23/09/2020

Porque a leitura é um hábito tão importante?


 Quando decidi criar o Estante Bibliográfica, um dos meus principais objetivos era difundir a importância da leitura, e gerar em inúmeras pessoas a curiosidade pelos livros e o interesse pelas histórias.

 

 Entretanto, notei que meu conteúdo tem atingido apenas o público que já gosta de ler/é leitor assíduo. Numa tentativa de reparar essa questão, resolvi escrever esse post com alguns argumentos convincentes para a pergunta: Porque a leitura é um hábito tão importante?


 Afinal, muito se fala sobre como o Brasil carece de leitores, mas pouco se explica o porquê desse fato ser um grave problema cultural. Então clique em continuar lendo, para ver o post completo!







1- Te auxilia na formação de opiniões


(Bom, quando você lê-lo então você pode ter uma opinião).


 Além das narrativas fictícias, existem muitas histórias baseadas em fatos reais. E por meio delas, o leitor pode criar opiniões sobre os mais diversos assuntos. Política, economia, religião, machismo.. entre muitos outros. A leitura auxilia na formação do senso crítico, levando à questionamentos sobre conceitos até então pré-estabelecidos.


2- Amplia o vocabulário


 Engana-se quem pensa que só os clássicos introduzem novas palavras ao vocabulário de um leitor! Já perdi as contas de quantas vezes aprendi novos vocábulos e dizeres durante a leitura de um livro. Isso auxilia muito tanto na conversação do dia a dia, como no momento de produção de um texto. 


3- Estimula a criatividade


(Essas coisas são demais! É como uma TV na sua cabeça!)


 Fadas, dragões, fantasmas, reinos.. são elementos comuns de uma história fantástica. Mas todos os gêneros literários tem sua participação no que diz respeito ao estímulo da criatividade. Ao ler muitas histórias, é normal o leitor começar a ter vontade de criar seus próprios mundos e heróis. A criatividade é importantíssima em diversas áreas da vida, tanto pessoal como profissional.


4- Aprimora a escrita



 Cada autor tem o seu estilo próprio de escrita. Uns preferem uma linguagem mais rebuscada, outros acham que a linguagem informal chama mais a atenção do leitor. Ainda tem aqueles que gostam de narrativas excêntricas repletas de humor e jargões. Ao ter contato com vários tipos de escrita diferentes, o leitor vai obtendo domínio sobre diferentes tipos de texto.


5- Agrega conhecimentos sobre diferentes culturas, países e nações.



 Gosto de dizer que ler é viajar sem sair do lugar! Já fui para Oregon, Tóquio, Londres, Rio de Janeiro, Grécia, Nova York.. muitos desses lugares durante esse ano de 2020. Cada país tem sua cultura e seus costumes, e por meio da leitura podemos conhecê-los melhor. Sem falar nos livros de períodos históricos, que auxiliam na compreensão de guerras, governos, economias e outros assuntos referentes à história que são importantíssimos durante um vestibular, por exemplo. 


 Enfim... os benefícios da leitura são inúmeros! Hoje trouxe apenas cinco. Espero que tenham gostado desse novo formato de post 💓

12 comentários:

  1. Olá, Laura.
    Acredito que quem lê blogs literários são as pessoas que já leem mesmo e querem compartilhar suas opiniões sobre os livros. Criar o hábito e fazer novos leitores é uma coisa muito dificil quando as próprias lideranças do nosso pais em vez de incentivar a leitura querer deixar o livro ainda mais caro para atingir um publico ainda menor. mas a gente não perde a esperança hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura tudo bem? Torcemos para que nosso país tenha um número maior de leitores, pois são pouquíssimas pessoas que leem neste país, sobretudo tão desinformado. Amei o post. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sobre ampliar o vocabulário eu percebi que comecei a usar palavras novas no meu dia-a-dia e também escreve-las corretamente depois que passei a ler com frequência, ajuda até na hora de escrever posts para o blog, o que prova seu argumento de que a leitura também ajuda na escrita.
    Eu amei o seu post e concordo plenamente com ele!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem?
    Também nao consigo ficar sem ler, já é um hábito constante na minha vida!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. eu tô tentado recriar esse hábito!
    com o lançamento do último livro da saga Crepúsculo, decidi reler toda a saga!
    espero continuar assim! até tô cogitando reler tudo o que tenho por aqui, só pra não deixar essa vontade passar! tô pensando em me dar um kindle de aniversário!

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  6. Amei o post. O hábito de leitura é muito benéfico, e quanto mais cedo se começa, mais fácil é manter o hábito.
    Ler é uma forma de viver coisas completamente novas cada dia. Eu fico tão triste quando vejo pessoas dizendo que não gostam de ler, sendo que eles só não acharam o tipo de livro que faz bem para eles.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Laura

    Excelentes dicas! Realmente todas são verdadeiras, principalmente no que diz respeito a formação de opinião. Muitas pessoas têm a ideia errada de que quem lê só ficção não é um leitor crítico e isso não tem nada a ver. Os livros de não-ficção são importantes, mas os de ficção também são muito valiosos nesse sentido.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Laura,

    Amei seu post.
    Infelizmente nosso país ainda tem um deficit muito grande no quesito leitores. Mas eu tenho esperança que vai melhorar mais, pois tem tantas histórias incríveis por ai, muitas ganhando filmes, vejo que até motiva novas pessoas a lerem aquela história nova.

    Bjs
    diarioelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A leitura traz muitos benefícios mesmo, mas eu confesso, morro de preguiça kkkkkk. Eu preciso mesmo mudar esse hábito em mim. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  10. Ler é tudo de bom! E eu super concordo que livro é como uma TV na minha cabeça! Pelo menos lá os filmes que imagino que seriam as adaptações tem as cenas que julgo importantes, mas que o diretor sempre esquece... kkk Falando sério agora, ler é algo muito importante, porque nos faz pensar. E pensar é o que nos move. Amei o seu post.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥