24/08/2020

Top 5 - Livros Que Abandonei


 Postei tantas resenhas esses dias, que precisava de uma folguinha e achei que vocês também haha. Por isso, hoje resolvi trazer um Top 5 com livros que acabei abandonando e o porquê.

 Não se esqueçam de me contarem nos comentários se já leram alguns desses livros, se abandonaram, o que acharam da leitura.. quero saber tudo!



1 - 1984 - George Orwell 



Sinopse: 1984 é uma das obras mais influentes do século XX, um inquestionável clássico moderno. Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother), líder simbólico do Partido que controle tudo e todos, "está de olho em você".
No íntimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta.

 Que eu amo ler distopias e ficções científicas, isso vocês já sabem. Do George Orwell, já li Revolução dos Bichos, livro que amo e até virou meu favorito! Mas 1984 foi uma leitura que não consegui prosseguir, por mais que tentasse.
 Não me conectei com a história e acabei abandonando-a. Uma vez li que nossas leituras tem muito a ver com o momento que estamos vivendo. Talvez hoje, não teria esse mesmo problema e até tenho planos de fazer uma nova tentativa.

2- Casada Até Quarta (Noivas da Semana #1) - Catheryne Bybee 



Sinopse: O contrato de casamento deles previa tudo.. menos se apaixonar. O primeiro livro da série Noivas da Semana.

Blake Harrison: rico, nobre, charmoso... e precisando de uma esposa até quarta-feira. Para isso, Blake recorre a Sam Elliot, que não é o homem de negócios que ele esperava. Em vez disso, ele encontra Samantha Elliot, linda e exuberante, com a voz mais sexy que ele já ouviu.

Samantha Elliot: dona da agência de casamentos Alliance, ela não está no menu de pretendentes... até Blake lhe oferecer milhões de dólares por um contrato de um ano. Não há nada de indecente na proposta dele, e além disso o dinheiro vai ser muito útil para quitar as contas médicas da família dela. Samantha só precisa disfarçar a atração que sente por seu novo marido e evitar a todo custo a cama dele.

Mas os beijos ardentes de Blake e seu charme inegável se provam muito difíceis de resistir. Era um contrato de casamento que previa tudo... menos se apaixonar. Agora só resta a Samantha proteger seu coração até que o contrato chegue ao fim.
 
 
 Li muitas resenhas dessa série até decidir, por fim, iniciar essa leitura. A premissa é interessante, a capa é linda e tudo ia bem. Mas não consegui passar dos capítulos iniciais.
 Achei que tudo aconteceu rápido demais e os dois protagonistas que mal se conheciam, não podiam ficar perto um do outro que faíscas saiam e uma explosão ameaçava acontecer.
 Sinceramente, achei péssimo! Gosto de romances que demoram pra acontecer e são cheios de drama e reviravoltas. Não pretendo dar outra chance!

3- O Plano Quase Perfeito - Bruna Mazzali e Erika Leonardo



Sinopse: Alice trabalha em um famoso ateliê de vestidos de noivas. Sua vida é bastante tranquila e ela tinha um sonho: ter sua própria loja. Mas como nada em sua vida acontece de acordo com os planos, tudo muda quando um dia ela deixa sua curiosidade vencer e se mete na maior confusão de sua vida.

Eduardo está atrasado e em conflito quando é obrigado a resgatar uma maluca correndo pela rua vestida de noiva. Ele só não imaginava que seu mundo seria virado de cabeça para baixo, quando o destino resolve juntá-los.

De forma surpreendente e divertida a vida desses dois estranhos, tão diferentes, será interligada. Resta saber se eles estarão preparados para abandonar seus planos tão bem pensados e seguir novos planos (quase) perfeitos.

 

 Com essa leitura, tive o mesmo problema que a anterior.  Além dos personagens que pareciam explodir perto um do outro, achei tudo muito estereotipado e exagerado.

 Tudo bem, talvez eu esteja problematizando uma leitura que tem por único objetivo entreter e não mudar a sua vida, mas mesmo assim não gostei. Passei da metade do livro e acabei largando. 


4- Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley 



Sinopse: Uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras "pai" e
"mãe" produzem repugnância. Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Um universo que louva o avanço da técnica, a linha de montagem, a produção em série, a uniformidade, e que idolatra Henry Ford. Essa é a visão desenvolvida no clarividente romance distópico de Aldous Huxley, que ao lado de 1984, de George Orwell, constituem os exemplos mais marcantes, na esfera literária, da tematização de estados autoritários. Se o livro de Orwell criticava acidamente os governos totalitários de esquerda e de direita, o terror do stalinismo e a barbárie do nazifascismo, em Huxley o objeto é a sociedade capitalista, industrial e tecnológica, em que a racionalidade se tornou a nova religião, em que a ciência é o novo ídolo, um mundo no qual a experiência do sujeito não parece mais fazer nenhum sentido, e no qual a obra de Shakespeare adquire tons revolucionários. Entretanto, o moderno clássico de Huxley não é um mero exercício de futurismo ou de ficção científica. Trata-se, o que é mais grave, de um olhar agudo acerca das potencialidades autoritárias do próprio mundo em que vivemos.

 

 Mais um clássico da ficção científica/distópica que não consegui ler. O problema aqui foi só um: crianças apresentadas em situações as quais elas não deveriam estar.

 Mesmo se tratando de uma ficção, é uma leitura que gera muito desconforto ao pensar que isso pode vir a acontecer um dia , e que revela muito sobre nossa atual realidade. Achei muito pesado! 


5-  Oryx e Crake - Margaret Atwood



Sinopse: Em Oryx e Crake, a prosa sofisticada de Atwood viaja até um futuro próximo, ainda bastante familiar, mas ao mesmo tempo estranho e bizarro para o leitor. O mundo é apresentado como um lugar pós-apocalíptico e melancólico, habitado por criaturas biologicamente modificadas e tomadas pelo vício. O resultado é uma distopia absolutamente original, um lugar onde a civilização e a linguagem desapareceram quase completamente. Primeiro de uma trilogia que inclui O ano do Dilúvio e se encerra com o ainda inédito Maddadão, Oryx e Crake consolida Margaret Atwood como um dos grandes nomes do gênero ficção científica, com histórias marcadas por questões éticas e morais sobre o futuro da humanidade.

 

 Duas coisas me chamaram a atenção quando escolhi esse livro na biblioteca: a capa e o nome da autora. A Margaret é conhecida por O Conto da Aia, livro famosíssimo que todo mundo ama!

 E eu realmente estava gostando dessa leitura até que, novamente, tive o mesmo problema com Admirável Mundo Novo: crianças em situações absurdas!. Uma leitura igualmente pesada (acho que até mais) e desconfortável. 

 Tenho zero planos de retomá-la e fica aqui o aviso para leitores mais sensíveis a esses temas. 

17 comentários:

  1. Amei a lista. Ainda não li nenhum e estava doida para ler casada até quarta e o plano perfeito.
    Li essa semana uma resenha de casada até quarta e fiquei doida para ler e já peguei todos os livros da série haha
    1984 é uma leitura complicadinha mesmo, ainda não consegui voltar para ler ele.
    Um livro que eu queria abandonar foi o A Paciente Silenciosa, achei super lento no começo e comecei a ler ele mês passado e desisti. Dai voltei esse mês e a leitura fluiu e terminei em um dia. Acho que vai mais da vibe e paciência que estamos mesmo
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o tipo de leitora que reluta até o fim para não abandonar um livro, mas tem vezes que não tem jeito mesmo. Abandonei 1984 a mais de dez anos atrás e nunca mais tive interesse em tentar lê-lo. Já a série As Noivas da Semana eu já tive vontade de ler, mas é como você disse, tem de haver um momento propicio para ler certos tipos de livros.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Falou em abandonar livros é comigo mesmo hahaha tirando os clássicos que não me chamam atenção nenhuma, eu já li ambos os livros de romance e eu gostei muito. Já estou acostumada a essed tipo de leitura então elas me envolvem facilmente, mas é uma pena que não tenha rolado com você, talvez não tenha sido o momento certo.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    também já abandonei alguns livros, isso é comum, desses não li nenhum, as tenho muita vontade de ler 1984.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu sou o tipo de pessoa que não vê problema em abandonar leituras até porque existem TANTOS livros maravilhosos para nós lermos né, para que perder tempo com um livro que você não esta apreciando.
    Não li nenhum desses livros e 1984 não li ainda porque tenho MUITO receio.
    Beijos,

    Marcela Miranda

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura! Talvez o segundo volume de Noivas da semana te agrade mais, mas toda a série é curta e leve mesmo. Agora, 1984 é uma leitura mais pesada, talvez em outro momento você goste!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

  7. Oi Laura, adorei esse Top 5!
    Dos livros que citou só tenho vontade de conhecer 1984, mas não sei quando leria, bom ver sua opinião, assim irei com menos expectativas.

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Ainda não li nenhum desses mas, o primeiro livro está na minha lista pois vejo muita gente elogiando. Vou me arriscar na leitura algum dia mas, sem previsão de quando isso vai acontecer.
    Os livros me chamaram atenção pela capa e eu também abandono um livro quando não estou gostando, algumas vezes insisto demais para continuar a leitura. Depende muito do meu dia rs
    Beijocas.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiii Laura

    Essa da série da Casada eu quase li, mas me dá preguiça porque é uma série extensa. Ainda pretendo conferir, embora agora que sei que a coisa é meio apressada e instantânea ja fico com o pé atrás. Esse do Plano Perfeito eu quase comprei por causa de várias resenhas positivas e tb da capa mas desisti de ultima hora. Não sei se quero realmente ler porque tenho outros chick lits de mesmo estilo ainda encalhados na estante.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Estou sempre abandonando os meus livros também, que vergonha! hahaha
    Ganhei um box de livros da Clarice Lispector e confesso que li apenas um, mas tenho livro diversos livros começados... xD

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, Laura.
    Eu não consigo abandonar nenhum livro. Sofro até o final hehe. Dos citados esses mais clássicos eu até tenho vontade mas ela passa logo hehe. Os romances li os dois e essa das noivas da semana eu amei a série. Que pena que não funcionou para você.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi, Laura tudo bem? Destes da sua lista de abandonos de leitura eu só li o 1 e o 4 da lista que você expôs. Os demais eu não li. Lembro que estes que eu citei da sua lista são leituras um tanto pesadas, mas eu gostei do que li e não desisti de lê-los. Adorei a lista. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Laura, acredito muito nisso. Têm leituras que vão se encaixar mais em algumas épocas mesmo! Mas outros livros realmente não descem e a gente acaba abandonando meio que para sempre e tá tudo bem. Fiquei meio desanimada, porque estava na minha listinha o 2º e o 3º livro. Mas acho que vou dar uma chance e te conto se isso aconteceu comigo também. Falando nisso, está na minha listinha "A lua de mel", da Sophie. Tinha abandonado, mas depois da sua resenha, fiquei com muita vontade de tentar ler de novo e não abandonar! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Não li nenhum dos livros que vc citou. Eu tbm costumo abandonar, se a leitura não anda, passo para outra.

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu reluto até praticamente o final pra abandonar uma leitura , mas realmente 1984 foi um deles rs... Nao fluia, eu ja tava perdida, nao foi ! uma pena

    Todas as Coisas Blog

    ResponderExcluir
  16. Todos nós temos aqueles livros que abandonamos e que não conversam conosco. Eu abandonei recentemente "tartarugas até lá embaixo" e tem muita gente que ama. Beijos e sucesso!!!

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  17. Não li nenhum desses títulos, mas já comecei e abandonei "Um caminho para a liberdade" da Jojo Moyes...Achei massante o inicio e não consegui continuar hahah

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥