08/06/2020

Resenha: Fazendo Meu Filme 1: A Estreia de Fani - Paula Pimenta #AmorBibliográfico


Título do livro: Fazendo Meu Filme 1 - A Estreia de Fani
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 336
Sinopse: Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página. Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir…



Resenha: Fazendo Meu Filme é uma série literária composta por 4 livros, que foi responsável pelo sucesso de Paula Pimenta nacionalmente e, alguns anos mais tarde, internacionalmente.


 Estefânia Castellino Belluz (ou melhor, Fani, como prefere ser chamada) é uma adolescente mineira de 16 anos. É apaixonada por filmes e sonha em um dia ser uma grande cineasta. Está concluindo o 2º ano do Ensino Médio e vivenciando tudo que sua idade permite: rolês com os amigos, ansiedade com o vestibular, paqueras..

 
"Argh. Como se não bastasse esse nome esquisito que me colocaram, ainda tenho que ouvi-lo gritado! Quantas vezes tenho que repetir? Meu nome é FANI! F-A-N-I. E eu finjo que não é comigo quando me chamam de Estefânia[...]"


 Por meio de troca de e-mails, mensagens e até bilhetinhos na sala de aula, acompanhamos o cotidiano da garota e conhecemos os personagens que rodeiam sua vida. Entre eles, seus melhores amigos Leo e Gabi, sua família, as amigas do clube e até o professor Marquinhos, por quem Fani é apaixonada.


 Mas a vida dela vira de cabeça para baixo quando ela recebe a proposta de sair 1 ano em intercâmbio. De início, ela nega veementemente a possibilidade. Mas depois, começa a perceber o quanto isso pode ser bom para o seu futuro e carreira profissional. Ela acaba passando na prova e descobre que em pouco tempo, estará embarcando em um voo com destino à Inglaterra.


"Antes de descer do carro, para diminuir um pouquinho o sorrisinho irritante dela, eu disse: "Eu concordei em ir à entrevista. Mas, se você pensa que eu estou interessada em largar os meus amigos, o meu quarto, a minha vida inteira aqui, pode saber que você está completamente enganada". Eu fechei a porta e ela arrancou o carro, sem em esperar que eu entrasse na escola."


 O que Fani não esperava, é que Leo um de seus melhores amigos, ficasse tão estranho e começasse a se distanciar dela após receber a notícia. De um dia para o outro ele arruma outros amigos, começa a namorar e evita Fani a todo custo. A mudança de comportamento dele é notória e a garota fica se perguntando o que poderia ter acontecido com a amizade sincera que eles tinham. 


 É nesse contexto repleto de reviravoltas, que Fani percebe que Leo sempre quis ser mais que seu amigo, e que ela também corresponde a esse sentimento. De viagem marcada, ela vai precisar da ajuda de suas amigas para se declarar para ele e descobrir como a relação deles vai ficar. Afinal, em apenas 1 ano as coisas podem mudar consideravelmente.. 


"Cheguei em casa e caí em prantos. Ficamos o ano inteiro perto de alguém se nos dar conta de que ele é o amor da nossa vida. No momento em que tomamos consciência disso, o menino começa a ficar estranho. Quando tudo volta ao normal e a gente acha que finalmente vai ser feliz pra sempre, ele viaja! E quando ele volta, quem viaja é a gente!"


 Apesar de ser voltado para um público infanto juvenil, Fazendo Meu Filme é um livro que encanta e emociona pessoas de qualquer idade. A escrita e narrativa de Paula Pimenta são leves, fazendo com que o leitor nem perceba o passar das páginas e termine querendo mais.


 Por se passar no Brasil, não tem como não sentir certa familiaridade com a história e com os personagens. Parece que vamos encontrá-los por aí na rua, na escola, em festas de amigos. Muitas vezes é difícil lembrar que eles são fictícios e não existem na vida real, tamanha a identificação que encontramos neles.


"Stephanie? É assim que eu vou ser chamada lá? "In a few weeks you'll be here with us.." Few weeks? De repente me dei conta de que em menos de um mês eu estaria lá na casa dessa menina, que apesar de parecer muito simpática, não me passou a menor vontade de trocar a Gabi ou a Natália pela convivência com ela.."


 O primeiro amor, as descobertas e teimosias da adolescência são temas recorrentes e narrados com muita sutileza por Paula. Além disso, é impossível não torcer pela felicidade da Fani e do Leo e shippar os dois. Cada capítulo conta ainda, com um frase retirada de algum filme devido à paixão da protagonista pelo cinema.


 Fazendo Meu Filme é um verdadeiro conto de fadas nacional, o tipo de leitura que te faz esquecer dos problemas existentes e mergulhar numa narrativa delicada e prazerosa, que deixa o leitor esperançoso e ansioso para descobrir as cenas dos próximos capítulos..


" "A gente vai ter muito tempo", eu falei; E balançando a carta dele, repeti uma das frases que tinha lido nela: "Um ano passa muito rápido... se você for mesmo me esperar".
"Se você me disser que vale a pena esperar...", ele falou.
"Por que não valeria?", eu franzi a testa, me fazendo de desentendida.
"O final vai ser feliz?", ele perguntou, com aquele sorriso mais lindo mundo.
"Final?", eu disse. "Acho que a felicidade vai ser no começo, no meio, e de final é o que eu menos quero saber, por mim não precisa terminar!" [...] "
 



22 comentários:

  1. Oi, Laura como vai? Eu já li alguns livros de Paula Pimenta e gostei. Este aí eu não li, mas presumo ser uma leitura excelente e leve. Ótima resenha. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano! Estou bem e você? :)
      Ela é uma das minhas autoras favoritas! Super recomendo essa série!
      Que bom que gostou <3

      Excluir
  2. Oi, Laura!
    Eu amo demais essa série, lia muito no ensino médio e a escrita da Paula é a melhor! Não cheguei a ler essa na verdade, li a da melhor amiga dela, só que eu realmente não lembro o nome agora. Acho bom pra passar o tempo porque são obras rápidas e bem divertidas!
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miriã! Eu também li nesse período haha, amo demaiis <3
      Eu só terminei de ler Fazendo Meu Filme depois de ler Minha Vida Fora de Série haha, gosto ainda mais dessa segunda :D
      Simm e é super atemporal também! Li esses dias e chorei igual quando li pela primeira vez aos 12 anos haha

      Excluir
  3. Oi, Laura!

    Eu já li um livro da Paula e, na época, lembro que gostei muito! Nunca li esta série, apesar de ser bastante famosa, acho que nunca tive muita vontade rsrs. Mas não nego que sua resenha ficou maravilhosa e que até acendeu um desejo de ler pelo menos o primeiro livro! Adorei!

    Beijos!
    Floreios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lídia!
      A escrita dela é maravilhosa e eu gosto de tudo que ela faz!
      Eu gosto ainda mais de Minha Vida Fora de Série, mas leia pelo menos o primeiro! Vale muuito a pena e espero que você goste da leitura :D

      Excluir
  4. A escrita da Paula é muito fofa e leve, né? ♥ Essa série eu não li, mas bate aquela curiosidade. Já embarquei em duas histórias que eu amei: Apaixonada por palavras e Princesa Adormecida. Se ainda não leu, mega indico. E eu adorei os trechos selecionados! Fiquei meio apaixonadinha pelo Leo hahaha e shippei o casal :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Sou suspeita em falar porque amo tudo que ela escreve haha ♥
      Já li Princesa Adormecida! Apaixonada Por Palavras tenho muita curiosidade!
      Vai por mim, essa paixão só piora com o passar da série haha a gente sofre junto com os dois.

      Excluir
  5. Olá Laura,

    Tenho muito vontade de ler esse livro, só leio resenhas positivas sobre ele e a sua não foi diferente, gosto de ler livros com histórias leves as vezes, ótima resenha.

    Beijos.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      É uma série maravilhosa eu amoo ♥
      Que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  6. Olá!
    Gostei muito de saber que começou a ler essa série. Já me indicaram muito essa coleção, está na minha lista faz muito tempo mas, ninguém que more perto tem para me emprestar.
    Espero que eu consiga ler todos em breve.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Na verdade estou relendo pela milésima vez haha.
      Poxa, sério? Eu comprei todos os livros, mas demorei bastante também pra finalizar a leitura. Também espero que consiga e que goste :D

      Excluir
  7. Olá!
    Li acho que os dois primeiros volumes dessa série quando era mais nova e eu amei muito! Deveria ter continuado lendo.
    Realmente é impossível não torcer pela Fani!!

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mônica!
      Tenho que concordar, vale super a pena ler a série!
      Amo demais haha ♥

      Excluir
  8. Ainda não li esse livro por que sempre fico relutante em começar uma série, mas já li um conto de Paula Pimenta e achei ela tão boa quanto Thalita Rebouças, por exemplo. Quem sabe um dia eu comece a leitura de Fazendo Meu Filme...
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leslie!
      Eu sou assim também haha, sempre opto pelos livros únicos! Morro de preguiça de ler séries :P
      Eu ainda gosto mais da Paula do que da Thalita. E juro que os livros são tão amorzinhos, que você nem vai sentir o passar das páginas :D Super recomendo!

      Excluir
  9. Eu nunca li os livros da autora, mas já li alguns contos! A escrita é apaixonante e todas as pessoas que conheço e leram na infância também se apaixonaram! <3
    Beijoss, Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Não tem como não amar a Paula, né? ♥
      Acho que essa é uma das melhores séries pra se ler na pré-adolescência/adolescência haha

      Excluir
  10. Olá...
    Já faz bastante tempo que li livros da autora. Lembro de ter lido Princesa Adormecida, Cinderela Pop e Princesa das Águas, tenho ótimas recordações de suas leituras <3
    Porém, no momento acho que não leria essa série, pois, ando fugindo de leituras muito adolescentes.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diane!
      Já li todos esses também, apenas Cinderela Pop que não li a nova edição. Conheci a história por meio do Livro das Princesas, e logo depois a Paula lançou um livro solo da história.
      Aah entendo :) To num período mais young adult ultimamente, mas vez ou outra recorro a histórias mais levinhas haha.

      Excluir
  11. Eu adoro os livros da Paula Pimenta, acho a escrita dela ótima, divertida, leve e ao mesmo tempo sempre emociona né? eu lia demais quando era mais novinha, e apesar que ainda amo uma literatura juvenil (Cassandra Clare é tudo pra mim). A resenha ficou ótima ♥

    Beleza Nerd
    Instagram: @gleicyhaner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gleicy!
      Aah eu também amo ♥ Eu sempre choro no final quando releio FMF 1 haha. Os anos podem passar, mas isso nunca muda!
      Que bom que gostou! Nunca li nada da Cassandra, acredita? Mas preciso! :)

      Excluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥