17/10/2020

Livro X Filme: O Diário da Princesa

  

 Acredito que a maioria aqui já assistiu ao filme O Diário da Princesa. A comédia romântica de 2001 teve estrelas como Anne Hathaway e Julie Andrews no longa, inspirado no livro homônimo da Meg Cabot.

 

 Finalizei essa leitura esses dias, e já corri aqui para escrever mais um post da coluna Livro X Filme, além de declarar de que lado eu estou haha. Vamos lá?

Livro X Filme: O Diário da Princesa

 


 Ambas as histórias partem do mesmo princípio: a vida e os dramas de Mia Thermopolis, uma adolescente de 15 anos que vê sua vida virar de ponta cabeça ao receber a notícia de que é princesa e herdeira do trono de Genovia, um pequeno país europeu.

 

 Acontece que ela se acha super esquisita e não se imagina de jeito nenhum como uma princesa elegante.  Além disso tem de lidar com seus próprios problemas pessoais na escola, sua amizade com a tempestuosa Lilly e os crushes impossíveis. Mas as semelhanças param por aí, porque o filme diverge em inúmeros pontos com o livro! 

 


1 - Aparência dos personagens

 

 Mia se descreve como uma garota alta demais para sua idade, reclama da ausência de seios e diz ter um cabelo cheio e "triangular". Além de, é claro, ser extremamente desajeitada. Achei que a caracterização da Anne combinou bastante e consegui enxergá-la dessa maneira durante a leitura! Já a sua Grandmére Clarisse, aparenta ser bem mais velha no livro e bem mais megera também. Mas falarei mais sobre isso adiante. Os demais personagens não deixaram nada a desejar!  




 


2 - Cenário e ambientação

 

  No livro, Mia vive com sua mãe em uma espécie de sótão em Manhattan. Enquanto o filme tem como pano de fundo as paisagens de São Francisco. Nada a ver, né? Mas isso tem uma explicação! Acontece que o diretor queria ficar mais perto das netas durante as gravações, elas até aparecem como figurantes numa cena. Apesar de ser um motivo plausível, iria gostar de ver a princesa de Genovia causando na Big Apple.



 

3 - Efeitos especiais e/ou fotografia

 

 Acho que não tem muito o que discorrer sobre esse aspecto. A fotografia não é um item de destaque no filme, e não há a utilização de efeitos especiais haha. Então vamos para o próximo!

 


4 - Figurinos e caracterização

 

 Não existem UMA CENA da Mia usando um vestido de gala no livro. Pois é! As roupas usadas pelos personagens não têm tanta importância assim na narrativa, enquanto no filme elas roubam a cena! Cada figurino lindo! Mas como estou comparando com o livro, vou dar uma nota mediana.



 


5 - Fidelidade da narrativa

 

 Agora vamos para o tópico do textão. Apesar do filme ser lindo e um verdadeiro clássico, quando comparado ao livro ele deixa MUITO a desejar! A única semelhança entre as duas histórias são a premissa e os nomes dos personagens. Fora isso, o roteiro foge TOTALMENTE da narrativa literária.

  

 Como por exemplo, a personalidade dos personagens. Fiquei chocada ao encontrar uma Mia ativista e vegana, que critica a indústria da carne e luta pelos direitos das mulheres. Inclusive tem uma cena polêmica onde a Mia e Clarisse comem um cachorro-quente! Abrindo espaço para que muitos fãs perguntassem à Meg se a comida era vegana. Sabe qual a resposta dela? Que não sabia haha.

 

 A Clarisse é uma verdadeira chata, se mostrando uma mulher arrogante e prepotente por muitas vezes. Ah e o pai da Mia está vivo! Acho que o único personagem que manteve sua essência foi a Lilly. Ela é igualmente inteligente, sagaz e contestadora.

 

 As lições de princesa são bem diferentes e mal aparecem no livro, que utiliza de um humor mais sarcástico e crítico e foca nos problemas pessoais de Mia (tanto familiares quanto escolares). 

 

 Em resumo, o livro e o filme são histórias totalmente distintas, mas com os mesmos personagens. Eu particularmente prefiro o filme! Mas gostaria muito que algumas cenas tivessem sido adaptadas e alguns detalhes mantidos! Imagino a decepção dos fãs quando o longa foi estreado. Fica aqui o meu aviso para quem tem curiosidade em ler a série! 



14 comentários:

  1. Oi, Laura! Muito legal essa comparação que você faz. Eu não li o livro, mas assisti ao filme. Não sabia que existem tantas diferenças entre eles. Posso imaginar a decepção de quem leu o livro ao assistir ao filme. Adorei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Laura,
    Eu li esse livro quando ainda era pequena, sabia? rs
    Tenho a coleção completa aqui em casa e acho que se tem uma adaptação diferentona é essa.
    Por mais que seja totalmente o oposto é tão boa quanto. Acho que podem até ser consideradas obras distintas, principalmente, por como o 2 é abordado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu li os livros faz muito tempo que nem cheguei a reparar as mudanças para o filme, mas eu amo muito o filme e em como a Anne foi perfeita para o papel.
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando assisti o filme, tive certeza de que ele foi feito naquela receitinha hollywoodiana para pessoas que não costumam ler livros (posso estar errada, mas essa foi a impressão que tive). Não é um filme ruim... mas me pareceu só mais um cliché gostosinho de assistir.

    NSMoraes
    https://nsmoraes.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ei, tudo bem? Eu já perdi a conta de quantas vezes eu assisti o filme, e eu me divirto todas as vezes que assisto, eu fiquei curiosa com essas diferenças entre livro x filme, acho que vou dar uma oportunidade para o livro, já que eu sou apaixonada pelo filme, você fez ótimas considerações, beijocas!

    https://resenhabookshouse.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  6. Me julgue, mas nunca li o livro e vi ao filme kkkkkkk. Não é um gênero que me atrai. Mas achei essa comparação super legal, até deu uma vontadezinha de conferir. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  7. Oi, Laura

    Eu amo o filme! Eu não sabia que tinha tantas diferenças, é a primeira vez que vejo uma postagem comparando os dois. Mesmo sem ler o livro consigo afirmar que continuaria preferindo o filme. Hahahha Sigo aqui na esperança de uma nova produção, já teve tanto disse me disse a respeito... vamos ver.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Laura,
    Gosto de pensar que tenho PHD na série do Diário da Princesa, li os livros antes de ver o filme e sim o filme peca muito. A história da Mia é muito mais complexa e sem tanta comédia como é explorada nos filmes. Se o primeiro é mantido alguns elementos no segundo filme tudo é jogado no lixo de vez, não tem nada haver com os demais livros. Mas o que posso fazer? Tenho os filmes e toda a série. Amo demais os livros da Mia e todo seu maravilhoso romance palpável com o Michael <3.
    Vale a pena ler os outros livros ^^
    Bjos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Laura, eu gosto dos dois, mas os livros são muitos volumes, então eu acho que a Mia é desenvolvida aos poucos nas obras da Meg. Anne é simplesmente maravilhosa <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Laura,

    Eu só assisti ao filme e até hoje sou apaixonada pela história.
    Não sabia que tinha tanta diferença dele para o livro, mas acho que se fosse ler hoje, ainda iria preferir o filme.

    Bjs
    https://diarioelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiii Laura

    Eu tentei ler o livro, mas não curti a leitura e acabei abandonando, acho que já passei do tempo pra leituras assim. O filme, no entanto, é um dos meus favoritos, gostei demais.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Laura.
    Eu amo o filme, assisti um monte de vez. E quando descobri que tinha o livro e fui ler me decepcionei um pouco. Achei o livro muito fraco e meio sem graça. É um dos caso que prefiro o filme hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi Laura,
    eu amo ler o livro, nesse caso assisti o filme e o livro não. Mas, concordo que as roupas dos personagens não são tão abordadas em livros, já que podemos usar e abusar da nossa imaginação para montar as cenas, já nos filmes esse é um ponto muito importante para prender a atenção de quem assiste. Amei ver esses pontos de diferença entre livro e filme.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥