05/09/2019

Resenha: O início do fim - Luciano Otaciano

*Essa resenha foi realizada em parceria com o autor, Luciano Otaciano (também dono do blog Pensamento Solto).

O Início do Fim por [Otaciano, Luciano]Título:  O início do fim
Autor(a): Luciano Otaciano
Número de páginas:  7
Disponível em: Amazon
Formato: eBook Kindle 
Sinopse: 2090. Rio de Janeiro. Um vírus se espalha e afeta a população causando mortes e destruição. A revelação exposta pelo narrador demonstrava que as consequências eram irreversíveis.





Resenha: O início do fim é um conto do gênero ficção científica, escrito por Luciano Otaciano.

 Durante a narrativa, somos transportados para o ano de 2090 na cidade do Rio de Janeiro. Um vírus mortal assola o local e causa grandes estragos por onde passa. Milhares de pessoas estão morrendo todos os dias, e ninguém consegue descobrir quais as causas e qual a cura para ele.

"O vírus foi de uma natureza extremamente violenta e agressiva, e se alastrava feito chama que consome o mato seco sem compaixão."

 Narrado em primeira pessoa, o autor que descreve tamanha desventura não se identifica e também não é apresentado ao leitor nenhum personagem específico. O conto parece mais um relato pessoal, como se tivesse sido tirado das páginas de um diário. O que se torna um ponto positivo, uma vez que a história torna-se mais interessante e real.

 O fato de se passar no Brasil, é outro item importante a ser destacado. Uma vez que não existem muitas ficções científicas habituadas no país (eu pelo menos conheço poucas. Se tiverem alguma indicação para me dar, estou aceitando!), e isso traz uma certa familiaridade com a narrativa.


"O que será de mim? E daqueles que continuavam vivos? Pensei."

 Apesar dos primeiros parágrafos serem um pouco arrastados, a história logo engata e devido ao ritmo rápido dos acontecimentos e ao seu comprimento, a leitura torna-se rápida e envolvente. O narrador descreve todos os acontecimentos minuciosamente.

  Além de abordar sobre o vírus e os estragos causados, o autor ainda estabelece um paralelo sobre como a população e o governo estavam lidando com a situação (de uma forma nada boa, como já era de se esperar).

 O final é aberto, beirando o sobrenatural, o que não se torna um problema. Uma vez que possibilita ao leitor que use a imaginação e crie suas próprias teorias a respeito de todos os acontecimentos relatados.

Classificação:
 





6 comentários:

  1. Oi, Laura. Muito obrigado, você acertou em cheio abordando os pontos principais do conto. Parabéns eu amei sua análise. Ficou simplesmente perfeita. Eu também fiquei muito feliz em saber que o conto lhe agradou, uma vez que você gosta bastante do gênero. Mais uma vez obrigado. Tenha um bom final de tarde, abraços!
    Att..

    ResponderExcluir
  2. Olá Lauraaa!
    Que interessante uma ficção que se passa no Brasil! Na verdade acho que essa é a primeira ficcção que estou vendo que se passa no nosso país. Nossaaaa que maneiro. Não conhecia esse livro mas me intrigou. Até porque gosto de teorias e ficcção científica também. Fiquei curiosa.

    Snack Cheese 💕 Prove os nossos donuts: ~🍩v i s i t e - n o s💖

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura,
    Não conhecia a obra, não faz tanto meu estilo, mas para quem gosta, deve ser ótima.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Laura.
    Eu achei interessante a premissa do livro. Mas acredito que não leria porque tem dois pontos que costumam me incomodar, isso de não ter um personagem principal específico e também final aberto. Odeio finais abertos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laura!
    Conheço o Luciano e até disse a ele que, assim que abrir um tempinho na minha agenda, vou me dedicar a ler as obras dele. Fico feliz que você tenha gostado.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua resenha mas, não gosto de livros com finais abertos, é algo que me incomoda um pouco.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥