26/05/2021

Resenha: A Pequena Livraria dos Sonhos - Jenny Colgan


Título do livro: A Pequena Livraria dos Sonhos
Autor(a): Jenny Colgan 
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304
Está disponível no Kindle Unlimited? Não!
Sinopse: Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.


Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.


Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.




Resenha: Nina Redmond é bibliotecária na cidade de Birmingham (Inglaterra) e nunca esteve tão preocupada com seu futuro. Acontece, que a biblioteca onde trabalha está passando por grandes mudanças e ficando cada vez mais tecnológica e moderna. E para sua infelicidade, a garota percebe que não se encaixa nesse mundo quando não consegue uma recolocação. 

 Até que uma ideia maluca surge na sua mente: abrir uma livraria itinerante. E quando encontra o veículo perfeito para a realização do seu projeto, ela sente que o universo está ao seu favor. Mas os problemas começam a aparecer quando descobre que a van está na Escócia, e que ela não vai conseguir as licenças necessárias para trabalhar em Birminghan. 

"Por que não? Por que todas as outras pessoas do mundo podiam correr atrás de seus sonhos e ela não?"

 É quando resolve jogar tudo para o alto e fixar residência nas Terras Altas, num pequeno vilarejo. Lá ela vai encontrar campos verdes, ar puro, comida de verdade e moradores um tanto quanto excêntricos. Ela só não esperava que um amor também viria incluído nesse pacote...

 Apesar da premissa leve e bonitinha, a leitura desse livro foi bem difícil pra mim. Eu travei bastante nos primeiros 40% da história, e as coisas só desenrolaram do meio em diante. A Nina como protagonista é um pouco fraca: é o perfeito estereótipo da mocinha boazinha e um tanto quanto sonsa. Mas o que falta na personagem principal sobra para os coadjuvantes, que esbanjam carisma.

"Porque a vida é assim, não é mesmo? Se pensarmos em cada pormenor que pode influenciar nosso caminho de mil maneiras. umas boas e outras ruins, nunca faremos mais nada".

 A construção e inauguração da livraria é o foco da trama, costurada à outros eventos que ocorrem no meio envolvendo os habitantes do vilarejo. Achei incrível a autora ter incorporado na obra o fato de que a leitura pode não só melhorar a vida das pessoas, mas também salvá-las. Fiquei surpresa em ver o quanto o caráter emocional de alguns personagens foi aprofundado nesse sentido, e também feliz porque isso acaba com o discurso preconceituoso de que chick-lits são leituras bobas.

 Como não podia faltar um bom romance, ele também aparece aqui na história. Primeiro na forma de um triângulo amoroso esquisito, mas que depois vai tomando forma e acaba por convencer o leitor. Senti que faltou um certo brilho, sabe? Com tantos outras cenas mais interessantes, o romance acabou ficando em último plano.  

" [...] Ler é existir na história.
Ben franziu os olhos, pensando.
- É como estar lá de verdade?
- É como estar lá de verdade. Você se conecta direto ao cérebro do escritor. Só você e ele. Você vivencia o que ele vivencia."

 Mas o grande defeito dessa obra é apenas um: grande parte dos livros citados durante a história são fictícios e não existem na vida real! Fiquei decepcionada quando descobri que não poderia ler "Entre os telhados", livro citado em 80% da história e de extrema importância para o desenvolvimento da narrativa, porque ele não existe! Só acho que a Jenny vai ter que escrevê-lo para nós num futuro bem próximo haha.

 O livro tem alguns furos, cenas bobinhas e erros que poderiam facilmente terem sido concertados com um maior desenvolvimento da narrativa. Além disso, achei que a escolha do narrador-observador não ficou tão legal para a história, e gostaria muito de ter visto a Escócia pelos olhos de Nina. 

"Agora você é das Terras Altas. Aqui a gente cuida uns dos outros. Temos que nos unir. Você não pode só receber, precisa dar algo em troca."

 No mais, foi uma leitura leve e em alguns momentos, agradável, que só foi salva pelos personagens coadjuvantes e os livros como tema principal. 



11 comentários:

  1. Oi, flor!!
    Esse livro tá na minha lista!
    Ainda não é minha prioridade pra comprar e depois da sua resenha eu vou esperar mais um pouco rs
    Vou tentar procurar outras opiniões pra ver se de fato vale a pena!
    Gostei da sua resenha sincera!

    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laura. Como cai? Que pena que o livro não tenha lhe agradado tanto. Boa resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Laura,
    Adorei sua resenha! A premissa parece ser mesmo bem boa mas foi bom ler falhas que te incomodaram, porque provavelmente me incomodariam também. Principalmente dos livros fictícios, ficaria bem decepcionada!
    Adoro essas resenhas sinceras, com falhas nas leituras. Me dá uma visão mais ampla se realmente vale a leitura em relação do que gosto ou não, e se vale abaixa minhas expectativas, o que é um ponto bem positivo.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Não sei o porquê, mas esse livro me lembrou o livro "A pequena livraria dos corações solitários", você já leu? Até a arte dos dois livros são parecidas. Enfim, gosto bastante desse estilo de livro, que a personagem principal se joga em uma aventura. Porém, como você disse, nessas histórias há muitos furos e as vezes parece até bobo hahahaha mas posso ser sincera? De vez em quando, eu dou um "descanso" de livros mais pesados e me jogo em um livro de romance bobo, só para sonhar um pouquinho, sorrir aqueles sorrisos bobos e relaxar a mante. enfim, amei a resenha e vou ler esse livro agora mesmo, porque preciso relaxar um pouco esses dias. Enfim, obrigada!
    Abraços!
    claraaoliveira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura,
    Confesso que tenho vontade de ler todos os livros dessa coleção, mas nesse caso, com certeza, a protagonista sem muita personalidade me irritaria, haha. Porém, como não sou fã de romances, não achei ruim que nesse livro ele esteja em segundo plano. Acho que pra mim, essa teria que ser uma leitura despretensiosa, apenas para me tirar de uma ressaca literária.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Laura, sua linda, tudo bem?
    Quando o enredo aborda livros e livrarias, eu geralmente fico animada e com muitas expectativas. Pois é o universo que eu amo. É uma pena mesmo que o livro não tenha agradado. Pelo menos tivemos essa mensagem do quanto os livros podem salvar ou tornar a vida melhor das pessoas. Eu acredito nisso. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Eu amei a proposta da arqueiro com esse selo, os Romances de Hoje, e inclusive li O Café da Praia e amei. Esse livro está na minha lista de desejados, mas, ao ler suas ressalvas fiquei meio com o pé atrás e com um medinho de ler e não gostar haha

    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Os livros dessa coleção têm cara de ser super fofos, tenho vontade de conhecer todos.
    E nossa, já super me imaginei na pele dessa protagonista, meu sonho abrir uma livraria.
    Mas uma pena os furos. :(

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  9. Poxa! Uma pena que não funcionou para você. Eu que não curto mto estes livros mais "leves" li em pouquíssimo tempo. Me decepcionei com o lance do livro nos telhados Pq fui procurar para ler com meu filho. Mas de resto, curti bastante a leitura. Mas é assim mesmo, cada um com jeitinho e seu momento. 💜

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo esse livro nesse exato momento, e me decepcionei um pouco em saber que os livros que ela cita são fictícios!! Estava anotando no celular os livros que ela cita, para procurar na internet depois... O primeiro que procurei foi "Entre Telhados"... poxa... ele não existe... uma pena...

    ResponderExcluir
  11. Acabei de ler esse livro e fiquei muito decepcionado de saber que "Entre os Telhados" não existe.

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥