20/09/2022

Resenha: Uma Noite no Chateau Marmont - Lauren Weisberger

Título do livro: Uma Noite no Chateau Marmont

Autor(a): Lauren Weisberger

Editora: Record

Número de páginas: 402

Está disponível no Kindle Unlimited? Sim!

Sinopse: Em Uma noite no Chateau Marmont, Lauren lança um divertido olhar sobre os bastidores do mundo da música. Afinal, emplacar um sucesso em gravadora não é para iniciantes. Especialmente em Nova York. Para conquistar espaço — o mínimo que seja — é preciso muitas vezes tocar a guitarra que o diabo afinou. Ou algo parecido. E é nesse universo, que Lauren cria um romance inteligente e engraçado que disseca as dificuldades de manter um relacionamento em dias de invasão de privacidade.

Resenha: Em "Uma Noite no Chateau Marmont", vamos conhecer Brooke e Julian. Casados há 5 anos, o relacionamento sólido e duradouro dos dois é de dar inveja a qualquer um. Ela, é nutricionista e concilia dois empregos para apoiar o sonho do marido: virar um cantor famoso e viver da música. Mas apesar do trabalho duro de ambos, os anos vão se passando e os esforços parecem estar indo para lugar nenhum.  


 Até que um dia o improvável acontece, e Julian fica famoso. É aí que a vida dos dois e sua rotina, tão pré-estabelecida, vira de cabeça para baixo: estadias em hotéis luxuosos, drinks com celebridades da alta sociedade, turnês, noites fora de casa, fofocas nas revistas e paparazzis por todos os lados são apenas o começo. Logo logo, o casal vai descobrir que só o amor não é suficiente para manter o relacionamento, e que algumas escolhas não são fáceis quanto parecem...


 Se você, assim como eu, AMA o filme "O Diabo Veste Prada;" é bem provável que conheça ou já tenha ouvido falar em Lauren Weisberger. A autora é responsável pela criação do livro que inspirou o filme homônimo, e famosa por vários outros chick-lits. Esse aqui me chamou a atenção pela capa e sinopse, e aproveitei para embarcar nessa leitura disponível no Kindle Unlimited. E apesar de ter me divertido em vários momentos, houveram algumas problemáticas durante a leitura que precisam ser pontuadas.


 O livro é narrado em terceira pessoa, que confesso não ser o meu tipo favorito de narração, mas Lauren soube utilizar bem o recurso aqui. Por meio de flashbacks do passado, o leitor acaba conhecendo um pouquinho mais do casal, enquanto acompanha o que está acontecendo em suas vidas no presente. Temos personagens secundários muito bons também e que tiveram merecido destaque, como a melhor amiga de Brooke, Nola (que foi uma das minhas personagens favoritas).


 Lauren descreve com vivacidade os bastidores, nem sempre tão legais da fama, e por ter sido escrito em 2011,  vemos muito como a mídia funcionava antigamente: revistas de fofoca estavam no auge,o Facebook era a rede social dominante e as pessoas ainda assistiam televisão com frequência. Mas algumas coisas não envelheceram tão bem na narrativa, como por exemplo, o desenvolvimento do casal. O relacionamento desses dois é totalmente desequilibrado: ela, insegura demais e tonta. Ele, extremamente egoísta e insensível. 


 Não consegui me apegar à eles e até metade do livro fiquei torcendo pra Brooke dar um pé nele e arrumar alguém melhor, quando percebi que, na verdade, o plot central do livro era as dificuldades do casamento deles. Apesar disso, não houve desenvolvimento nenhum de nenhum dos dois, o que é bem ruim considerando que esse é um livro de mais de 400 páginas com final aberto! 


 Minha nota final, foi mais pela experiência em si do que pela história: gostei muito da escrita da autora e não conseguia largar a leitura! Minhas partes favoritas foram sobre os bastidores do mundo da música e as fofocas das celebridades, o que compensa os protagonistas péssimos. Talvez com a mentalidade que temos hoje, podemos avaliar essa leitura sob uma nova ótica e debater as temáticas abordadas, que durante muito tempo foram normalizadas e até aceitas.



2 comentários:

  1. Oi, Laura. Tudo bem? Que pena que você não tenha conseguido se apegar à obra. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha. Eu fico com medo de ler chick-lit antigos e achar tudo problemático demais, mas é bom ler e ver como as coisas mudaram.
    Eu gosto desse enredo de mundo da fama e fiquei curiosa sobre como seria o relacionamento deles.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥