Vamos Falar Sobre... Literatura Francesa? - Origens, Autores e Influências


 Bom dia leitores!


 Uma das coisas que eu mais gosto sobre a leitura, é o fato de poder conhecer vários lugares e culturas diferentes sem precisar sair de casa. Como viajar se tornou mais difícil com a pandemia, os livros tem sido meu meio de transporte!


 Por isso, hoje resolvi resgatar a categoria "Vamos Falar Sobre..." aqui do EB, e contar um pouquinho sobre a literatura francesa! Suas origens, autores, influências, além de indicações de livros e de uma loja que tem tudo a ver com esse clima francês.



Origem


 Os primeiros textos franceses eram aventuras heroicas, e surgiram no século XI. Entre  as principais correntes da Literatura Francesa, pode-se citar como exemplo o Renascimento, Período Clássico, Iluminismo, entre outros.


Autores de destaque


 Durante a corrente do Romantismo, Victor Hugo se destacou por sua obra "Os Miseráveis", que tem como pano de fundo a França do século XIX e narra sobre a miséria humana e trabalhos forçados.

 Charles Baudelaire fazia parte do Simbolismo, e sua principal obra foi "Flores do Mal". Já no século XX, período marcado pelas guerras, autores como Antoine de Saint-Exupéry, Simone de Beauvoir e Albert Camus ganharam espaço.


Influências


Créditos: Imagem 1, Imagem 2, Imagem 3 e Imagem 4 


 A cultura francesa influenciou não só a literatura, mas também as artes plásticas, o cinema e a arquitetura.

 Conhecida no mundo todo por seus castelos e o estilo barroco, uma tendência de decoração cuja origem é francesa e vem se destacando nos últimos anos, é a Decoração Provençal. 

 Surgiu no século XVII na região da Provença (localizada no Sudeste do país), pelos camponeses que queriam móveis luxuosos iguais aos da realeza mas não tinham condições para tal.

 Hoje, a decoração provençal é extremamente chique e versátil para qualquer ambiente. A loja Atelier Classico vende móveis perfeitos para quem quer incorporar o estilo francês em casa, e conta com muitas opções: poltronas, cadeiras, escrivaninhas... tem para todos os gostos e entrega em todo Brasil!


Home page do site Atelier Classico



Minhas indicações


Livro: Madame Bovary - Gustave Flaubert
Poltrona: Monalisa Capitonê - Atelier Classico


 "Madame Bovary" é um verdadeiro clássico da Literatura Francesa, e eu inclusive já citei a obra inúmeras vezes aqui no EB. A Emma é uma mulher que sonha com uma vida de riquezas e luxo, e quando vi a Poltrona Monalisa Capitonê, achei que tinha tudo a ver com ela!



Livro: O Mito de Sísifo - Albert Camus
Poltrona: Apuí 001 - Atelier Classico
 
 "O Mito de Sísifo" é um dos livros mais importantes do século XX, e foi escrito pelo filósofo francês Albert Camus. Conheci a obra por se tratar de uma leitura obrigatória da faculdade, e achei muito interessante a forma que o autor estabeleceu uma analogia entre a mitologia grega e as questões da sociedade no período. A Poltrona Apuí 001 parece super confortável, e se eu fosse uma filósofa, iria querer uma igualzinha para escrever minhas obras e teses.

Livro: O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Puff: Gold Retangular Madeira Maciça - Atelier Classico


 É claro que não podia faltar "O Pequeno Príncipe" nessa lista! Estou querendo muito fazer uma releitura dessa obra atemporal, e de preferência com o Puff Gold Retangular Madeira Maciça comigo haha. Além do modelo ser lindo, eu achei esse vermelho maravilhoso e me lembrou demais a rosa que faz parte do livro. 


Me contem aqui nos comentários qual dos móveis vocês mais gostaram, e se já leram algum livro da Literatura Francesa! 👇💬

2 comentários:

  1. Oi, Laura. Como vai? Literatura francesa é ótima, não é mesmo? O Pequeno Príncipe é o que mais me agrada nesta lista que você elaborou. Abraço!

    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde,

    Adorei o seu post, aprendi mais um pouco hoje, Victor Hugo é genial.


    Bjs.



    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥

Instagram: @estantebibliografica