo, evitando que os porcos continuem com seu sistema ditatorial e autoritário, chegando a ser pior ou igual ao dos homens. Os capítulos são muito bem estruturados, fazendo com que a história tenha exatamente o número de páginas de que precisa: nem mais nem menos.

 George Orwell conclui a narrativa de uma forma brilhante, deixando o leitor de queixo caído e fazendo com que ele reflita por muito tempo sobre todos os acontecimentos narrados e principalmente, sobre a importância de se impôr de ir à luta por seus direitos. A Revolução dos Bichos é muito mais do que uma obra política. É uma leitura indispensável, atemporal e extraordinária!

Classificação:

28 comentários:

  1. Quero muito lê!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Laura.
    Eu sempre vejo as pessoas indicando esse livro mas ainda não consegui ler. Acho que essa é uma das distopias mais atuais que existem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! É por causa dessa atualidade que eu sou completamente apaixonada por distopias ♥ Esse livro foi uma grande surpresa pra mim, e já virou um dos meus favoritos!

      Excluir
  3. Oi, Laura!

    Confesso que esse é um livro que não me desperta a curiosidade, provavelmente por conta do gênero, mas sem dúvidas dá pra ver pela sua resenha que é uma obra com bastante conteúdo!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Ah sim entendo perfeitamente :) É exatamente isso! Tem muito conteúdo e é bem desenvolvida em todos os aspectos, virou um dos meus favoritos ♥

      Excluir
  4. Oi Laura!
    Quero muito ler esse autor, ele é muito elogiado! E adoro distopias. Mas acho que começarei por 1984! 😉
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog -> Tá rolando SORTEIO DE LIVROS com 5 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! Até o momento não tenho nada para reclamar do George. Ele é brilhante! Também amo distopias e 1984 é minha próxima leitura haha ♥

      Excluir
  5. Essa obra é IMPORTANTÍSSIMA e nunca terminei de ler. Fico indignada comigo mesma e fiquei apaixonada pela resenha tão completa e sagaz.

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim! Foi sem dúvidas, um dos melhores livros que li esse ano ♥ Menina, termina essa leitura quando puder! Garanto que não vai se arrepender! E fico feliz em ver que gostou da resenha :D

      Excluir
  6. Oi, Laura! Já ouvi falar muito bem deste livro, mas nunca li. Parece ser ótimo!
    Beijos, Polly
    www.tudo-em-tres.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pollyana! É um livro muito conhecido mesmo e eu amei ♥

      Excluir
  7. Parece interessante o livro como o tema é de animais e se tratando de história juntos, acho que eu deveria ler. Quero ler.
    Sabe onde encontro pra baixar ou é obrigado a comprar?

    Bjs

    https://teckafanfics22.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ester! É um livro muito interessante mesmo, eu gostei bastante :)
      Vi no outro comentário que você já achou em PDF haha, mas respondendo: eu li no formato e-book.

      Excluir
  8. Major hihi 😍Todos os homens são inimigos, todos os animais são camaradas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos melhores personagens ♥ Uma pena que seu legado não foi respeitado :(

      Excluir
  9. Achei pra ler rsrs em PDF, quando terminar a leitura, colocarei de recomendação no meu blog ,citando o seu blog, pois me parece interessante. 💪❤
    Eu ainda tô lendo aquele livro de romance kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que goste tanto quanto eu gostei :) Poxa, obrigada ♥ Depois me conta se gostou do livro da Sophie que você tá lendo ;D

      Excluir
  10. Gosto muito desse livro, ele faz o leitor se questionar sobre várias coisas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oi Laura,

    Eu amo distopias, mas nunca peguei essa para ler. Mas todas as resenhas que vejo são positivas. Quem sabe eu não dou uma chance em breve né?

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Eu também amo distopias ♥ Sim sim, faça isso! Eu super recomendo e depois quero saber sua opinião :)

      Excluir
  13. Eu li uma HQ que foi feita com base no livro e adorei. Quero agora ler o texto na integra pelo livro. Acho que a história traz grandes questionamentos muito importantes.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique! Não sabia que tinha HQ! Que legal, vou procurar sobre. Eu super recomendo a leitura do texto, eu achei incrível ♥

      Excluir
  14. Amei a resenha, ainda não li esse livro (não por falta de vontade), e depois da resenha fiquei querendo mais
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tay! Que bom que gostou ♥ Se vier a ler, espero que goste tanto quanto eu gostei :)

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥