19/04/2022

Resenha: De Volta aos Quinze - Bruna Vieira



Título do livro: De Volta aos Quinze

Autor(a): Bruna Vieira

Editora: Gutenberg

Número de páginas: 224

Está disponível no Kindle Unlimited? Não!

Sinopse: Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que sonhou para si mesma. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando ela tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, Anita se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma misteriosa página na internet.


Resenha: Em De Volta aos Quinze vamos conhecer Anita, uma mulher de 30 anos que não se sente satisfeita com o rumo que sua vida tomou. Apesar de estar morando sozinha em SP, como sempre quis, está num emprego que não se identifica, não tem um relacionamento sério há anos e se sente cada vez mais perdida sobre suas próprias convicções.


 Mas as coisas se tornam ainda piores quando ela vai até o casamento de sua irmã e acaba desmascarando o marido agressor de sua prima, causando um caos familiar e "estragando" a festa. Desolada, ela reencontra um antigo blog que escrevia na época de adolescência e num passe de mágica é teletransportada para os anos 2000. Anita agora tem 15 anos novamente, e pode mudar o rumo de sua vida através de novas escolhas. Mas todo novo ato tem uma consequência, e ela pode acabar bagunçando ainda mais...


"Sonhos e pesadelos começam exatamente do mesmo jeito. Em um determinado momento, você percebe que as coisas ao seu redor se transformaram. Então, não consegue mais se lembrar de como chegou até ali. Coisas maravilhosas e assustadoras podem acontecer a qualquer momento. Ainda é sua perspectiva da história, mas, de alguma maneira, você sente que aquele lugar não é seu."


 Com um plot implícito sobre viagens no tempo e uma leitura fluída, fui fisgada logo nas primeiras páginas pela história escrita por Bruna Vieira e que tinha tudo para ir para a listinha dos favoritos. Mas do meio em diante senti que desandou um pouco, a começar pela protagonista que não consegui gostar de jeito nenhum, principalmente por sua falta de personalidade e pulso. 


 Tudo bem que ela está passando por crises pessoais e está insatisfeita consigo mesma, mas nada justifica seu egoísmo e insensatez pra algumas coisas. Qualquer pessoa sabe, por exemplo, que não dá para mexer no passado sem alterar drasticamente o futuro, mas Anita aparentemente não sabia.


"Eu queria tanto ter uma segunda chance! Queria dar um "ctrl +z" na vida e desfazer algumas ações, para poder mostrar às pessoas quem eu realmente era. O problema é que nem eu sabia muito bem."


 Falando nas viagens do tempo, o tema foi pouquíssimo explorado. Não só ele, como todos os outros plots apresentados durante a narrativa, que foram abandonados pela metade e sem resolução. A amiga de Anita vai se lembrar dela? Não sabemos. Quem é aquele senhor misterioso? Não sabemos. O marido da Carol realmente estava batendo nela? Não sabemos. E isso piora ainda mais quando li o último capítulo, e percebi que teria que ler a continuação para obter essas respostas, que vão permanecer no ar por mais um tempo já que a autora ainda não lançou (e nem escreveu) o último livro da trilogia.


 Basicamente o foco dela se voltou para os dramas românticos de Anita, que para uma mulher que não estava nem ai para relacionamentos, praticamente mudou a vida toda por causa de um homem. Não me levem a mal, li justamente o livro por causa do romance, mas e os outros pontos da vida dela?? E as mudanças que sua vida sofreu pelas viagens no tempo? Todos deixados de lado pelo par romântico.


"Esfreguei meus olhos sem acreditar no que estava vendo e, ao me levantar da cama, notei um reflexo no espelho. Era eu. Aquela no espelho era eu... com 15 anos!"


 Mas acredito que, apesar de todos esses pontos e ressalvas, a principal problemática foi abordar um tema tão importante como violência doméstica para deixá-lo de lado, sem qualquer explicação ou resolução e PIOR, fazer a protagonista esquecer a história e acreditar no que a família dizia sobre ser apenas recalque e inveja da prima casada.


 Com situações pouco críveis, problemas de desenvolvimento e um plot que parecia promissor; De Volta aos Quinze foi um livro que li em pouquíssimo tempo e que tinha tudo para funcionar, mas comigo não ocorreu. Fico na esperança de que a sequência já lançada possa resolver algum dos ganchos deixados, e me deixe mais animada com a história...


"É incrível como a palavra "problema" sempre combina com a palavra "eu". "







4 comentários:

  1. Oi, Laura. Tudo bem? Que pena que a obra tenha tido pontos que lhe desagradaram, mas que bom que gostou dele no geral. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Laura, eu li há um tempinho esse livro. Na época, lembro que não entrou na minha lista de favoritos (então, mega te entendo), mas aqueceu o coração quando ela "reencontra" com o pai. Então, acabei focando mais nessa parte! E tomara que ele termine o último para termos mais respostas. Acho que com a série na Netflix, talvez ela escreva o quanto antes!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Laura,
    Eu assisti a serie/filme mas não li o livro.
    Mas, gostei de saber que leu mesmo não favoritando.
    Beijos.




    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Laura!
    Por muito tempo fiquei desejando ler esse livro, mas aí desencanei rs. Acho que perdi o timming da leitura. Só que essa semana eu assisti a série e, apesar de ter visto muitas críticas, eu gostei bastante!
    www.osdeliriosliterariosdelex.com.br

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥