24/08/2022

Resenha: Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro - Junior Salvador

Título do livro: Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro

Autor(a): Junior Salvador

Editora: Independente

Número de páginas: 117

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: O Saci-Pererê perdeu sua carapuça e tornou-se prisioneiro de uma bruxa. Para conseguir sua magia de volta só há uma maneira: conseguir um pedaço da crina da Mula-sem-cabeça; A pequena Camila só quer ter uma boa noite de sono. O que ela desconhece é que a noite esconde muitos terrores e a Cuca é o maior entre eles; Curupira e Cumade Fulôzinha se envolvem em uma guerra que não é deles. Precisarão lutar se quiserem manter suas vidas; Iara deixou para trás os rios do norte e resolveu se aventurar em alto mar. Agora, com o microfone em punho, busca redenção, transformando sua voz em felicidade para os humanos. Jurupari, Taîasu, Boto, Vitória-Régia, o Deus Sol, Bicho-Papão e muitos outros personagens do nosso folclore também estão presentes nessa obra surpreendente.


Resenha: Dia 22 de Agosto é comemorado o Dia do Folclore aqui no Brasil. Apesar de ser parte importante de nossas tradições e literatura, o tema ainda é pouco falado e abordado. Pensando nisso, escolhi a obra Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro do autor Junior Salvador para adentrar nesse universo, e obtive uma experiência de leitura fantástica e que valeu muito a pena!


 A obra é composta por uma série de contos, todos baseados nos personagens de nosso Folclore que já conhecemos ou ouvimos falar. Cuca, Saci, Curupira, Iara; são só alguns exemplos das lendas abordadas pelo autor e que ganharam uma nova roupagem. Afinal, aqui Junior Salvador brincou com o tema e fez diversas experiências, misturando uma lenda com a outra e criando histórias originais.


"O Saci sorriu. Uma de suas maiores qualidades era a de encontrar pontos positivos em tudo que ouvia [...]"


 Apesar de curtos (alguns tiveram uma continuação desenvolvida posteriormente), os contos não falharam em chamar a atenção do leitor e alguns até me surpreenderam com plot twists bem interessantes. Achei que o autor soube desenvolver bem cada história, mantendo a essência original das lendas e enriquecendo os contos com suas próprias ideias e teorias.


 Ademais, temas importantes foram abordados como a preservação de nossa flora e fauna, o problema da caça e extinção de animais selvagens, tradições e cultura índigenas, entre outros. O único ponto que queria ressaltar, é que por serem narrados por um narrador onisiciente, muitas vezes senti que a descrição e o desenrolar da trama se repetiam. Sabe quando parece que o narrador fala a mesma coisa duas vezes? Nada que atrapalhasse a leitura, mas acredito que seja algo importante a ressaltar.


"Quando os homens brancos vinham, algo era tirado da floresta, e estava ficando cada vez mais difícil impedi-los."


 Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro é uma obra completa, que permite ao leitor identificar as tradições e cultura do próprio país, além de aprender a valorizá-las e respeitá-las. Muitas das lendas eu nem conhecia, e passei a me interessar ainda mais pelo tema. É nosso papel, não só como leitores mas como cidadãos brasileiros, abraçarmos e propagarmos nossa cultura e diversidade. 


" - A normalidade é supervalorizada, Iara. Os homens vivem uma vida cada vez mais superficial, tudo em nome da normalidade. Se você pode ser mais, seja mais. O normal é trivial, é insosso e, acima de tudo, é um atestado de sofrimento eterno. Permita-se sentir. Permita-se amar. Permita-se viver - filosofou."



2 comentários:

  1. Oi, Laura. Tudo bem? Particularmente gosto bastante de livros que mostram o folclore brasileiro. Este aí parece ser muito bom, né? Que bom que curtiu. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ai, eu amo contos, principalmente se tem uma temática assim por trás!
    Que bom que você gostou ;)
    Beijinhos 😘
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥