12/10/2019

Top 5 - Livros Infantis

Bom dia leitores e leitoras!
Estive ausente durante essa semana no blog por causa da correria, mas agora já me organizei direitinho e o blog não vai ficar mais sem postagens! Hoje, dia 12 de Outubro, é Dia das Crianças! E para não passar em branco, trouxe um Top 5 de livros infantis/que falam sobre a infância.


Top 5 - Livros Infantis

 Imagem relacionadaImagem relacionada

 Resultado de imagem para diário de uma garota nada popular  Resultado de imagem para quem roubou minha infanciaImagem relacionada



1 - As Cores de Laurinha de Pedro Bandeira

 Se você já navegou pela página Sobre aqui do blog, deve saber que esse foi o primeiro livro que li na vida e que fez eu me apaixonar pela leitura. A história é sobre Laurinha, uma menina curiosa e inteligente que começa a vender seus desenhos para poder comprar uma bolsa de presente para sua mãe. O enredo fofo e o fato de a protagonista ter o mesmo nome que o meu, fez com que esse fosse um dos livros favoritos e  mais marcantes da minha infância. 


2 - Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll

 A Alice sempre fez parte da minha vida. Tinha cerca de 5 anos quando assisti pela primeira vez o filme sobre a menina que cai no buraco do coelho e vai parar num mundo fantástico. Com uns 11/12 anos tive a oportunidade de ler o livro. E até hoje, é uma história que me fascina e encanta.




3 - Diário de Uma Garota Nada Popular de Rachel Renée Rusell


 A série de Diário de Uma Garota Nada Popular é mais infanto-juvenil do que infantil, mas como li os livros pela primeira vez aos 10 anos, achei que faria sentido ceder um espaço à eles nessa lista. Conta a história de Nikki, uma pré adolescente apaixonada por desenhar que se muda para uma nova escola e tem de lidar com os dramas dessa fase da vida: o primeiro amor, as inimigas, problemas com as amizades entre outros. Com muito humor e repleto de desenhos (no estilo de Diário de Um Banana), os livros tiveram um grande impacto na minha vida e guardo as recordações dessas histórias com muito carinho. 

4 - Quem roubou minha infância? de Maria da Glória Castro

 Foi uma leitura obrigatória que fiz no período da escola, também aos 10 anos. Nele, acompanhamos a vida de Luciana, uma adolescente meiga e talentosa, mas que sofre com a rejeição da mãe. A menina começa a tocar piano e tem grandes sonhos e planos para o futuro. De todos os livros, esse é o mais impactante e lembro o quanto fiquei reflexiva na época que o li. A história mostra como a infância, um período mágico e repleto de boas lembranças para muitos, pode ser um verdadeiro pesadelo na vida de outros.



5 - A Menina que Descobriu o Brasil de Ilka Brunhilde Laurito

 Mais uma leitura obrigatória da escola, em A Menina que Descobriu o Brasil conhecemos a história de Fortunata e sua família: imigrantes italianos que passam a morar na São Paulo do início do século XX. Lembro que o que mais gostei no livro foram os detalhes sobre a cidade no período descrito, e poder saber mais como era a vida dos imigrantes. As dificuldades, os sonhos e a adaptação. A obra é uma continuação de A Menina que Fez a América. 


13 comentários:

  1. Oi, Laura como vai? Os livros são todos muito bons de serem lidos pelas crianças e adultos também. Quem Roubou Minha Infância de Maria da Glória Castro é o meu preferido de sua lista. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Estou bem e você? :)
      É verdade, são perfeitos pra qualquer idade! É um livro bem impactante, né?

      Excluir
  2. Nossa, As Cores de Laurinha e Alice.... Me senti velhinha agora kkkkk A gente fala que é 'livro de criança' mas eles até hoje permanecem no nosso coração, né?

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Haha várias memórias passam na nossa mente, né? ♥ Eu amo cada um deles até hoje!

      Excluir
  3. Amei os livros, eu não lembro de ler nenhum livro infantil quando era menor. Eu lia bastante contos daqueles livrinhos que vinham vários sabe?!
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tay! Que bom que gostou ♥ Aah, sei sim! Já li um parecido, chamado Espiando o Mundo Pela Fechadura. Nem sei se ainda tenho ele aqui em casa haha

      Excluir
  4. LIndo post, também tenho alguns livros especiais infantis e Alice está no meu top também!

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leyanne! Que bom que gostou :) Alice é um verdadeiro clássico, né?

      Excluir
  5. Olá, Laura.
    Acredita que não li nenhum deles ainda? A Alice eu até comprei esse novo da DarkSide e assim que der vou ler ele. Na minha infância eu lia série vagalume hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      Poxa, sério? :O A edição da Darkside está lindíssima! Também já li um dos livros da série vagalume haha

      Excluir
  6. Oie Laura.
    Dos livros que você mencionou eu só li o clássico "Alice no pais das maravilhas ".O li três vezes ,as duas primeiras vezes quando eu era novinha .A terceira foi esse ano que eu li a versão em inglês,nem lembrava muita coisa da história.

    Amei o post
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Babi! Alice é um verdadeiro clássico, né? ♥ Eu sou suspeita em falar, porque é um dos meus favoritos!
      Nunca li ele em inglês, mas pude acompanhar alguns trechos no idioma original com a nova edição da história lançada pela Darkside :D

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥