05/07/2021

Resenha: Correio Nada Elegante - Marina Oliveira



Título do livro: Correio Nada Elegante

Autor(a): Marina Oliveira

Editora: Independente 

Número de páginas: 50

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Rie estava de malas prontas para passar as férias nas lindas praias do Recife com sua irmã gêmea e seus pais, quando foi pega no flagra matando aula. Como castigo, sua mãe decidiu que ela ficaria em Brasília, abrigada em um quarto bagunçado na casa dos tios, e ainda teria que ser voluntária na festa junina da Paróquia Santo Antônio. Tentando encarar o que parece ser um martírio, principalmente depois que é sorteada para a barraca do pastel (ninguém aguenta mais a piada racista do pastel de frango), a garota se surpreende com um admirador secreto que todas as noites envia uma mensagem pelo correio elegante da festa. Entre risadas e mistérios, venha se divertir com esse conto recheado de comidas típicas e amores secretos.



Resenha: Em Junho de 2020 eu peguei o e-book "Correio Nada Elegante" gratuito na loja do Kindle e acabei me esquecendo dele. Até que procurando alguma coisa pra ler alguns dias atrás, encontrei o conto entre os milhares de arquivos do meu Kindle e resolvi dar uma chance. E me arrependi imensamente não ter feito isso antes!


 Na história, vamos conhecer Rie uma adolescente de 16 anos que está encrencada. Depois de ser pega matando aula, seus pais resolveram impedir que ela viajasse com eles para Recife, e como castigo, ela terá que ser voluntária na festa de Santo Antônio com seu primo para arrecadar fundos para Igreja.



"[...] Se eu descolasse um boy por conta do voluntariado, eu nunca mais duvidaria do poder casamenteiro de Santo Antônio."

 O que já parecia ser ruim, se torna ainda pior quando ela é sorteada para ficar na barraca de pastel. Sendo descendente de japoneses, ela não aguenta mais as piadinhas e logo imagina que a semana da festa vai ser uma verdadeira tortura.


 Isso até que ela acaba recebendo um bilhetinho do correio elegante. Fato esse inédito, já que Rie sempre foi do tipo que conquista e não que é conquistada. Noite após noite os bilhetinhos vão chegando, e quando ela percebe se tratar de um poema sua curiosidade só aumenta. Mas ela vai precisar ser esperta para descobrir quem é seu admirador, antes que as festas terminem...


"Apesar do seu cabelo ser o primeiro a chamar atenção,

É o seu sorriso que encanta.

Duas frases. Duas fucking frases. Nenhuma assinatura."

 Apesar das poucas páginas e do inevitável clichê, "Correio Nada Elegante" se mostrou um Young Adult muito bonitinho e encantador! Foi meu primeiro contato com a escrita da autora, achei que em 50 páginas ela conseguiu desenvolver bastante a história e incorporou muitos elementos das tradicionais festas juninas. Deu até pra matar um pouquinho da saudade dessa festa tão linda e brasileira! 


 Nem vi o passar das páginas, e torci muito pela Rie e seu admirador secreto! O conto me lembrou muito os livros da Paula Pimenta, e quem é fã da autora também vai gostar. 


 Uma coisa interessante que não posso deixar de mencionar, é que um dos personagens é surdo oralizado. E por meio dele, a autora trouxe muitas informações relevantes sobre a deficiência auditiva, mostrando o quanto a representatividade é importante, e informando o leitor ao mesmo tempo. 


" [...] Mas coragem não significa ausência de medo. Significa entender seus medos e fazer o que deve ser feito mesmo assim."

 Uma leitura leve, com aquele gostinho brasileiro e que aborda assuntos importantes ao mesmo tempo. Recomendo e muito!



14 comentários:

  1. Oi, Laura. Tudo bem? Parece interessante este conto. Que bom que gostou. Ótima resenha. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, gostei, fiquie até curiosa pra sabe quem e esse tal admirado segreto lendo sua resenha rs.
    Beijos!
    https://deliriosdeumaliteraria.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Olá, Laura.
    Eu peguei tanto e-book grátis no ano passado no começo da pandemia que nem lembro mais quais são hehe. Fiquei bastante interessada no conto e já curiosa para saber se ela ficou com o dono dos bilhetes. Assim que der vou conferir.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando os escritores fazem seus personagens nos trazerem tanto conteúdo que agrega, como esse personagem que é surdo. Deve ser bem interessante ler essa experiência, e sentir um pouco do que ele sente.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Acredita que eu nunca li um livo sequer que acontecesse na festa junina.

    Fiquei com muita vontade de conhecer esta leitura , tem todos os ingredientes para que eu me apaixone pela historia.

    Amei sua resenha e o blog

    Beijos!

    https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre esbarro com esse livro por aí, mas, ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre. Pelos seus comentários parece ser uma leitura muito gostosa e com certeza me deu vontade de ler também.
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Laura,


    Não conhecia esse conto, parece muito bom mesmo, e como morei em Brasília a experiência pode ser legal.

    Bjs.



    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que linda essa capa!!!!
    Eu ainda não conhecia o livro!
    Amo enredos que abordam temas importantes, vou ver se acho ele!
    Que bom que gostou tanto!

    Beijo grande! 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
  9. Que legal a dica, estou querendo leituras nacionais! Achei a história bem legalzinha, já quero ler!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Laura fiquei curiosa para ver o desenrolar da história e como ela descobre quem enviou o bilhete no correio elegante, vou ler em breve pois, curti muito a resenha.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Laura!
    Já quero ler!!!!
    Eu sigo a Marina e a conheço. Ela é ótima!
    E amei que se passa em Brasília, onde moro, e a festa junina da Paróquia Santo Antônio é realmente ótima, hehe.
    Adoro um clichêzinho, ainda mais bem escrito, fofo e que deixa o coração quentinho.
    Obrigada pela dica!

    Beijoooos

    Teca Machado
    Casos, Acasos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá..
    Adorei a sua resenha!
    Ainda não conhecia a obra em questão, mas pelos seus comentários pude perceber que com certeza é um livro que me agradaria. A premissa é bem legal e, é claro, já anotei a sua dica!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥