21/11/2020

Livro X Filme: Crepúsculo


 

 Boa tarde gente!

 

 Semana passada fiz a resenha de Crepúsculo (leia clicando aqui), depois de realizar uma releitura do primeiro livro da série. E hoje, vim trazer uma comparação justa entre a obra e sua adaptação, para mostrar as semelhanças e as alterações realizadas além da minha opinião sobre ambas. Vamos lá? 

 

 





Livro X Filme: Crepúsculo


 A história de amor entre Bella Swan e Edward Cullen é conhecida já por todos, e acredito que não precisa ser relembrada nos mínimos detalhes. O romance proibido entre uma humana e um vampiro foi o principal elemento que garantiu o sucesso dessa narrativa, e conquistou milhares de leitores e fãs ao longo dos anos.

 Todos os livros ganharam obras homônimas para o cinema, sendo elas: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer; este último sendo dividido em duas partes.




1 - Aparência dos personagens


 Poderia falar de muitos personagens aqui, mas prefiro focar apenas nos protagonistas. Achei que o filme foi extremamente fiel nesse aspecto! Bella se acha sem graça com sua pele pálida e cabelos e olhos castanhos. Já Edward é descrito como um verdadeiro deus grego de cabelos cor de cobre e corpo escultural.

 Apesar de outros atores terem sido cotados para representar o casal, não consigo imaginar escolha melhor senão o Robert e a Kristen!O que faz com que esse primeiro aspecto ganhe a notinha máxima.






2 - Cenário e ambientação


 A maior parte da história se passa em Forks, só no finalzinho que algumas cenas são ambientadas em Phoenix. Não tem muito o que discutir aqui, já que as gravações foram realmente realizadas na cidade. E sim, ela não é fictícia!

 O fluxo de turismo de Forks aumentou consideravelmente e foi graças ao sucesso de Crepúsculo. Há inúmeros pontos turísticos abertos à visitação, baseados tanto nos livros como nos filmes.  Você pode ir até o hospital e ver a vaga do Dr. Carlisle lá, alugar a casa em que a Bella mora com o pai para passar uns dias, visitar a mansão dos Cullen. Sem falar nas lojinhas temáticas de lembrancinhas. Um sonho para qualquer crepusculete haha. 




Pra quem ficou curioso em saber mais, achei um post super completinho de uma blogueira chamada Jamie, contando um pouquinho sobre sua viagem para Forks. Está em inglês, mas vale a pena conferir as fotos incríveis! Clique aqui para ler na íntegra.






 

3 - Efeitos especiais e/ou fotografia


 Acho a fotografia incrivelmente bonita. Os tons frios de branco, azul e verde predominam na tela; contribuindo para a criação de uma atmosfera mais sombria e misteriosa.

 Sem falar nas cenas gravadas na floresta, que são lindas! Notinha máxima, claro.



4 - Figurinos e caracterização


 Não se trata de uma obra de época ou nada do tipo, então os figurinos não são parte importante da história. Vamos ignorar esse e seguir em frente.


Minha cena favorita ♥ AMO!

5 - Fidelidade da narrativa


 Esse aspecto me impressionou e muito! Achei o filme bastante fiel na medida do possível, e não deixou nada a desejar!

 Claro que alguns aspectos foram alterados ou excluídos, mas achei que no final tornaram a obra mais atrativa e interessante para o cinema. Como por exemplo, a cena onde Bella descobre que o Edward é um vampiro. No livro ela apenas vai fazendo algumas suposições sobre o que ela já imagina ser a verdade e e Edward acaba cedendo.

 Já no filme, temos aquela cena icônica dos dois na floresta e a demonstração do poder de Edward (que também acontece no livro mas em um outro contexto) e a tensão entre os dois. Outro exemplo, são as partes mais arrastadas e chatinhas da leitura que não entraram para a adaptação. Mas são interessantes por mostrar outros aspectos mais profundos da história dos Cullen e dos vampiros em si.

 No fim, achei que a adaptação conseguiu extrair os melhores aspectos do livro e contribuir para a criação de uma história única. Um é complemento do outro (livro e filme), mas também podem existir individualmente sem comprometer a essência da história.



11 comentários:

  1. Gostei da sua review, achei-a muito elucidativa. Nunca li os livros e vi os dois primeiros filmes da serie. Não posso dizer que gostei particularmente, mas percebo o exito alcançado.

    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  2. Ei, Laura, tudo bem? Eu acho bem legal esse tipo de post. E ao que parece o filme fez o melhor que pôde, para chegar a altura do livro. A Bella é o mais sem sal possível, isso chega até a me irritar, digo, na personalidade, pelo menos no filme! Kkk


    Books House

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui fã desta saga...
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Laura! Muito legal a maneira que você consegue ver as diferenças de filme e livro. Eu psrticularmente prefiro o livro, no entanto concordo com você que o filme não deve nada se comparado com o filme. Parabéns pelo post, ficou excelente. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Laura,
    Nossa, li há tantos anos! Quero ver se leio em breve o 'Sol da Meia Noite' para dar uma relembrada.
    O filme, confesso, é um dos meus preferidos da saga. Mesmo ouvindo de algumas pessoas que ele é o mais parado.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Para mim o hype de Crepúsculo foi bem nas épocas de lançamentos, li os livros e depois vieram os filmes... hoje já acho que não foi tanto assim haha
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Lembro de que vi o filme quando eu era pequena e foi antes de ler o livro. Foi o que me fez começar a ler, então considero um filme muito importante na minha vida literária, apesar das mudanças. Mesmo assim, acho que foi um filme bem fiel se comparado a outros como Percy Jacksom, que dá até um pouco de vergonha alheia rsrs.

    Blog Tagarelando Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiee minha linda! Ainda não li Crepúsculo , nem outro livro da autora, mas quero muito. Gosto de postagens com comparações dos livros e filmes. Amei essa mesmo sem conhecer a trama a fundo.

    Quero te convidar para conferir a última postagem que fiz. Ansiosa pela sua opinião.

    Beijos,
    Paloma Viricio❤❤

    ResponderExcluir
  9. Bacana saber que a cidade onde a história é ambientada realmente existe, eu achei que havia apenas a mansão dos Cullen em algum lugar turístico por que vi no Instagram.
    Em relação a comparação, eu não li o livro e assisti apenas o primeiro filme, nunca fui fã por que vampiros não me impressionam, haha. Mas, é bom saber que o filme foi fiel, assim eu não perco muito da história, já que sempre prefiro os livros.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi
    eu já li todos os livros e assisti aos filmes, quando lançou crepúsculo eu amava o filme e assisti muitas vezes, eu acho o filme bem fiel ao livro, apesar das pequenas mudanças, eu também acho a fotografia bonita.
    Hoje em dia eu não sou assisto mais o filme, mas fez parte de uma época importante.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Amei saber mais sobre as considerações e semana passada li a resenha de Crepúsculo e fui maratonar de novo os filmes pois me bateu uma nostalgia depois de ler a sua resenha.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir


Oba! Leu o post e quer comentar? Fico muito feliz em saber! Não se esqueça de deixar o link do seu blog e/ou site para que eu possa retribuir.
Comentários como "Amei seu blog, sdv?" serão ignorados! Leia o post e seja gentil ♥