01/03/2021

Resenha: Anne de Avonlea - L.M. Montgomery


Título do livro: Anne de Avonlea

Autor(a): L.M. Montgomery

Editora: Ciranda Cultural 

Número de páginas: 288

Está disponível no Kindle Unlimited? Não!

Sinopse: Agora com 16 anos, sentindo-se quase adulta, Anne está prestes a começar a lecionar na escola de Avonlea, a realidade de seu trabalho torna-se um teste para seu caráter, surgindo várias dúvidas quanto ao seu futuro. Ela conquistou o amor do povoado e se tornou uma ativa participante de uma associação para melhorias em Avonlea. Enfim, Anne decide deixar tudo para ir atrás de seu grande sonho.



Atenção! Spoiler no 1º parágrafo sobre o volume anterior, "Anne de Green Gables".


Resenha: Com a morte de Matthew e a doença de Marilla no final do último livro, Anne toma uma importante decisão. Ao invés de ir à Redmong College usufruir da bolsa de estudos que conquistou, resolve ficar em Green Gables lecionando na pequena escola da comunidade de Avonlea e auxiliando Marilla nos deveres domésticos.


 Mas apesar dessa pequena curva que o destino a obrigou a fazer, a menina não perde a pose e encara tudo com bom humor e criatividade. Cheia de sonhos e ambições, a mais nova professora da Ilha de Prince Edward, de apenas 16 anos, tem muitos desafios para enfrentar e conquistar seus alunos vai ser o menor deles.


" [...] - Outro dia, a senhora Lynde queixou-se de que não se pode esperar muito do mundo. Que sempre que se anseia por algo prazeroso, o desapontamento era quase certo... Talvez seja verdade. Mas sempre há um lado bom. As coisas ruins tampouco fazem jus às expectativas e quase sempre acabam sendo muito melhores do que imaginávamos [...]."

 Paralelamente à vida de Anne, a pacata cidade de Avonlea se vê em polvorosa com os últimos acontecimentos. A criação de uma Sociedade de Melhorias de Avonlea (ideia de Anne, claro!), a chegada de um novo vizinho, um casamento especial... Essa vai ser uma temporada repleta de acontecimentos, e nossa protagonista vai perceber aos poucos que crescer é mais difícil do que parece.


 Se eu tinha alguma dúvida de que a continuação teria dificuldades em me conquistar como o primeiro livro fez, elas foram derrubadas logo nas primeiras páginas. Anne, agora com 16 anos, se vê aos poucos deixando suas aspirações de menina para trás e enxerga as responsabilidades da vida adulta cada vez mais próximas de si. Mas sem nunca deixar que seu espírito imaginativo e sua criatividade se percam no caminho, uma das coisas que eu achei mais bonitas durante a leitura.


"A vida pode ser ampla ou pequena, de acordo com o que colocamos nela, e não com o que obtemos. A vida é rica e plena aqui... E em qualquer outro lugar... Se soubermos abrir nosso coração para sua riqueza e plenitude."

 A narrativa se passa num período de 2 anos, fazendo com que o leitor mergulhe mais uma vez numa leitura leve, mas que ao mesmo tempo se aprofunda no caráter e sentimentos dos personagens, permeada pelos vales verdes e flores coloridas da Ilha de Prince Edward.


 As críticas sociais continuam presentes também nesse volume, ainda que de forma discreta e sutil. Outro ponto que me chamou a atenção durante a leitura, foi a força e a imposição das personagens femininas! Que mesmo vivendo num período rígido e que tentava calar suas vozes, não tinham medo de dizer o que pensavam e nem se abalavam.




" [...] As linhas e os versos são somente as vestimentas do poema, assim como suas franjas e seus babados não são você, Jane. O verdadeiro poema está na alma que há dentro dele... E aquela linda cena é a alma de um poema não escrito. Não é todo dia que se vê uma alma... Mesmo a de um poema."


 Cheguei a imaginar que a Anne adolescente não teria o mesmo encanto da Anne criança. Mas estava completamente enganada! Durante a leitura houveram cenas muito engraçadas, outras muito tristes e ainda outras extremamente poéticas. Assim como a própria Anne, o livro é repleto de emoções, que podem ser sentidas só de tocarmos suas páginas. 


 Falando um pouquinho sobre a edição, as páginas são fininhas e apesar de ter encontrado um ou outro erro de digitação, não me sinto no direito de reclamar. Paguei R$25,00 no box com os três primeiros livros e achei a tradução perfeita. O resto são só detalhes!


 Amizade, família e sonhos; são só alguns dos temas abordados na narrativa, que apesar de ser considerada infantil, acredito que deva ser lida por todos. Destaque para Diana, que continua sendo uma amiga fiel e Gilbert, que acredito que ainda vai sofrer bastante pra conquistar a ruivinha. Gostei ainda mais desse segundo volume do que o primeiro, e quero cada dia mais ser como a Anne: quero enxergar o mundo com óculos coloridos. 



" - Ter aventuras é uma coisa natural para algumas pessoas - respondeu Anne, com serenidade. - Ou você tem o dom para vivê-las ou não tem."



9 comentários:

  1. Amei a resenha. Não sabia que o Matthew morria, meu deus. Já quero ler os livros e ver o crescimento da Anne.
    Beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura! Que bom que a obra tenha lhe cativado. A leitura parece ser bastante atrativa, principalmente para quem curte este tipo de livro. A capa está uma graça. Adorei a resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Tenho muita vontade de começar essa saga, mas ainda não tive como, quem sabe em breve
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. Olá...
    Ultimamente ando ouvindo falar tanto desse livro que acho que não vou resistir e vou ter que ler esse livro!
    Amei demais sua resenha e já anotei nos desejados:)
    Beijos

    Venha participar do Top Comentarista valendo o livro NÃO É ERRADO SER FELIZ e CLUBE DO LIVRO DOS HOMENS!

    http://coisasdediane.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Laura

    Não sei bem o motivo, mas não consigo sentir vontade nem de ler e nem de assistir a série. Acho que se fosse hás uns quinze anos eu até poderia tentar, mas hoje não. Mas está aí uma série de livros que eu compraria para minha filha, por exemplo. Acho os dilemas dela pertinentes e acho os assuntos abordados, pelo que eu vejo nas resenhas, bem relevantes. Espero que continue apreciando as leituras!

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi
    Eu achava que toda a série de livros era com Anne criança, mas é bem legal saber que acompanha a vida dela toda. Parece ser uma leitura muito boa. Tenho o primeiro livro mas ainda não cheguei a pegar para ler, pois ando evitando séries longas.

    Sil
    blog kzmirobooks.com • Siga no Instagram: @kzmirobooks

    ResponderExcluir
  7. Ai parece ser uma leitura tão linda e com tudo que um leitor tem direito. Eu assisti a serie então fico enrolando pra ler os livros mas vendo a sua resenha conhecer Anne mais a fundo seria um prazer. E quando acabei a serie fiquei com essa mesma sensação de querer enxergar o mundo como ela, mas a cada dia fica mais difícil hahaha porém acho importante reconquistarmos essa visão <3
    Beijos, Nada Produtiva ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  8. Acho que vc pagou muito em conta nos três primeiros volumes, pois sempre que vou à Lojas Americanas eu fico tentada em levar para casa o primeiro livro da série, que lá custa R$19,90, mas eu nunca o acho, só tem os volumes predecessores, se não já teria lido a série toda, haha.
    Gostei muito da sua resenha, o que me faz querer conhecer Anne é justamente essa forma leve que ela tem de agir e ver o mundo, mas ao mesmo tempo crítica o que não acha ser certo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥