01/06/2020

Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi


Título do livro: Estilhaça-Me
Autor(a): Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 367
Sinopse: Juliette nunca se sentiu como uma pessoa normal. Nunca foi como as outras meninas de sua idade. O motivo: ela não podia tocar ninguém. Seu toque era capaz de ferir e até matar. Durante anos, Juliette feriu e, segundo seus pais, arruinou o que estava à sua volta com um simples toque, o que a levou a ser presa numa cela. Todo dia era escuro e igual para Juliette até a chegada de um companheiro de cela, Adam. Dentro do cubículo escuro, Juliette não tinha notícias do mundo lá fora. Adam ia atualizando-a de tudo. Juliette não entendeu bem o que estava acontecendo quando foi retirada daquela cela e supostamente libertada, ao lado de Adam, e se vê em uma encruzilhada, com a possibilidade de retomar sua vida, mas por caminhos tortuosos e totalmente desconhecidos. "Estilhaça-me" é fantástico, prende o leitor até a última página com uma história surreal que mistura amor, medo, aventura, mistério e traz um desfecho surpreendente.
Resenha: Acompanhamos a narrativa pelo ponto de vista de Juliette, uma garota de 17 anos que vive em mundo completamente caótico. O Reestabelecimento governa o planeta, não há comida suficiente para todos e os animais estão morrendo aos montes. As pessoas tem medo de sair às ruas e não existe mais qualidade de vida.

 Isso era o que Juliette sabia, antes de ser trancafiada numa cela de 13 metros quadrados por 264 dias e ficar totalmente isolada da civilização. O motivo? Apenas um toque da garota pode ser letal. Dona de um poder distinto, Juliette passou sua vida inteira com medo de tocar nas outras pessoas, e alvo de constante perseguição.


"As pessoas nunca perceberam que estavam entregando suas almas a um grupo que planejava tirar vantagem de sua ignorância. De seu medo."


 Seus pais, numa tentativa de se protegerem, entregaram a própria filha para o governo. Foi aí que Juliette passou a morar num hospício, longe de tudo e de todos, contando os dias para sua morte. Afinal, não havia qualquer esperança para ela sair dali. E mesmo se conseguisse, nunca iria ter uma vida normal.

 Até que um dia, Juliette ganha um companheiro de cela. Um homem misterioso chamado Adam, repleto de perguntas e que aparentemente, não teme Juliette como os outros. Além disso, seus olhos azuis e sua presença incomodam a garota de uma maneira inquietante. Tanto sem tempo sem conviver com outro ser humano, ela nem sabe como reagir em sua presença.

"O mundo é plano.
Sei disso porque fui jogada da beira do abismo e tento me segurar há 17 anos. 
Venho tentando escalar de volta há 17 anos, mas é quase impossível vencer a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão.
Quando ninguém quer correr o risco de tocar em você."

 Alguns dias se passam até que, por um milagre do destino, os dois são retirados do local. Juliette então descobre que tudo se tratava de um plano, e que o responsável por ele conta com o apoio da garota para atingir certos objetivos. Suas intenções são as piores possíveis e mortais, colocando Juliette na posição de monstro que ela jamais quis ser..

 Estilhaça-me é o tipo de leitura que ultrapassa as expectativas. No início da narrativa, a autora utiliza uma escrita angustiante e pesada, fazendo com  que o leitor sinta na pele toda o desespero e medo de Juliette. Metáforas sobre a natureza e comparações são alguns dos artifícios que compõem essa parte introdutória, e extremamente necessária para a composição do livro.


"Pingos de chuva são o único lembrete de que as nuvens têm um coração batendo. De que eu também tenho um."


 Com a chegada de Adam e a saída de Juliette do hospício, é notória a transição da narrativa, que se torna mais leve porém muito mais intrigante. Tahereh Mafi consegue fazer com que o leitor se sinta tenso e ansioso para descobrir o que está por vir.

 Além disso, a química entre Juliette e Adam (acho que isso não chega a ser uma spoiler, uma fez que fica implícito ainda no começo da narrativa que os dois vão se envolver emocionalmente) ultrapassa as páginas, o que faz com que a autora ganhe muitos pontos nesse quesito. A todo momento o leitor torce pela felicidade dos dois, e teme que qualquer coisa de ruim possa acometê-los.



"E então eu me pergunto quando foi que me tornei uma oradora motivacional. Quando deixei de me odiar para me aceitar. Quando para mim passou a ser normal o direito de escolher o destino da minha própria vida."


 Juliette como personagem tem uma evolução incrível. Deixa de ser a garota medrosa e triste de antes, para dar lugar a uma mulher que luta por seus ideais e que cansou de ser humilhada e pisada por todos. Num panorama geral, a autora combina doses equilibradas de romance e fantasia, tornando Estilhaça-Me uma leitura extremamente envolvente e repleta de reviravoltas.


"Tudo o que eu sempre quis foi estender a mão e tocar outro ser humano, não apenas com os dedos, mas com o coração."
 


26 comentários:

  1. Oii, Laura! Não creio que resenhou o livro que eu iniciei hoje kkkkkk isso é o máximo!! Vou ler em uma leitura compartilhada com minha amiga, e essa resenha veio na hora certa, porque mesmo nome sendo interessante e a capa bonita, esse é um livro que nunca consegui pegar ele pra ler, olhar com real interesse para ele. Agora sim estou mais animada haha
    Beijo *-*
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa!
      Haha não acredito!! Jura?? :O
      Que bom que gostou da resenha! Já tinha visto essa capa em alguns lugares, mas nunca tinha dado muita atenção até vê-la no Kindle Unlimited haha. Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei <3

      Excluir
  2. Oi, Laura!

    Já cansei de ver resenhas deste livro e, mais uma vez, fico tentada em comprar a série. Todos falam tão bem deste livro e da autora, que não sei como ainda não dei uma chance para ambos. Fico feliz que o livro tenha te surpreendido, eu adoro quando isso acontece! Ótima resenha!

    Beijos.
    Todas as belas estórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia! Eu nunca tinha ouvido falar nela, acredita? :P
      Já tinha visto a capa em alguns lugares, mas nunca tinha parado pra prestar atenção! Um verdadeiro erro haha.
      Foi uma leitura que superou as minhas expectativas e eu super recomendo <3

      Excluir
  3. Oi, Laura
    Eu sei que essa série é apaixonante porque muita gente ama esse livro, mas sinceramente não vejo a menor graça nessa obra. Minha época de fantasia já foi embora hahaha por isso eu passo a indicação, mas fico feliz que tenha te agrado!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã!
      E eu ainda não me conformo que só descobri essa série agora haha
      Aah sim eu entendo :D Tem muitos gêneros literários que antigamente amava, e hoje em dia eu passo longe! Espero conseguir terminar essa série, coisa que nunca faço :P

      Excluir
  4. Oi, Laura tudo bem? A premissa deste livro é interessantíssima. Eu não o li, mas fiquei tentado a lê-lo futuramente. É tão bom quando somos surpreendidos por uma leitura tão prazerosa não é mesmo! Sua resenha ficou ótima, parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Como vai? :D
      De uns tempos pra cá eu só estava lendo livros que me decepcionavam ao final, então esse foi realmente uma boa surpresa! Leia sim, acho que você vai gostar <3

      Excluir
  5. Oi sua linda!! Espero que esteja tudo bem por ai.
    Esse livro já fez parte da minha lista da desejos, acabei retirando por se tratar de uma personagem adolescente, e pelo enredo em si (estava saturada de histórias no estilo). Mas lendo sua resenha, aquele desejo surgiu novamente. Agora que faz muito tempo que não leio nada do estilo, vou add novamente a lista.
    Beijos
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca! Estou bem e você? :D
      É tudo uma questão de tempo, né? Isso acontece comigo também. Tem leituras que faço que falam tanto comigo e com a fase que eu to vivendo, que eu amo! Ai eu leio uns anos depois e não me sinto mais da mesma forma haha. Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei <3

      Excluir
  6. Oiii Laura

    Muita gente adora essa série, eu tenho curiosidade em ler mas confesso que quando a autora desistiu de fazer trilogia e foi esticando, escrevendo mais e mais livros, acabei desanimando porque não gosto dessa nova mania de ir esticando séries até o limite. Ainda assim sou bem curiosa para conhecer a escrita da Tahereh e principalmente essa saga, quem sabe eu leia o primeiro e se gostar sigo lendo o restante.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Ivy!
      Sabe que eu fiquei preocupada com isso também? A maioria dos autores que fazem isso, acabam fazendo a história perder o rumo.. Mas espero que isso não tenha acontecido com essa, porque eu amei demais esse primeiro livro haha :D
      Eu gostei muito da escrita da autora e já quero conhecer mais trabalhos dela!

      Excluir
  7. Olá Laura,
    gostei muito dessa indicação de leitura, parece que é envolvente e prende a nossa atenção desde o início.
    Vou deixar aqui na lista para próximas leituras.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Que bom que gostou <3 foi assim que eu me senti durante a leitura!
      Eu sofri junto com os personagens haha

      Excluir
  8. Eu sempre ouvia falar sobre esse livro, mas não sei porquê... acabei associando-o ao gênero erótico. O que na real, me parece que não tem nada a ver, haha.
    Gostei muito da sua resenha, eu não costumo ler fantasia, mas amei a premissa desse livro.
    Beijo,Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie!
      Eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas faz sentido haha. Na verdade eu nem sei porque o livro tem esse nome :P
      É um título de impacto, sem dúvidas, mas não tem muita relação com a história.
      Que bom que gostou <3

      Excluir
  9. Oi Laura, tudo bem?
    Sempre tive muita curiosidade sobre essa obra, a capa sempre me chamou a atenção, mas ainda não tinha lido sobre. Gostei muito da sua resenha, já vai para a lista de desejados <3
    Seguindo aqui <3
    Beijos!

    www.lostwords.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Tudo sim e você? :D
      Também gosto muito dessa capa! Fico feliz em ver que gostou, e espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei <3

      Excluir
  10. Olá, Laura

    Eu infelizmente não tive uma boa experiência com este livro. Achei a escrita ruim e só consegui gostar do Warner, de ninguém mais. Sei que sou minoria absoluta, mas fazer o quê? rs
    Espero que os demais livros sigam te agradando.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tamires!
      Poxa, sério? Menina eu odiei o Warner num nível haha. É difícil eu gostar dos vilões, eu sou sempre do time dos mocinhos :P
      Mas acontece! Os livros são legais por isso, as pessoas tem diferentes opiniões sobre uma mesma história.

      Excluir
  11. Laura!
    Já tive oportunidade de ler essa série e para mim, é uma das melhores no estilo ficção/fantasia.
    Vim conhecer seu cantinho por intermédio da Miriã do Blog Capítulo Treze.
    Desejo muito sucesso e sempre que puder, virei por aqui.
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!
      Eu mal posso esperar pra ler todos os livros, gostei demais desse primeiro e tenho altas expectativas a respeito da série <3
      Agradeço de coração e fico muito feliz em saber que gostou do EB!
      Obrigada pela visita :D

      Excluir
  12. Olá...
    Adorei a resenha!
    Sou completamente louca pra conhecer essa série! Ela está dentre os desejados e espero poder ler em breve ;)
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane!
      Espero que goste da leitura :D Não vejo a hora de poder seguir com a série!

      Excluir
  13. Laura, conhecia esse livro de vista hehehe. Adorei os trechos que destacou, principalmente esse da nuvem e o último! E só de ler a resenha fiquei torcendo pelos dois! ♥ Fiquei curiosa para ler, mas acho que vou deixar mais para frente. ^^

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol! E eu só soube da existência dele após fuçar bastante no Kindle haha.
      Que bom que gostou ♥ Nem conheço direito eles, mas já se tornaram um dos meus casais favoritos da vida haha. Espero que goste da leitura!

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥